ledse neons* sensiveis ao som :o

desculpem, eu tinha ido de ferias e só agora é k dei com o topico.

o esquema k eu falei é muito simples, talvez por isso é k nao deve dar, mas é uma questão de experimentar.

02121.png


fonte: http://www.allaboutcircuits.com/vol_2/chpt_8/4.html

este é feito para passar só um certo intervalo de frequências.

aqui têm um site onde podem jogar com os componentes do filtro para regularem as frequências k kerem k ele corte: http://www.st-andrews.ac.uk/~jcgl/Scots_Guide/experiment/lowpass/lpf.html

a partir daí é k já não sei como fazer para ligar ao neon, isto era só para selecionar as frequências k kerem ke ele trabalhe.

alguem sabe a voltagem de saida do som do pc?

esta minha fisica nao e a mesma mas goglando um bocado percebe-se bem o circuito Kristiano!
 
circuito home-made XD

consegui fazer o circuito pedido:

circuitofh5.jpg


vamos às instruções:
- à entrada de som ligam os dois fios k vem do cabo de som, o outro ligam à terra.
- os valores dos potenciometros (R1,R2,R3) são aleatórios e servem para regular a voltagem a k querem k a luz acenda.
- os valores dos filtros também são aleatorios (resistencia e condensadores a seguir aos potenciometros), deixando ao critério de cada um a escolha desses valores.
- os componentes D1, D2 e D3 são SCR's k não são mais k "reles digitais" k, quando os filtros deixam passar corrente para o SCR ele "fecha" o circuito da luz. não liguem ao tipo dos SCR's k aparece nos esquemas, pk eu como não sei a voltagem de saida k vem do som. talvez para a semana pergunte a um colega (ou existir algum aluno de electrotecnia k já tenha dado a matéria) qual uzar.
- a fonte de 12v liga-se à fonte. esta também pode ser mudada para outras voltagens, desde k sejam continuas (acho eu).

Nota: Eu sou um aluno do 1º ano de electrotecnia, por isso ainda não dei nenhuma matéria relacionada com isto (só os filtros), mas se alguem k tenha estes componentes (ou quiser comprar, k não são muito caros, 0.10€) quiser experimentar poste se funciona ou não.

se quiserem corrigir estejam à vontade.:-D
 
So uma cena eu tnh uma aparelhagem aki em casa e o meu pai de alguma maneira meteu umas luzes de natal lol amanha posso tira fotos e akilo e sensivel ao som ou seja kt mais alto for o som mais acessas fficam as luzes s for tipo batida elas acendem e apagam, nao sei km ele fez mas assim que puder pergunto-lhe e meto aki novidades =)
 
Ok consegui tirar umas fotos, nao tao la grande coisa pk e de noite e nao tnh grande luz e tirar fotos com um s100 tb nao ela grande ideia mas ja da pa ver km akilo esta xD entao e assim:

Sai um fio como se fosse para ligar umas colunas:

image00022wd4.jpg


Depois ele separou o fio para poder ligar em paralelo e não em serie para mesmo se fundisse uma nao ia tudo a vida:

image00023px3.jpg


e meteu uma tabua com as luzes de natal para a frente... aqui ve-se as ligaçoes feitas atras:

image00024uc5.jpg



sei que as fotos nao tao do melhor e essa catrefada de fios tambem nao ajuda mas ja da para perceber o esquema da coisa ;)
 
essas luzes já estão prontas para fazer isso com corrente alternada. aqui é para acender uns leds ao sabor da musica, ou seja, uns com a batida outros com sons mais agudos e outros com sons medios.
 
AH okok lol pensei k era para por simplesmente com a batida da musica nao pensei k kisessem ir tao longe xD

Mas tb pode ser so quem a batida embora eu preferisse o efeito dos neosn nos led's.
Poe um eskema feito em "paint" sobre as ligaçoes" é mais facil de perceber.

Obrigado

desculpem, eu tinha ido de ferias e só agora é k dei com o topico.

o esquema k eu falei é muito simples, talvez por isso é k nao deve dar, mas é uma questão de experimentar.

