Led's em paralelo - Transformador

soloam

Power Member
Boa tarde... Estou a construir um sistema de Led's em paralelo mas não tenho muitos conhecimentos na área, tenho lido bastante na internet mas tenho ainda umas duvidas...

Antes de mais estou a usar um conjunto de 5 Led's azuis de 3.6V de 20mA e quero fazer um sistema idêntico a este

parallel101.jpg


Para tal vou usar este transformador



Axam que dará? Iria meter o transformador a 4.5V com uma resistência de 10ohm.

A minha duvida é a seguinte, o sistema irá funcionar? É mais fiável uma voltagem mais pequena com uma resistência mais pequena, ou uma voltagem maior com uma resistência maior?

Alguém me consegue explicar o que faz a roda do lado esquerdo? (a que tem os + e os -)

Já agora... como é que eu distingo o cabo do transformador + e -? (um é todo preto e o outro preto com uma risca branca).

Por fim... se eu usar um reóstato consigo controlar a intensidade de luz dos led's?

Obrigado pela vossa ajuda!!
 
Olá olá.
Bem, podes muito bem soldar uma resistência de 10 ohm, como no circuito da imagem que tens aí.
Não interessa se pões a 1000V com uma resistência de 33K ou se pões a 4.5V com uma resistência de 10 ohm.... O resultado final é o mesmo..

A roda do lado esquerdo é para mudar a polaridade. Acho que, tipo, em vez de ficar +4.5V, fica -4.5V. Agora para o que é que isso serve, não sei. :/

O - do transformador é o cabo preto, sendo o + o preto com risca branca.

Amigo, os reóstatos já lá vão. lol Agora há os potenciómetros, que fazem o mesmo mas são MUITO mais pequenos. Um potenciómetro faz exactamente isso: luminosidade variável. Podes comprar um de... sei lá... 100K ohm...

Espero ter ajudado. :)
 
Obrigado pedrotome, ajudas-te bastante... só uma coisa... um potenciómetros custa quanto +/-?

Quanto a isso da polaridade... como terei que meter a roda para o sistema funcionar sem problemas?

Obrigado
 
Epa, onde eu costumo comprar custa 1€. É uma das coisas mais caras que já comprei. lol