1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Leds

Discussão em 'Electrónica' iniciada por speicherspule, 16 de Maio de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 1846)

1. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

Boas pessoal, eu gostava de ligar leds a fonte de alimentaçao do pc.. Para isso precisava de resistencias "penso eu", mas preciso de saber kual é a (potencia) (não liguem, sou nOOb em eletronica) da resistencia.. E quanto custa um led branco? Onde posso comprar na zona de aveiro??

AMEN...lol
    Obrigado

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Sabendo a tensão ("voltagem", V) e corrente do LED (I) e assumindo que os LEDs serão ligados em paralelo, para calcular a resistência de cada um é:

Se for ligado 'aos 5V':
    R = (5 - V)/I

Se for ligado 'aos 12V':
    R = (12 - V)/I

E, em sticky nesta secção, tens: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=154762

O caso que eu especifiquei corresponde, neste site, a ligar vários 'LEDs únicos' e não aos 'LEDs em paralelo', logo, uma resistência para cada LED.

Última edição: 16 de Maio de 2009
  3. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

o que meto em miliamperes??

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Ah, atenção que aquilo é a fórmula para a tensão (V) em Volt e corrente (I) em Ampère. Também podes introduzir a corrente em mA e depois multiplicar o resultado por mil:

Exemplo: LED de 3V e 20mA

Se for ligado 'aos 5V':
    R = (5 - 3)/(20/1000) = 100 Ohm (20mA divididos por mil equivalem 0.02A)
    R = 1000 * (5 - 3)/20 = 100 Ohm (usando o valor de I em mA, multiplicar o resultado por mil)

Se for ligado 'aos 12V':
    R = (12 - 3)/(20/1000) = 450 Ohm
    R = 1000 * (12 - 3)/20 = 450 Ohm

5. faiscanet

faiscanet Power Member

Podes consultar as tuas dúvidas aqui neste site: http://electrotuga.com/leds.htm Lembro também que os leds não trabalham todos com a mesma tensão. Há uns que trabalham com mais tensão que outros. Tens que ver as características do fabricante.

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Escreve-se associação e não acossiação.

Por acaso até podem trabalhar acima ou abaixo da tensão de especificação... o problema é o aquecimento, que pode ter como resultado a sua inutilização...

A última vez que eu quis saber características de LEDs (como vou saber características de LEDs que tiro de placas, se não têm nada marcado?) alimentei um com 12V e um potenciómetro de 10k. Ao diminuir a resistência obtive pares de valores tensão-corrente. Depois usei a regressão exponencial da TI-83+ para determinar a curva característica do LED :)

E, com essa curva, conhece-se praticamente todos os pontos tensão-corrente do LED, admitindo que os vários parâmetros (corrente inversa de saturação, temperatura) são constantes.

7. Um novato no pedaço quer saber sobre leds

Olá atodos,
    como vêem, sou novo aqui e gostaria de uma ajudinha:
    estou pretendendo entrar no ramo de iluminação a led e quero saber de vocês quais as opções eu tenho para garantir uma longa durabilidade da iluminação, já que a vida útil do led é em média 9 anos, desde que usado corretamente. Pretendo trabalhar com luminosos de 5 até 50 leds no inicio. Quais tipos de fontes devo usar? Parece que aqui mesmo nesse forum li alguma coisa sobre não usar leds em paralelo, mas se usar uma fonte 3,5 a 5v eleds de 1w de potência, qual a amperagem dessa fonte, e qual o sucesso desteprojeto? :confused:
    Abraço

Luiz Eduardo.

8. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Partilhar esta Página