Led's em paralelo - Transformador

soloam

Power Member
Boa tarde... Estou a construir um sistema de Led's em paralelo mas não tenho muitos conhecimentos na área, tenho lido bastante na internet mas tenho ainda umas duvidas...

Antes de mais estou a usar um conjunto de 5 Led's azuis de 3.6V de 20mA e quero fazer um sistema idêntico a este

parallel101.jpg


Para tal vou usar este transformador



Axam que dará? Iria meter o transformador a 4.5V com uma resistência de 10ohm.

A minha duvida é a seguinte, o sistema irá funcionar? É mais fiável uma voltagem mais pequena com uma resistência mais pequena, ou uma voltagem maior com uma resistência maior?

Alguém me consegue explicar o que faz a roda do lado esquerdo? (a que tem os + e os -)

Já agora... como é que eu distingo o cabo do transformador + e -? (um é todo preto e o outro preto com uma risca branca).

Por fim... se eu usar um reóstato consigo controlar a intensidade de luz dos led's?

Obrigado pela vossa ajuda!!
 
Olá olá.
Bem, podes muito bem soldar uma resistência de 10 ohm, como no circuito da imagem que tens aí.
Não interessa se pões a 1000V com uma resistência de 33K ou se pões a 4.5V com uma resistência de 10 ohm.... O resultado final é o mesmo..

A roda do lado esquerdo é para mudar a polaridade. Acho que, tipo, em vez de ficar +4.5V, fica -4.5V. Agora para o que é que isso serve, não sei. :/

O - do transformador é o cabo preto, sendo o + o preto com risca branca.

Amigo, os reóstatos já lá vão. lol Agora há os potenciómetros, que fazem o mesmo mas são MUITO mais pequenos. Um potenciómetro faz exactamente isso: luminosidade variável. Podes comprar um de... sei lá... 100K ohm...

Espero ter ajudado. :)
 
Obrigado pedrotome, ajudas-te bastante... só uma coisa... um potenciómetros custa quanto +/-?

Quanto a isso da polaridade... como terei que meter a roda para o sistema funcionar sem problemas?

Obrigado
 
Epa, onde eu costumo comprar custa 1€. É uma das coisas mais caras que já comprei. lol
Para ver em que posição a roda deve estar, tenta com um LED ou um multímetro...



LOL, acabei de reparar. Não precisas de resistência. Ligas os LED em paralelo e pões o transformador a dar 3V. Fica perfeito.
 
Última edição:
se tiveres monitores antigos estragados isso traz muitos..
na escola, no ano passado fartei-me de tirar potenciometros dum monitor estragado À PALA!!!

Cumpsz
 
yh yh
também ja tinha reparado nisso... se os LEDs sao de 3.6v para que faze-los andar a 3V??
tenta arranjar alguma outra resistencia (nao sei medir isso) para que os leds recebam 3.6v senão ficam muito fraquinhos
outra forma de tentares é ligares 1 led (basta 1) a 2 pilhas normais fazendo assim 3v... se ligarem com uma potencia que aches satisfatória muito bem deixas estar senão tens que arranjar uma resistencia "menos resistente xD"

Cumpsz
 
Acabei de tentar os led's a 3.6 e a intensidade luminosa é mais que suficiente para o que eu quero... :)

Obrigado a todos... amanha já vou ver do potenciómetro para depois poder variar a intensidade de luz...

Funciona da mesma forma que os reóstatos? com tipo uma roda para variar a intensidade?

Obrigado a todos...
Abraço :)
 
Corrijam-me se estiver errado... Então o que o potenciómetros faz não é diminuir a voltagem que vai para o LED?

Logo assim se o total do led é 3.6V (vai estar a funcionar a 3.0, assim não necessito de resistência) qual terá que ser o valor da resistência do potenciómetros?

Obrigado a todos
Abraço
 
Com 3.0V não precisas de potenciómetro, só para uma tensão de entrada superior à nominal do LED (quer dizer, o LED ainda deve aguentar um pouco mais que 3.6V).

O que a resistência introduzida no circuito faz é diminuir a tensão E corrente no LED.
 
Axo que não estão a entender o que eu quero fazer... possivelmente não me expliquei bem... Eu vou ter um sistema de LED's, e quero uma forma de poder diminuir e aumentar a intensidade dos de luz dos LED's, tipo com um interruptor com uma roda que possa ir desde o maximo de luz, ate ao minimo de luz ou mesmo off... por isso falei dos reóstatos inicialmente, quando o user pedrotome me disse que com um potenciómetros faria o mesmo.

Obrigado
 
Pah, o o potenciómetro é isto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b5/Potentiometer.jpg
Há vários formatos/tamanhos, mas vai dar tudo ao mesmo. O que tu fazes é girar aquela perninha em cima.

Se comprares um de 100 ohm (é o queres), podes variar a resistência do potenciómetro de 0 a 100 ohm. logo, quando tiveres o potenciómetro a 0 ohm, o LED vão ter uma voltagem demasiado elevada, por isso precisas de uma resistência E de um potenciómetro, para variar a intensidade luminosa.

Eis a lista de componentes que deves comprar:
5x LED azul
1x resistência 10 ohm
1x Potenciómetro 100 ohm




Caso estejes interessado, até te posso mostrar um circuito que fiz (extremamente simples de concretizar) que liga os LED quando está escuro e desliga-os quando está luz. :)
 
Última edição:
Obrigado a todos :)

Amanha já vou tratar de comprar o que m falta...

Só por curiosidade... quais são as contas que tens que fazer para xegar ao valor da resistência do potenciómetro? Pq isso deve variar com a potencia do transformador certo? É que encontrei agora aqui um transformador que não uso de 5v e é bem mais maneirinho... metia uma resistencia de 15ohm e usava antes este... (de um telemóvel antigo)
 
Back
Topo