Legal ou ilegal??? O que é open source?

Amukinado

Power Member
Boas. Antes de fazer uma pergunta q possa não ser permitida vou fazer esta:

Linux é open source (sou um bocado noob nisto), isto quer dizer que posso sacar á vontade da net e instalar que não estou a cometer nenhuma ilegalidade?

Simples...e lamme talvez...lol
ninguém nasce ensinado...

Cumps
 
Última edição:
thats right :)
podes copiar, distribuir etc... desde que não leves dinheiro por isso :)
podes sacar na boa sem cometer ilegalidades :)
 
que bom...lol... já saquei...mas o saquei o dvd suse linux 9.2. Em zip... agora descompactei po disco e queria gravar pa um dvd, mas parece-me que aquilo n tem boot... Como e q faço um cd/dvd boot para aquilo...lol


Thanks

EDIT: tem uma pasta boot, mas o nero precisa de uma imagem do ficheiro para a boot(espero q me entendam) qual é o ficheiro?
 
Última edição:
Hmmm, posso perguntar onde arranjaste essa copia do Suse? E que se sacaste a eval version de um dos mirrors isso vem em .iso e e so gravar..

Atencao que o Suse Professional e uma distro comercial, a pagantes, e tem componentes e software comercial que NAO E opensource nem gratis. Se foi esse o caso acabastae de cometer uma ilegalidade...
 
ainda n instalei nada...se é ilegal...ainda n cometi ilegalidade nenhuma, pq n instalei, não estou a usar sem licença...além disso ainda n tenho disco para instalar isso... tou só a preparar as coisas!

então o que é que posso sacar que seja mesmo free???
 
El_UnO disse:
Atencao que o Suse Professional e uma distro comercial, a pagantes, e tem componentes e software comercial que NAO E opensource nem gratis. Se foi esse o caso acabastae de cometer uma ilegalidade...

Uma pequena imprecisão.
É opensource, não é é grátis.
Opensource significa que o código fonte é dado com a aplicação e isso acontece com o Suse Profissional.
Não confundir opensource com software grátis.
E já agora não confundir opensource, com software livre (free software, da free software foundation).
São todos conceitos diferentes

Opensource : programa cujo código fonte é distribuído e que pode ser usado e alterado de acordo com a vontade dos utilizadores desde que o novo trabalho seja libertado sob a mesma licença.
Criado por Bruce Perens.

Free software: mais relacionado com o conceito moral de liberdade (aplicando a este conceito - modificar, copiar, redistribuír e correr o programa como se desejar). Digamos que o termo opensource serviu para dar um nome mais profissional, quando chegou a altura de apresentar a ideia aos investidores (quando as primeiras empresas começaram a investir no ramo e passaram a ser cotadas em bolsa). Vem da tão famosa Free Software Foundation e foi criado por Richard Stallman.

Software grátis: o software livre pode não ser grátis ... Basicamente isto é o óbvio .. software que não se paga
 
Última edição:
Amukinado disse:
mas isso é internacional e sai caro... sacando na mula n tenho hipoeteses de saber se é a free, s n disser nada no name, n é??? ..... :( :( :( :( :(

Há lá mirrors nacionais.
Devem ser o darkstar ou o da UA.
Se disser profissional é pago, se n disser em princípio não é ;)
 
Amukinado disse:
mas isso é internacional e sai caro... sacando na mula n tenho hipoeteses de saber se é a free, s n disser nada no name, n é??? ..... :( :( :( :( :(
Olha, experimenta o Knoppix que é LiveCD (não altera nada do que se tiver instalado no PC - aliás o PC nem sequer precisa de ter nenhum disco duro para "isto" funcionar - e reconhece automaticamente quase todo o hardware instalado... basta arrancar o PC com o CD e "rular").
Download nacional na FEUP... aqui (a última versão é: KNOPPIX_V3.9-2005-05-27-EN.iso) :x2:
 
Última edição:
Back
Topo