leds

Na imagem podes ver 5 LEDs vermelhos, alimentados por uma fonte de 10v DC.
A corrente consumida pelos LEDs é tão fraca que a fonte nem a mede. Tive que usar um multímetro para medir os pouco mais de 3mA de corrente que circulavam pelos LEDs, que como é visível, estão acesos.

5redledsnoroe1.jpg


Garanto-te que nada queimei a não ser talvez o tempo que levei a montar o circuito, tirar foto, alojá-la e escrever o post. Mas se servir para clarificar ideias, já foi tempo bem empregue. :D

Usas uma resistência em conjunto com um LED, sempre que haja necessidade de limitar a corrente que o atravessa. Embora quase sempre seja esse o caso, há excepções como podes ver. Com os 5 LEDs e uma tensão de 9v, os LEDs não entravam em condução, e por conseguinte... não havia luzinhas. Mas isso também varia conforme variar a tensão de condução (Vf) dos LEDs usados.

Abraço

Podes n os ter queimado mas baixas o tempo de vida de um led drasticamente...
 
Podes n os ter queimado mas baixas o tempo de vida de um led drasticamente...

Com 3mA de corrente???? Ele mal acende!

Um led comum é tipicamente configurado para ser percorrido por uma corrente de 20mA, mas aguentam mais do que isso. E eu tenho os LEDs a ser percorridos por uma corrente de 3mA e com isso vou reduzir drásticamente a vida útil deles!? Se calhar duram-me esta vida e mais 3 encarnações.

talvez ajude: http://www.oksolar.com/led/led_color_chart.htm

Um LED deve ser o semicondutor mais abusado e resistente que existe. Ainda estou para ver um LED a "morrer de cansado".

Já tinha mostrado pela matemática, agora pela prática... se quizeres que te deixe os LEDs ligados enquanto esperas que eles pifem... tás na boa... mas é melhor esperares sentado. :004:

Abraço
 
Boas,
Vi ontem que o transformador que tenho apenas tem 300 mA. A minha questão é: os ampéres dividem-se pelo nº de ramificações de paralelos que tenho, não é?

Não sei se estou a interpretar o sentido do que dizes da forma esperada, mas...

Sim. A corrente total fornecida ao circuito vai distribuir-se por cada um dos ramos.

Se pretenderes reduzir a corrente consumida por cada um dos ramos, aumenta a resistência limitadora de corrente em todos eles.
Mesmo sem fazer contas, se aumentares as resistências para o valor um pouco acima, disponível na série E24 (as tradicionais de 5% de tolerância), creio que satisfazes as necessidades energéticas do circuito vs uma boa iluminação. Trocado por miúdos... em vez de R=150, usas por exemplo R=180, e em vez de R=240, usas por exemplo R=270

Como disse, nem fiz as contas, mas já expliquei como se podem fazer, por isso podes calcular o valor da corrente total consumida com os novos valores para as resistências.

Abraço
 
Back
Topo