1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Led a piscar simulando alarme

Discussão em 'Electrónica' iniciada por RuiBranco, 8 de Novembro de 2008. (Respostas: 51; Visualizações: 16594)

1. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

Olá pessoal,
    Sou novato em electrónica sei muito pouco e o que sei foi de ver o meu primo a fazer coisas interessantes. Eu gostava de saber fazer um simulador de alarme isto é por uma led a piscar, para isso comprei um ferro soldar um rolo de solda, algumas resistencias , uma board para testes e algumas leds e andei a ver exemplos na internet mas ainda não consigo enterpertar os desenhos de circuitos que vejo, pois queria começar por uma coisa simples com alguma ajuda vossa.
    Como posso fazer tal coisa do modo mais simples ? o que preciso comprar ?
    Ainda so consigo meter uma led acesa :D
    material que tenho
    Cumprimentos, Rui

Última edição: 8 de Novembro de 2008
  2. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

por ser uma coisa simples que estou a pedir ninguém me ajuda ? :009:

Cumps, Rui

3. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

olha..
    podes-me dizer onde compraste essa placa de testes e como se chama??
    ando à procura disso há uns mesitos e não encontro nada

Cumpsz

4. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

:x2:
    por acaso tb andava à procura duma cena dessas.

5. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

A marca é Bread-Board e comprei aqui perto de mim(Seixal) foi cerca de 7 euros

ajuda para o meu alarme falso?

Última edição: 9 de Novembro de 2008
  6. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

n sabes o nome que se dá a esse tipo de placas?

7. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

sempre me disseram que era uma placa de testes ou board de testes. Eu fui á loja e disse quero uma placa de testes pequena e deram esta

8. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

ok, obrigado
    quanto ao teu alarme existem muitos esquemas na net.. google
    e tambem aqui na techzone existem algumas cenas parecidas senão iguais... é uma questao de procura..

Cumpsz

9. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

lol engraçado a tua resposta... eu sei que existe ate no tube existe mas o meu problema é saber o que preciso para fazer tal coisa . eu não quero que me deem á papa feita , so queria saber o que preciso para fazer piscar a led sem ter de ir comprar uma led intermitente.

10. Tyran

Tyran Power Member

Acho que essas placas se chamam breadboard (se é da marca ou não isso é outra história lol). Pelo menos sempre assim lhes chamei e ouvi chamar :)

Quanto ao piscar, podes mandar pelo LED uma onda. Usas por exemplo um 555 com uma resistência e tal, depois até podes fazer um sistema para quando por exemplo dispara o alarme (:D) ele fica sempre ligado (sem piscar)...

EDIT: vais precisar de 2 condensadores pelo menos para meteres o 555 a trabalhar, se quiseres depois fazer o que sugeri de meter o led sempre aceso quando dispara algo, nesse caso já vais ter de pensar como fazer e depois sim vês o que precisas

cumpzz e boa sorte (quem me dera ter tempo para brincar com isto -.-')

11. Slas

Slas Power Member

tens que fazer um circuito que tenha com um timer podes usar o c.i. 555como o tyran disse, pesquisa no google ou no youtube 555 tens muitas maneiras de o fazer piscar, até se juntares um potenciometro controlas a velocidade, pesquina ... desculpa falar do 555 como o tyran mas é o mais usado

espero ter ajudado

12. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

este circuito funciona ?

lista de peça

3 resistencia: 470, 1k, 220k
    condensador: 1µF 16V radial
    1 led vermelha
    1 CI 555 8 pinos
    bateria 9V
    1 interruptor
    so nao sei o que é aquilo laranja a dizer 0.01

13. FerCam™

FerCam™ Banido

Esse circuito que tens aí é monoestavel, ou seja carregas no botão e o LED acende durante um tempo e depois apaga. A cena laranja é um condensador de poliéster ou cerâmico de 0.01 uF ou 10 nF, mas não é obrigatório pores.

Tenta antes sacar a datasheet em pdf do 555 e tens la todos os circuitos possíveis e imagináveis e ate formulas matemáticas para o calculo dos tempos.

E há uma versão CMOS do 555 em que nem precisas da pilha de 9 volts,nem da resistência para o LED pq este funciona a partir dos 2V, logo 2 pilhas de 1.5V fazem a festa

Também podes tentar fazer um oscilador com 2 transístores.

14. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

seria este então ?
    aquilo ali com 4 pinos seria o CI 555 ?

15. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

16. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

obrigado amanha vou comprar os componentes.
    porque ele menciona ali a resistencia tem de ser na vertical ?

17. Jorge Candeias

Para ligar duas as pistas consecutivas, mas pode-se por deitada, claro, só que fica torta.

Cumps

18. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

estou a entender, na placa de teste teve de ser assim

19. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

Funcionou mas saiu me caro o circuito anterior

Este seria mais barato sao apenas 4 componentes mas nao estou a conseguir compreender

do + liga a R1k, da R1k liga ao condensador e ao transistor, do transistor liga a led dpois blokeio aqui :S

alguem me ajuda ?

Última edição: 10 de Novembro de 2008
  20. Jorge Candeias

Esse circuito começa com o transístor aberto e o condensador começa a carregar pela resistência de 1kOhm... Depois quando a tensão do condensador excede a tensão de disrupção Veb do transístor (acho que são 5~6V), ele passa ao estado de condução e o condensador descarrega pelo LED. Quando a tensão do condesador desce abaixo da disrupção, o transístor abre e o condensador carrega de novo.

12V -> 1kOhm -> (Positivo do condensador + emissor do transístor)

Negativo do condensador -> 0V

Colector do transístor -> Anodo do LED -> 100Ohm -> 0V

Cumps

Partilhar esta Página