Leica Q2 - Vale a pena o investimento?

MiguelFM

Membro
Boa noite,

Nos tempos que correm, ainda vale a pena investir dinheiro numa Leica, mais concretamente na Q2? Isto é, será uma camera que vai manter o seu valor ao longo dos anos, ou hoje em dia, com a massificação, isso já não acontece?

Será melhor optar por camaras de valores substancialmente mais baixo com uma performance igualmente boa? Sei lá, uma fuji x100v por exemplo.

Obrigado :)
 
Uma máquina digital nunca chegará ao valores das máquinas mecânicas, precisamente por ser digital. É uma máquina que preserva muito bem o seu valor, mas não é um investimento.
 
Duvido.

Tipicamente não compras uma Leica por causa do valor (a menos que sejas um colecionador).
Normalmente compra uma Leica quem quer uma Leica. Não diria que a escolha se prende com o desempenho da câmara.

Certo. Adorava ter uma Leica, mas o valor faz com que exista uma ponderação bem maior. Se fosse considerado um investimento, ponderava.

Qual é a melhor máquina relativamente ao desempenho em ISOS elevados? Máquina pequena, do tamanho dentro da fuji x100f ou olympus pen f...
 
Compacta Full Frame talvez a Sony A7C, mas depois nas objetivas não à como escapar. Eu diria que o melhor compromisso entre tamanho e performance é uma X100V. Isto se procuras algo com objetiva fixa (equivalente a 35mm neste caso). Mais pequeno que isso tens uma Ricoh GR II / III.

A Pen-F já tem um sensor Micro Four Thirds e como tal não se pode esperar milagres no ISO.
 
Última edição:
O problema das Sony é que mesmo que o corpo seja relativamente compacto as lentes são enormes... Não há volta a dar. Tive uma Sony A7 II durante uns anos e estou a trocar tudo por uma Fuji X-T30 porque não tenho paciência para trazer lentes do tamanho de uma garrafa de litro e meio atrás de mim.

A Sony A7C, por muito impressionante que seja para uma full frame num corpo tão compacto (como a A7/a7 II já eram no seu tempo), não altera as leis da física:


Uma comparação por exemplo entre a Fuji X100v, X-T30 com a 23mm F2.0 e a 23mmF1.4 e a Sony A7C com a 35mm 1.8 e a 35mm 1.4:

https://j.mp/33WrVc5


Relativamente ao post inicial, sem saber que tipo de fotografia se pretende é difícil dar conselhos. Na duvida, entre uma Fuji X100v e uma Leica Q2, recomendaria sem duvida nenhuma uma Fuji X100v (ou uma X100f que em termos práticos é idêntica e agora estão bem mais baratas). Não porque seja melhor, mas porque uma camara de 5 mil euros não se compra com duvidas, tem que ser uma certeza de que é a camara certa para usar nos próximos 10 anos no mínimo. Uma camara como a Fuji X100V, se não for exatamente o que se procura, daqui a um ano vende-se a perder 200 ou 300€, já uma Leica dessas rapidamente se perde tanto como o que custa uma Fuji X100F nova.

Com uma Fuji X100v/f/etc.. compras o mesmo espirito de camara que compras com a Leica, um corpo compacto, igualmente bem construído, todo em metal, uma qualidade fotográfica muito boa, controlos externos excelentes.
 
Muito obrigado pelas opiniões.

Será que a x100v tem uma boa qualidade em ISOS elevados em baixa luz? Isto para mim era importante.

Existe algum site onde se possa ver exemplos de fotografias em raw?

Faço fotografia de rua.
 
Muito obrigado pelas opiniões.

Será que a x100v tem uma boa qualidade em ISOS elevados em baixa luz? Isto para mim era importante.

Existe algum site onde se possa ver exemplos de fotografias em raw?

Faço fotografia de rua.
Depende de quão baixa luz pretendes... Como disse em cima tenho uma X-T30 que em termos de sensor e processador é muito equivalente à X100v e o que te posso dizer é que até ISO 6400 as fotos são bastante boas, tem muito pouco ruído e não têm color noise. A partir daí até ISO 12800 começa a notar-se a degradação, mas usa-se, daí para a frente começam a ter muito ruído cromático e não dá para usar para nada sério.

Do que vi da Leica Q2 também não é propriamente das melhores em ISO alto. Máquinas como a Sony A7C aguentam-se melhor até ISO's mais altos.

Podes sempre comparar em sites como este:

https://www.dpreview.com/reviews/im...2&x=-0.2254333878108015&y=-0.6573042996256272


Com a Leica a grande vantagem que vais ter é na resolução, não será propriamente em ISO elevados. É que além dos 50Mp tens umas lente Leica.


Mas se a ideia é fotografar com muito pouca luz, talvez devas considerar sistemas que possam usar lentes ultra luminosas. Nas Fuji mantendo +/- o mesmo estilo tens as X-T4 ou a X--pro3 e podes usar lentes como as 16, 23, ou 35, F1.4. O conjunto de um corpo desses e uma lente dessas não ficaria muito longe do tamanho da Leica. Ao contrário da x100V já não consegues levar no bolso de um blusão, mas a Leica também não consegues.
 
Quando compras uma Leica q estás a comprar 3 coisas: a lente, a qualidade de construção e o pontinho vermelho. Tudo o resto é pior do que qualquer outra marca, seja Sony, Fujifilm etc
 
Na minha opinião não compensa porque compactas de grande angular são algo específicas. A menos que utilizes essa distância focal para tudo e tenhas uma relação forte com essa máquina em particular, a meu ver não faz sentido. Eu usei as Ricoh GR durante vários anos e penso que seja um valor já bem razoável. Recomendo experimentar uma durante uns tempos antes de investir numa Leica Q. Eu um dia se comprar uma Leica seria uma ILC e provavelmente de filme.
 
Back
Topo