leds smd - ajuda

cronus

Membro
olá. precisava que alguém me ajudasse como soldar este tipo de leds ou onde o poderei fazer pois é para um painel de instrumentos e é uma peça delicada
 
Bem já soldei coisas dessas, e não foi dificil:
Éramos 2 pessoas a fazer o trabalho LOL, um segurava no led e na placa, a fazer pressão contra a placa com ajuda de um lápis com borracha na ponta, para não queimar os dedos e outro segurava no ferro e na solda...

não insistas muito com o ferro senão derretes o led.


Cumprimentos
 
Isso da potência é bastante relativo...os ferros são feitos para derreter estanho...e qualquer ferro derrete...o meu é de 40W e já andei a mudar condensadores na minha motherboard..

Abraço
 
nunca experimentei, mas acho que a melhor maneira é primeiro derreteres um bocado da solda no sitio onde queres soldar, depois metes lá a pata do led e com o ferro de soldar voltas a derreter a solda sem tocar no led... penso que a solda quando derreter solda o led no sitio

tambem tenho aqui uns leds smd para soldar e a minha duvida sempre foi essa
 
|[-BooT-]|;2285560 disse:
... com o ferro de soldar voltas a derreter a solda sem tocar no led...

Vai ser um bocado difícil soldar um componente sem lhe tocar com o ferro. Não é que não se consiga evitar tocar-lhe, a questão é precisamente inversa, pois devem ser aquecidas as duas peças a unir, no caso, o ferro deve encostar simultaneamente na placa de circuito impresso e no terminal do LED. Caso contrário, até que a solda adira ao terminal do LED, pode ficar-se muito tempo a aquecer a solda e isso é que é mau. Quanto mais rápido se efectuar a soldadura, menos mal se fará ao componente.

A potência do ferro é importante nessa medida, pois sem tocar em nada, um ferro de soldar de 20W pode estar á mesma temperatura que um de 60W, mas se o componente a soldar (ou dessoldar que ainda é pior) tiver um pino grosso e a área da placa onde vai ser soldado for considerável, o ferro de 20w não se vai aguentar á temperatura desejada e mesmo que consiga vir a aquecer os dois materiais a unir vai demorar muito mais tempo. Por outro lado, para soldar SMDs, o ferro com potência de 60w, vai sobreaquecer e de que maneira um pequenino component a soldar, e par além de isso poder ser funesto para o componente, pode também danificar a pista na placa de circuito impresso, pois tipicamente os SMDs são assentes em pistas muito finas e delicadas.

Na imagem seguinte está o meu mais recente trabalho de soldadura de SMDs (LM4132 - tensão de referência de 1.800v com precisão inicial de 0.05%)



Foi feito com um ferro de soldar Ersa Multi-Pro de 20W, com uma ponta que nem por isso é muito fina...



...mas ligado a uma pseudo-estação de soldar (home made from Elektor PT nº4) :p



A solda que usei é também da Ersa, se não me engano com diâmetro de 0.6mm (é o rolo de solda maior que se vê na imagem)

Para segurar os componentes no local onde devem ser soldados na placa, uso uma pinça com pontas curvas e finas, como esta:

Tweeze%20Curve.jpg


Para segurar a placa, pode usar-se um suporte com garras crocodilo (também conhecido por "third hand"). Este suporte não é bom para placas grandes ou pesadas, mas é muito útil em diversas situações.

thirdhand.png


Com um ferro de soldar tradicional, mas de boa qualidade, e sem tremores, é possível realizar alguns trabalhos com SMDs.

Abraço
 
Mortymore bom post! :)

Com um ferro de soldar tradicional, mas de boa qualidade, e sem tremores, é possível realizar alguns trabalhos com SMDs.

Abraço
Com tremores também é possivel....é preciso é saber controlá-los :p eu tremo de caraças e soldo SMD's diariamente (quase)...todos me dizem que nao percebem como consigo...:D

EDIT: norim_13...qualquer loja de electronica terá....os "chinas" tambem devem ter mas nao aconselho pois nao valem nada....a minha custou 8€ numa loja de electronica e é muito boa (serve po gasto :D)
 
Mortymore @ sabes onde comprar essa "third hand"?

Cumps

A resposta já foi dada pelo dj_fifas.
A que tenho comprei-a na Leiritronica e já não sei exactamente por quanto, mas agora está por €6.50 (com IVA mas sem portes).

Vou deixar uma imagem do trabalho que acabei agora de fazer, e lembrei-me a meio de tirar uma foto onde se pode ver a ponta do ferro que uso, a "third hand" a segurar a placa, e pinça de pontas curvas. Na caixa embutida está o resultado final.



Abraço
 
Back
Topo