PS Legend of Dragoon

jabun

Power Member
Legend+Of+Dragoon.jpg


The Legend of Dragoon (LoD) é um RPG da Sony Computer Entertainment (!) para Playstation 1, composto por 4 CDs que foi lançado em 2000 na Europa. Embora a recepção por parte da imprensa especializada não tenha sido consensual, com o jogo tanto a ser aclamado pela qualidade incrível do grafismo ou pelo inovador e muito divertido sistema de batalha, como a ser criticado por não introduzir nada de novo no género, mas a verdade é que LoD conseguiu captar uma legião de fãs, que o consideram como um dos grandes RPGs da consola. Eu incluo-me neste grupo de pessoas que adoram o jogo.

thumbbig-217219.jpg

A história gira em torno de Dart, um jovem guerreiro que quando era criança, viu a sua aldeia ser atacada e os seus pais serem mortos por uma criatura denominada como Black Monster. Dart foi então criado na vila de Seles, na companhia da sua amiga de infância, Shana, onde treinou para se tornar um guerreiro. Ao fazer 18 anos, Dart abandona Seles para caçar o monstro e vingar os seus pais e amigos.

gfs_93628_2_11-600x450.jpg

Cinco anos depois, começa uma guerra entre os reinos de Basil e Sandora e Seles está no meio. Preocupado, Dart volta para casa, encontrando a cidade em ruínas e grande parte da população massacrada, os sobreviventes contam que os soldados levaram Shana prisioneira. O herói parte para a temível Helena Prision, onde conhece Sir Lavitz, um cavaleiro de Basil que veio resgatar dois de seus soldados, os dois unem forças e conseguem salvar Shana, e a partir daí os três começam um jornada, onde irão descobrir os poderes das Dragoon Spirits e as jogadas de bastidores que estão por trás desta guerra, descobrindo que o próprio mundo está em perigo.

640px-Screenshot_The_Legend_of_Dragoon.png

Quanto à história, não há aqui nada que não tivesse sido feito antes, mas a verdade é que o enredo está bem construído e as personagens são carismáticas, pelo que é com prazer que queremos desvendar os segredos escondidos de LoD, num mundo repleto de magia e de raças de criaturas fantásticas, cada uma com a sua história e características. E, tal como o próprio titulo do jogo indica, há Dragões! Serem míticos e fantásticos, sendo que os nossos heróis, após recuperarem um determinado item, podem ser Dragoons e obter algumas das habilidades e magias das famosas criaturas mitológicas.

14-bale-013.jpg

Para além do grafismo e das fenomenais FMV, é no sistema de batalha que o jogo mais brilha. Baseado nas Addition, elas consistem em ataques especiais que são executados apertando o botão X algumas vezes (de dois a sete), num certo ritmo, a cada 20 vezes que a addition é usada, ela evolui e fica mais poderosa, atingindo o nível máximo quando for usada 80 vezes, sendo que, à medida que os personagens forem fazendo level up, novas additions aprendem.

Não há muitas magias em LoD, só sendo possivel utiliza-a através de items ou transformando a nossa personagem em Dragoon, neste modo o personagem também pode usar a Dragoon Addition, que é bem poderoso.

e71822a582bcc6a4eb229c99ef9ee75c6g.jpg

Legend of Dragoon foi lançado na época em que o género dos RPGs nas consolas esteve mais forte, muito por culpa da força e fama da saga Final Fantasy. Neste contexto, a própria Sony resolveu criar um RPG com o que os jogadores mais gostavam na época: muitas horas de jogo, side quests e belíssimas FMVs. Com a PS1 a ser, a par da SNES, a consola com um melhor catálogo de RPGs, é normal que LoD tenha passado algo despercebido, mas quem tiver oportunidade de o experimentar não pense duas vezes!