02121.png


fonte: http://www.allaboutcircuits.com/vol_2/chpt_8/4.html

este é feito para passar só um certo intervalo de frequências.

aqui têm um site onde podem jogar com os componentes do filtro para regularem as frequências k kerem k ele corte: http://www.st-andrews.ac.uk/~jcgl/Scots_Guide/experiment/lowpass/lpf.html

a partir daí é k já não sei como fazer para ligar ao neon, isto era só para selecionar as frequências k kerem ke ele trabalhe.

alguem sabe a voltagem de saida do som do pc?
Nao consigo perceber onde o som é captado, e onde ligo os led's
 
Última edição:
vá lá pessoal, quero comentários. alguém disposto a experimentar???

Boas o teu eskeme tem uma coisa "mal" (diferente do que se pertende) que é:
Na entrada de som tipo tu tens la para ligar um fio de uma saida. e o segundo fio liga-se a que terra.
MAs o erro nao é este esta é mais uma duvida. O erro: o que eu keria era uma cena que tivesse um "mini microfone" e nao um fio a sair da aparelhagem, porque os ledes vai ficar longe daa aparelhagem...


Mas obrigado se o meu pai puder ajudar vou experimentar. Esxlarece so a duvida do fio do som.
Muito obrigado mesmo

Como és estudante de electrotecnia podes empre perguntar a um professor teu. O que dizes disso?
 
Última edição:
boas. a terra é o neutro da ligação. se tiveres um fio de som vez k ele tem 3 fios ou 4. um branco e um vermelho é o k ligas lá os outros são neutros k ligas à terra. se quiseres ligar isto a um pc são os dois cabos do meio da ficha molex. se pretendes ligar à luz da casa, tens k, com um busca-polos ver qual dos buracos da fixa não tem corrente e ligas aí (como é logico so fazias isso para experimentar).

quanto ao micro, se arranjares o micro podes ligar o cabo lá. fazes um jeck e ligas lá o k kiseres. mais uma vez é so para experimentar.
 
boas. a terra é o neutro da ligação. se tiveres um fio de som vez k ele tem 3 fios ou 4. um branco e um vermelho é o k ligas lá os outros são neutros k ligas à terra. se quiseres ligar isto a um pc são os dois cabos do meio da ficha molex. se pretendes ligar à luz da casa, tens k, com um busca-polos ver qual dos buracos da fixa não tem corrente e ligas aí (como é logico so fazias isso para experimentar).

quanto ao micro, se arranjares o micro podes ligar o cabo lá. fazes um jeck e ligas lá o k kiseres. mais uma vez é so para experimentar.

Boas, olha o que eu encontrei!:
http://www.curto-circuito.com/index.php?main_page=product_info&products_id=135

Agora tu consegues por isto a dar para led's ja que este aparelhometro a voltagem minima é 12V e os led's estao muito a baixo disto.
Faz um eskema com o boneco em cima e depois com a resistencias e led's em paralelo.
 
Segundo o que estive a ver, é o mesmo que eu tenho. A diferença é que têm um micro integrado. O problema do meu esquema é acertar com as especificações e valores do componentes.
 
Segundo o que estive a ver, é o mesmo que eu tenho. A diferença é que têm um micro integrado. O problema do meu esquema é acertar com as especificações e valores do componentes.

Quando começam as tuas aulas?
Nao podes pedir ajuda a uma professor teu?
Eu vou tentar pesquisar mais. e tudo o que encontrar venho por aqui.

Edit:
Tive a fazer uma pesquisas e:
Poe "sound activated switch" no google e vai a imagens para nao estares a ler os sites, e tesn la alguns esquemas, tu como es aluno de elctronica deves saber akilo que la esta e interpretar, depois é so imformares o pessoal como fazer.
Temos que levar este projecto ao fim. agora que esta em andamento nao desliguem no topico e ajudem.
 
Última edição:
Eu ia testar no multisim, mas mais uma vez estou limitado pelos componentes da base de dados k não tem o transitór e o SRC que lá está. Em fim... Tou sem net e estou a responder pelo telemóvel... Não posso por imagens. O SRC é como um interruptor. Quando recebe corrente do fio k vem de lado deixa passar corrente, ou seja, quando existe sinal da entrada de linha, deixa passar corrente para a lâmpada.
 
Back
Topo