1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

leds smd - ajuda

Discussão em 'Electrónica' iniciada por cronus, 6 de Novembro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 4461)

1. olá. precisava que alguém me ajudasse como soldar este tipo de leds ou onde o poderei fazer pois é para um painel de instrumentos e é uma peça delicada

2. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Bem já soldei coisas dessas, e não foi dificil:
    Éramos 2 pessoas a fazer o trabalho LOL, um segurava no led e na placa, a fazer pressão contra a placa com ajuda de um lápis com borracha na ponta, para não queimar os dedos e outro segurava no ferro e na solda...

não insistas muito com o ferro senão derretes o led.

Cumprimentos

3. ok. vou tentar. é com um ferro soldar normal ?

4. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Sim usei um ferro normal de ponta fina

5. CesarLuc

CesarLuc Power Member

Boas, alguem me pode dar umas noções de soldagem?

6. max_clock

max_clock Power Member

usa um ferro praí de 15W

7. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Isso da potência é bastante relativo...os ferros são feitos para derreter estanho...e qualquer ferro derrete...o meu é de 40W e já andei a mudar condensadores na minha motherboard..

Abraço

8. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

nunca experimentei, mas acho que a melhor maneira é primeiro derreteres um bocado da solda no sitio onde queres soldar, depois metes lá a pata do led e com o ferro de soldar voltas a derreter a solda sem tocar no led... penso que a solda quando derreter solda o led no sitio

tambem tenho aqui uns leds smd para soldar e a minha duvida sempre foi essa

9. HugoMLMC

HugoMLMC Power Member

Alguém sabe onde se encontra led´s smd no Porto ?

10. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Na aquário não tem?

OU na supertrónica..

11. Mortymore

Mortymore Power Member

Vai ser um bocado difícil soldar um componente sem lhe tocar com o ferro. Não é que não se consiga evitar tocar-lhe, a questão é precisamente inversa, pois devem ser aquecidas as duas peças a unir, no caso, o ferro deve encostar simultaneamente na placa de circuito impresso e no terminal do LED. Caso contrário, até que a solda adira ao terminal do LED, pode ficar-se muito tempo a aquecer a solda e isso é que é mau. Quanto mais rápido se efectuar a soldadura, menos mal se fará ao componente.

A potência do ferro é importante nessa medida, pois sem tocar em nada, um ferro de soldar de 20W pode estar á mesma temperatura que um de 60W, mas se o componente a soldar (ou dessoldar que ainda é pior) tiver um pino grosso e a área da placa onde vai ser soldado for considerável, o ferro de 20w não se vai aguentar á temperatura desejada e mesmo que consiga vir a aquecer os dois materiais a unir vai demorar muito mais tempo. Por outro lado, para soldar SMDs, o ferro com potência de 60w, vai sobreaquecer e de que maneira um pequenino component a soldar, e par além de isso poder ser funesto para o componente, pode também danificar a pista na placa de circuito impresso, pois tipicamente os SMDs são assentes em pistas muito finas e delicadas.

Na imagem seguinte está o meu mais recente trabalho de soldadura de SMDs (LM4132 - tensão de referência de 1.800v com precisão inicial de 0.05%)

Foi feito com um ferro de soldar Ersa Multi-Pro de 20W, com uma ponta que nem por isso é muito fina...

...mas ligado a uma pseudo-estação de soldar (home made from Elektor PT nº4) :p

A solda que usei é também da Ersa, se não me engano com diâmetro de 0.6mm (é o rolo de solda maior que se vê na imagem)

Para segurar os componentes no local onde devem ser soldados na placa, uso uma pinça com pontas curvas e finas, como esta:

Para segurar a placa, pode usar-se um suporte com garras crocodilo (também conhecido por "third hand"). Este suporte não é bom para placas grandes ou pesadas, mas é muito útil em diversas situações.

Com um ferro de soldar tradicional, mas de boa qualidade, e sem tremores, é possível realizar alguns trabalhos com SMDs.

Abraço

12. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Mortymore @ sabes onde comprar essa "third hand"?

Cumps

13. dj_fifas

dj_fifas Power Member

Mortymore bom post! :)

Com tremores também é possivel....é preciso é saber controlá-los :p eu tremo de caraças e soldo SMD's diariamente (quase)...todos me dizem que nao percebem como consigo...:D

EDIT: norim_13...qualquer loja de electronica terá....os "chinas" tambem devem ter mas nao aconselho pois nao valem nada....a minha custou 8€ numa loja de electronica e é muito boa (serve po gasto :D)

14. Mortymore

Mortymore Power Member

A resposta já foi dada pelo dj_fifas.
    A que tenho comprei-a na Leiritronica e já não sei exactamente por quanto, mas agora está por €6.50 (com IVA mas sem portes).

Vou deixar uma imagem do trabalho que acabei agora de fazer, e lembrei-me a meio de tirar uma foto onde se pode ver a ponta do ferro que uso, a "third hand" a segurar a placa, e pinça de pontas curvas. Na caixa embutida está o resultado final.

Abraço

Partilhar esta Página