O jogo pecou por ser mais um numa época em que a PS1 recebia RPGs às pazadas. Não há nada que o distinga da concorrência da altura, tendo sido criticado nas reviews (o jogo é do final de 2000, final de vida da PS1 portanto), pelo grafismo inferior a vários RPGs entretanto lançados e por não trazer nada de novo (era apenas mais um RPG por turnos). Tecnicamente está longe de um FFVIII ou Chrono Cross, por exemplo.

Deixando estas questões de lado... Eu adorei o jogo! É daqueles que durante anos fiquei à espera de ver uma sequela ser anunciada. Tem excelentes personagens, uma boa história e... Podemos transformarmo-nos em dragões!

Mais uma vez, a distribuição deficitária do jogo, transformou a versão PAL num item raro e, consequentemente, caro, mas que para os fãs do género vale bem a pena.

the-legend-of-dragoon.jpg


Legend of Dragoon Review! [PSX] The Game Collection

Análise MultiConsolas nº2, Dezembro 2000




view
 
Última edição pelo moderador:
Lembro-me bem de experimentar este jogo pela primeira vez, foi num demo que vinha nas revistas da Playstation e como tinha um aspecto semelhante aos JRPGs da altura, fiquei logo entusiasmado.
Como na altura era mais difícil arranjar jogos fiquei pelo demo durante vários anos até que um dia decidi jogá-lo.

Do que joguei gostei bastante mas ainda não o completei pois fiquei retido numa parte mais difícil (já não me lembro qual) e acabei por parar um pouco.
Depois aconteceu aquilo que por vezes acontece com RPGs, que é parar um certo período de tempo e depois não querer continuar pois já estamos algo esquecidos da história, mas também não se quer iniciar tudo de novo pois nos lembramos bem de algumas partes (principalmente do início).

@jabun Gosto da mecânica que falaste das batalhas, as Additions e também do facto de aparecer uma seta em cima do personagem que quando fica vermelha entras em batalha, ou seja, remove o elemento de batalhas aleatórias que é algo que nunca gostei nos RPGs da altura.
Acho que é globalmente um jogo muito bom apesar de não ser revolucionário, mas tenho de terminar para ter uma opinião final.

Tenho de voltar ao jogo um dia, já está à algum tempo na minha lista de jogos a jogar.
Pena que não lançaram na steam, dava jeito.
 
@Daniel27DS vale mesmo a pena terminar o jogo. Também estou há uns anos para voltar a pegar no jogo, para ver se envelheceu como deve ser.

Na altura em que o joguei (2000 e pouco) simplesmente adorei. E, na época, já tinha jogado mesmo muitos RPGs e mesmo assim adorei esta proposta da Sony. Estou desde então à espera de um Legend of Dragoon 2, acho o conceito do jogo brutal.

Imaginem um RPG com a possibilidade de nos transformarmos em dragões nas consolas atuais?
 
@Daniel27DS vale mesmo a pena terminar o jogo. Também estou há uns anos para voltar a pegar no jogo, para ver se envelheceu como deve ser.

Na altura em que o joguei (2000 e pouco) simplesmente adorei. E, na época, já tinha jogado mesmo muitos RPGs e mesmo assim adorei esta proposta da Sony. Estou desde então à espera de um Legend of Dragoon 2, acho o conceito do jogo brutal.

Imaginem um RPG com a possibilidade de nos transformarmos em dragões nas consolas atuais?

Fui ver a minha save e a última vez que joguei (e primeira sem contar com o demo) já foi em 2012.
Eu aí já tinha também jogado bastantes RPGs e estava a gostar bastante do jogo.
Acho que como cresci com os RPGs da era PSOne são jogos que me identifico sempre e quase que me transportam a outro período da minha vida.

Gostava de ver vários jogos dessa era com remakes/sequelas atuais, acho que o problema é sempre a escala dos jogos, pois fazer um jogo tão grande com o detalhe de jogos atuais é sempre um risco devido ao custo e à complexidade do projecto.

O Legend of Dragoon faz certamente parte de um daqueles jogos que me ficaram sempre na memória e tem algo de especial que às vezes não sem bem explicar.
 
Back
Topo