1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

LED do HDD

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por El_Ratito, 8 de Setembro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 509)

  1. El_Ratito

    El_Ratito Power Member

    Boas!

    O LED do HDD da minha caixa fica permanentemente aceso, isto depois do Windows XP carregar. Desde o momento em que ligo o PC até o Windows estar carregado, o referido LED acende quando os discos (RAID 1, utilizando o 'EZ Backup' da ASUS) estão a ser acedidos; quando já estou no Windows, sem que esteja algo a ser carregado, o LED fica, como já disse acima, permanentemente aceso.

    Alguém sabe o que pode estar a contecer?

    obrigado!
     
  2. Sumerset

    Sumerset Power Member

    RAID 1 significa uma imagem exacta dos 2 discos!

    Como o Windows está sempre a mexer nos ficheiros de sistema e de cache o que te deve acontecer é que ele está a copiar a cache nos 2 discos.

    Se tiveres mais que 2GB desliga a cache de disco (memoria virtual, ficheiro de paginação, etc...) Provavelmente desliga.

    Não se deve ter raid 1 e o sistema operativo lá, é uma cacetada enorme nos discos.
     
  3. El_Ratito

    El_Ratito Power Member

    Obrigado pela resposta.

    Tenho 4 GB de memória RAM, ainda que só 3 GB sejam utilizáveis, e nem sequer é preciso estar a fazer alguma coisa para que o LED fique sempre a brilhar, sem intermitências algumas.

    Mas o Windows está a utilizar, por exemplo, a memória virtual, porquê? Pensava que o Windows só lá ia quando a memória RAM não era suficiente, nem que fosse por momentos.

    Então não é aconselhável ter um RAID 1 com o sistema operativo? Perguntei aqui antes de comprar, mas a ajuda foi parca.
     
  4. Nagashi

    Nagashi Power Member

    Mete e um XP / Vista 64 bits para aproveitares o máximo da tua memoria ram.
     
  5. Sumerset

    Sumerset Power Member



    Não tem vantagem nenhuma ter o Sistema operativo em raid1. Poderemos dizer que vai ter um acesso mais rápido mas tendo em conta o desgaste nos discos, não compensa.

    O ideal seria teres um disco de 120 ou 200 para o sistema operativo e depois teres o raid1 com uma partição que contivesse todos os teus documentos...
     
  6. El_Ratito

    El_Ratito Power Member

    Mas, em RAID 1, cada um dos discos vai trabalhar mais do que normalmente trabalharia se estivesse sozinho?
     
  7. Sumerset

    Sumerset Power Member

    Não é uma questão de trabalhar mais.

    Em raid1 ambos fornecem informações, o sistema fica mais rápido, no entanto quando é para escrever ambos escrevem o mesmo o que significa que vai demorar algum tempo. Além disso de x em x tempo os 2 disco são verificados para garantir uma sincronização do array de raid e o seu bom funcionamento.
     
  8. El_Ratito

    El_Ratito Power Member

    Ora bem, então o desgaste em RAID 1 é praticamente ("praticamente" pois tem a questão da verificação de funcionamento e sincronismo) o mesmo que com um disco só, mas com a agravante de ser vezes dois? É isto?
     

Partilhar esta Página