Led's em paralelo - Transformador

Eis a o circuito. Desculpem tar assim, não conheço nenhum programa de fazer circuitos simples. (Conheço o EagleCAD, mas não faz circuitos assim como eu.)

Circuitoled.jpg


R3 é calculado com uma daquelas calculadoras online de resistências em série com LED.
 
Tens de ver se é mesmo de 5V (às vezes é mais do que diz). Depois fazes (5-3.6)/corrente que te dá o valor de R. A corrente é a soma dos leds todos se estiverem em paralelo e é 100mA. portanto R = 14Ohm. (Lei de Ohm)

Agora o potenciometro dava jeito saber o gráfico da intensidade luminosa em função da corrente que atravessa o led para dimensionar o valor máximo do potenciómetro. (Eu penso que com 5 leds em paralelo um pot de 47Ohm + uma R de 15 era o ideal).


EDIT nice, um interruptor crepuscular, mas acho que ele não quer isso...


Cumps
 
Pessoal, já montei o sistema e esta tudo a funcionar perfeitamente... :) Obrigado...

Mas durante o processo surgio-me uma duvida...

Segui o conselho do user Jorge Candeias e fui ver a voltagem do transformador de 5v... e deu-m 8v... acontece que eu inicialmente tinha experimentado 2 led's com o mesmo transformador em serie... sem resistencia... os led's deviam ter queimado... 4v para cada um... no entanto funcionaram sem problemas... Para fazer despiste meti um led a trabalhar com um transformador que marcava no voltimetro 5.7v (no transformador dizia que era de 3v)... e o led funcionou sem problemas e nao queimou...

Só posso concluir que não sei usar o voltimetro... :S certo? alguem me pode xplicar o que tou a fazer mal? O sistema já ta feito e a funcionar sem problemas... mas visto assim tive sorte... quero aprender o que tou a fazer mal para não depender da sorte...

Assim vi a potencia dos transformadores
Metio o multimetro no modo V (o que tem 2 traços por cima) atei o fio positivo ao cabo vermelhor e o negativo ao cabo preto... medi e deu os valores que disse...

por curiosidade... o multimetro é = a este

http://img.*****.com/photo/101264432/Kyoritsu_Digital_Multimeter_Kew_Mate_2000.jpg

Obrigado
Abraço
 
Última edição:
Como assim? É normal o transformador estar a 3v e marcar 5.7v no voltimetro? e o led quando recebeu os 5.7v (que no transformador era de 3v) não devia ter queimado?

Obrigado
 
Como assim? É normal o transformador estar a 3v e marcar 5.7v no voltimetro? e o led quando recebeu os 5.7v (que no transformador era de 3v) não devia ter queimado?

Obrigado

provavelmente devia mas isso deve ser 1 caso esquisito, tem cuidado com esse transformador.. é o que dá transformadores chinokas ou o k isso é, também ja vi 1 desses a venda e fiquei na duvida...

Cumpsz
 
Ja com um de telemovel que eu tinha aqui, anunciava 5v e medi 8v... Dai estar na duvida se estaria a medir bem... Já xprimentei com varios transformadores e todos eles dão mais voltes (+2v ou mais) que o anunciado
 
Ja com um de telemovel que eu tinha aqui, anunciava 5v e medi 8v... Dai estar na duvida se estaria a medir bem... Já xprimentei com varios transformadores e todos eles dão mais voltes (+2v ou mais) que o anunciado

Isso tem a haver com a queda de tensão existente dentro do transformador aquando é colocado em carga. Embora esses reguláveis tenhas de ter um certo cuidado.

Em relação aos led´s, o facto de os mesmos serem alimentados por mais tensão, não implica que o mesmo queime imediatamente, agora é logico que não lhe irás dar saude.

É necessário que nunca exceda é os 20mA.

1 abraço
 
E quando é colocado com uma carga aumenta? Pelo contrário, diminui, daí a diferença entre medir em vazio ou em carga porque como não é ideal tem sempre uma resistência interna que quando maior a corrente maior será a queda nela.
O que pode acontecer é os ditos 5v serem referentes a uma determinada corrente.

cumpzz
 
E quando é colocado com uma carga aumenta? Pelo contrário, diminui, daí a diferença entre medir em vazio ou em carga porque como não é ideal tem sempre uma resistência interna que quando maior a corrente maior será a queda nela.
O que pode acontecer é os ditos 5v serem referentes a uma determinada corrente.

cumpzz

Sim diminue, mas ng disse q aumentava.

abraço
 
[ThunderS];3931742 disse:
É necessário que nunca exceda é os 20mA.

Só uma correçãozita a este teu comentário, o consumo do LED nunca vai ultrapassar os 20mA, se reparares tu nunca configuras a amperagem de transformador mas sim a voltagem.
Não podes é exceder o valor do transformador.
 
Só uma correçãozita a este teu comentário, o consumo do LED nunca vai ultrapassar os 20mA, se reparares tu nunca configuras a amperagem de transformador mas sim a voltagem.
Não podes é exceder o valor do transformador.

Lolol... ia mesmo perguntar como regulava a amperagem que não sabia... mas já respondes-t :)

Obrigado a todos pela vossa ajuda...
 
o que queima um led não é a tensão mas a corrente que o atravessa.
a tensão aos terminais de um led, vai ser sempre a tensão de junção do diodo (um led é um diodo).
o que define a corrente que atravessa o led é a resistência que está em serie com ele.

segundo a lei das malhas: "a soma das quedas de tensão numa malha é igual a 0"
sabes a tensão com que alimentas o circuito, e sabes a tensão da junção do led, a diferença entre as duas é a tensão na resistencia.

segundo a lei de ohm, U=RI (=) I=U/R
quanto maior for a tensão com que alimentares o circuito, maior a queda de tensão da resistencia. como o valor da resistencia é constante, a corrente aumenta proporcionalmente.

espero que me tenha feito entender.

o circuito que montaste foi o que postaste? e o potenciometro funcionou? variou a intensidade?

tenho e deia que um led, ou conduz ou nao conduz, não é como uma lampada de filamento, que varia a intensidade em função da corrente.

normalmente para variar a intensidade de leds usam-se circuitos PWM.
procura na wikipedia :P

ha integrados que te geram a onda de comando PWM pro led, so precisas de um condensador e uma resistencia para defenir a frequencia de trabalho, e uma resistencia variavel para controlar o duty cycle.
 
Podes variar um brilho de um LED através da corrente que o atravessa, mas não é um metodo linear, nem muito preciso, porque os diodos têm uma caracteristica I (U) exponencial na região directa. O PWM é muito melhor para isso (e mais seguro), como o Vasco disse.


Cumps
 
@vascostmr, podes variar a intensidade de um LED sim... ok pode não ser lá muito grande variação pois ah LED's que não brilham tantoe provavelmente não terás muitos degraus notorios mas mesmo assim nota-se a diferença

cumpzz
 
Eu estava aqui a tentar montar o potenciómetro mas não sei como... Alguém me sabe explicar? Ele tem 3 pinos... como ligo isto ao meu sistema? No fio positivo do sistema? A qual dos 3 pinos?

Abraço
 
Back
Topo