Led a piscar simulando alarme

RuiBranco

Folding Member
Olá pessoal,
Sou novato em electrónica sei muito pouco e o que sei foi de ver o meu primo a fazer coisas interessantes. Eu gostava de saber fazer um simulador de alarme isto é por uma led a piscar, para isso comprei um ferro soldar um rolo de solda, algumas resistencias , uma board para testes e algumas leds e andei a ver exemplos na internet mas ainda não consigo enterpertar os desenhos de circuitos que vejo, pois queria começar por uma coisa simples com alguma ajuda vossa.
Como posso fazer tal coisa do modo mais simples ? o que preciso comprar ?
Ainda so consigo meter uma led acesa :D
material que tenho
dsc00045bl5.jpg

Cumprimentos, Rui
 
Última edição:
olha..
podes-me dizer onde compraste essa placa de testes e como se chama??
ando à procura disso há uns mesitos e não encontro nada

Cumpsz
 
A marca é Bread-Board e comprei aqui perto de mim(Seixal) foi cerca de 7 euros

ajuda para o meu alarme falso?
 
Última edição:
sempre me disseram que era uma placa de testes ou board de testes. Eu fui á loja e disse quero uma placa de testes pequena e deram esta
 
ok, obrigado
quanto ao teu alarme existem muitos esquemas na net.. google
e tambem aqui na techzone existem algumas cenas parecidas senão iguais... é uma questao de procura..

Cumpsz
 
lol engraçado a tua resposta... eu sei que existe ate no tube existe mas o meu problema é saber o que preciso para fazer tal coisa . eu não quero que me deem á papa feita , so queria saber o que preciso para fazer piscar a led sem ter de ir comprar uma led intermitente.
 
Acho que essas placas se chamam breadboard (se é da marca ou não isso é outra história lol). Pelo menos sempre assim lhes chamei e ouvi chamar :)

Quanto ao piscar, podes mandar pelo LED uma onda. Usas por exemplo um 555 com uma resistência e tal, depois até podes fazer um sistema para quando por exemplo dispara o alarme (:D) ele fica sempre ligado (sem piscar)...

EDIT: vais precisar de 2 condensadores pelo menos para meteres o 555 a trabalhar, se quiseres depois fazer o que sugeri de meter o led sempre aceso quando dispara algo, nesse caso já vais ter de pensar como fazer e depois sim vês o que precisas

cumpzz e boa sorte (quem me dera ter tempo para brincar com isto -.-')
 
Última edição:
lol engraçado a tua resposta... eu sei que existe ate no tube existe mas o meu problema é saber o que preciso para fazer tal coisa . eu não quero que me deem á papa feita , so queria saber o que preciso para fazer piscar a led sem ter de ir comprar uma led intermitente.

tens que fazer um circuito que tenha com um timer podes usar o c.i. 555como o tyran disse, pesquisa no google ou no youtube 555 tens muitas maneiras de o fazer piscar, até se juntares um potenciometro controlas a velocidade, pesquina ... desculpa falar do 555 como o tyran mas é o mais usado

espero ter ajudado
 
Última edição:
este circuito funciona ?

lista de peça

3 resistencia: 470, 1k, 220k
condensador: 1µF 16V radial
1 led vermelha
1 CI 555 8 pinos
bateria 9V
1 interruptor
so nao sei o que é aquilo laranja a dizer 0.01

monobb.gif
 
Esse circuito que tens aí é monoestavel, ou seja carregas no botão e o LED acende durante um tempo e depois apaga. A cena laranja é um condensador de poliéster ou cerâmico de 0.01 uF ou 10 nF, mas não é obrigatório pores.

Tenta antes sacar a datasheet em pdf do 555 e tens la todos os circuitos possíveis e imagináveis e ate formulas matemáticas para o calculo dos tempos.

E há uma versão CMOS do 555 em que nem precisas da pilha de 9 volts,nem da resistência para o LED pq este funciona a partir dos 2V, logo 2 pilhas de 1.5V fazem a festa

Também podes tentar fazer um oscilador com 2 transístores.
 
Última edição:
Funcionou mas saiu me caro o circuito anterior

Este seria mais barato sao apenas 4 componentes mas nao estou a conseguir compreender

do + liga a R1k, da R1k liga ao condensador e ao transistor, do transistor liga a led dpois blokeio aqui :S

alguem me ajuda ?

simple2.gif
 
Última edição:
Esse circuito começa com o transístor aberto e o condensador começa a carregar pela resistência de 1kOhm... Depois quando a tensão do condensador excede a tensão de disrupção Veb do transístor (acho que são 5~6V), ele passa ao estado de condução e o condensador descarrega pelo LED. Quando a tensão do condesador desce abaixo da disrupção, o transístor abre e o condensador carrega de novo.


12V -> 1kOhm -> (Positivo do condensador + emissor do transístor)

Negativo do condensador -> 0V

Colector do transístor -> Anodo do LED -> 100Ohm -> 0V


Cumps
 
Back
Topo