leds

adolfo dias

Power Member
ledsmq0.jpg



vamos assumir que aquilo a preto são leds, a vermelho é um fio e a azul é uma pilha de 9v (ou 1.5v)
funcionava?
dado que a minha experiencia com electricidade passa por ligar fichas e as vezes nem isso corre como devia prefiro perguntar antes de gastar dinheiro :lol:
 
Vamos a contas:

1) Começemos por considerar que um LED vermelho só conduz a partir de 1.7v
(podes verificar isso com um multímetro na função de teste de díodos, quando polarizas o LED directamente. O valor que o multímetro te mostra é a tensão de polarização)

2) A alimentação do circuito provém de uma pilha de 9v

3) 9 / 1.7 = 5.3

Ou seja, podes alimentar com uma pilha de 9v o máximo de 5 LEDs ligados em série

(se a tensão Vf do LED for 1.8v temos: 9/1.8=5 ou seja, exactamente 5 LEDs)

E com 5 LEDs ligados á pilha de 9v não esperes grande luminosidade.
Com 5 LEDs vermelhos tradicionais de 5mm, alimentados a 9v, medi o consumo de corrente de aproximadamente 260uA, por isso a pilha deve durar bastante tempo. Com 4 LEDs a luminusidade aumenta consideravelmente, para um nível de visualização aceitável, e o consumo é cerca de 14mA, que embora seja bastante superior ao anterior, a pilha deve aguentar ainda um bom tempo (claro que também depende da pilha que usares).

Abraço
 
Última edição:
n sei se faz diferença, mas os leds seriam brancos :lol:
como já disse a minha formaçao a nivel destas coisas é -1 por isso confesso que n percebi nd do que disseste.
a minha ideia é colar os leds num suporte e soldar um fio de cobre num circulo ligando-o no fim a uma, ou se necessário, duas pilhas de 9v

caso isto n seja viavel de que forma teria que ser feito?
 
Onde compar? e o quê?

Bem Este tópico mostra muitas das minhas duvidas! :001:

Agora Gostaria de saber o que necessito para fazer um circuitozito com 10 led's!

Sei que preciso de 10 led's claro! 2 pilhas de 9v...
Agora o tipo de fio, a ligação do fio ás pilhas! não sei bem!
também gostaria de saber onde posso compra led's!

:D
 
3.jpg


Um conector para pilhas de 9v tem o aspecto da foto.

Mas a partir de uma pilha de 9v usada, podes conseguir fazer o teu próprio conector, removendo da pilha o bloco que contém os seus próprios contactos, e depois soldas-lhe os 2 condutores, vermelho e preto e isolas os contactos.
Pelo menos algumas marcas de pilhas costumam ter os seus contactos montados numa base rígida, plástico ou cartão, que serve perfeitamente para contruir um conector para pilhas de 9v. É uma pseudo-recilcagem. :007:

Abraço
 
looool n keima?? Entao liga isso e diz-me alguma coisa..... Em qualquer lado antes de 1 led usa-se sempre uma resistencia....

Na imagem podes ver 5 LEDs vermelhos, alimentados por uma fonte de 10v DC.
A corrente consumida pelos LEDs é tão fraca que a fonte nem a mede. Tive que usar um multímetro para medir os pouco mais de 3mA de corrente que circulavam pelos LEDs, que como é visível, estão acesos.

5redledsnoroe1.jpg


Garanto-te que nada queimei a não ser talvez o tempo que levei a montar o circuito, tirar foto, alojá-la e escrever o post. Mas se servir para clarificar ideias, já foi tempo bem empregue. :D

Usas uma resistência em conjunto com um LED, sempre que haja necessidade de limitar a corrente que o atravessa. Embora quase sempre seja esse o caso, há excepções como podes ver. Com os 5 LEDs e uma tensão de 9v, os LEDs não entravam em condução, e por conseguinte... não havia luzinhas. Mas isso também varia conforme variar a tensão de condução (Vf) dos LEDs usados.

Abraço
 
Última edição:
Eu estou a pensar em fazer um projecto onde uso 77 Led's e para tal tenho aqui um tranformador que penso utilizar.
As minhas dúvidas são: para que é que preciso de utilizar uma resistência e dá para utilizar em paralelo ou o que sujerem?

O transformador tem diferentes voltagens: 4.5, 6, 9 e 12.
 
Eu sugeria que fizesses um misto de LEDs em série e paralelo.

Podes criar grupos de LEDs em série de 5, com uma resistência limitadora.

Como tens 77 LEDs, se usares grupos de 5 LEDs por série, ficas com 15 séries de 5 LEDs cada, mas como isso dá 5*15=75 LEDs ainda tens que colocar 2 LEDs numa 16ª série.

Agora vamos a contas:

1) Para conseguires polarizar com sucesso cada uma das séries com 5 LEDs, deves usar a alimentação a 12v DC.

Considerando que a tensão de polarização de cada LED é de 1.8v (isto é só um exemplo), como vais ter 5 LEDs, a queda de tensão aos terminais da série de LEDs é de 1.8*5=9v.

Isto implica que aos terminais da resistência limitadora que vais juntar á série tenhas 12-9=3v.

Então, se por exemplo considerares que queres que a série seja percorrida por uma corrente de 20mA para uma boa iluminação dos LEDs, qual será o valor da resistência a colocar em série, sabendo que vamos ter aos seus terminais uma queda de tensão de 3v?

(dividimos a tensão pela corrente que vai atravessar toda a série) R=3/0.02=150 ohm

Portanto vais para já ficar com 15 vezes uma série de 5 LEDs + 1 resistência de 150 ohm.

2) Vamos agora a contas para os 2 LEDs que faltam para completar um total de 77 LEDs

Então com 2 LEDs a qued de tensão aos terminais da série de LEDs será 1.8*2=3.6v

Aos terminais da resistência vamos ter 12-3.6=8.4v

Para que essa série seja percorrida pelos mesmos 20mA de cada uma das outras séries, de forma a que a luminusodade nestes LEDs seja semelhante ás dos demais, vamos ter que usar uma resistência limitadora de 8.4/.02=420 ohm

3) Não menos importante, é agora fazer um cálculo da corrente total consumida para saber se a alimentação vai ter capacidade para suportar 77 LEDs ligados.

Temos um total de 16 grupos de LEDs em série (15 de 5 LEDs + 1 de 2 LEDs), percorrida cada uma delas por 20mA.

O total da corrente consumida estimada será de 16*20=320mA

Como isto são cálculos que partem sempre de presupostos, e como estamos a falar de 77 LEDs, é natural que na prática haja desvios. Basta por exemplo que a tensão de polarização dos LEDs não seja de 1.8v.
Se quizeres que os LEDs não sejam percorridos por tanta corrente para diminuir o consumo total, aumentas a resistência usada em cada série.

Um esquema para o proposto seria assim:

77ledsyu5.gif


Abraço
 
Última edição:
Boas,
Vi ontem que o transformador que tenho apenas tem 300 mA. A minha questão é: os ampéres dividem-se pelo nº de ramificações de paralelos que tenho, não é?
 
Back
Topo