1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Periférico Leitor de Cartão do Cidadão

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por paulo_sergio, 11 de Novembro de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 39465)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. paulo_sergio

paulo_sergio [email protected] Member

Bom dia

Sei que estes periféricos não são novidade para muitos dos users da techzone/Zwame mas não sabia onde começar este tópico (não o vi mencionado em lado nenhum).

Como todos sabem até 2012 todos os cidadãos devem ter o Cartão do Cidadão.
    Como podemos assinar digitalmente e ter acesso a alguns serviços (para já) sem termos de nos deslocar ao balcão é util saber quais são os leitores e respectivas mais valias que cada um tem.

Ao levantar o cartão o cidadão pode activar a sua assinatura digital e comprar um leitos "simples" por 16€.
    Mas existem mais modelos e empresas a vender leitores. O que este tópico (ou outro criado como stick pelos moderadores) deveria ser era um repositório de informação sobre a compra e utilização dos vários modelos que os users possam ter experimentado.

Vou investigar mais um pouco e depois também digo mais alguma coisa.

Cumps

2. m00s

m00s Power Member

3. spastikman

spastikman Banido

um phoenix faz o mesmo e sai mais barato :P

4. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Bem dito.
    Vou tirar o pó ao meu. :009:

5. news_js

news_js Power Member

Digam-me uma coisa, o leitor de cartões não deve ter teclado? Não devia ter teclado incorporado para evitar ter de introduzir os pins via teclado do computador, com os riscos de segurança associados? Quando vamos levantar o cartão do cidadão não podemos comprar um com teclado?

6. pr0p

pr0p Power Member

Usa Rfid?
    Dá escrever no cartao?

7. Xanax

Xanax Power Member

Tenho uma duvida em releção ao "fantástico" cartão do cidadão, por acaso o cartão traz RFID?

8. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Também tenho sérias dúvidas sobre o tipo de segurança aplicada ao cartão. É que estamos a falar de demasiada informação junta em apenas um cartão. Um sujeito mais determinado pode bem lixar a vida a um gajo com apenas alguns segundos de acesso ao mesmo. Ou se o cartão tiver RFID, nem precisa de ter acesso, basta estar próximo dele.

Pelo menos, o meu BI tem validade até 2014. Até lá ainda vejo se isto do cartão único vale ou não o investimento que foi feito nele.

9. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

acho que és obrigado a passar para o cartao do cidadao até um ano qq, acho que é 2012 ou qq coisa assim. mas n tenho certezas. o melhor é confirmares ;)

Cumps

10. tomassantos

tomassantos To fold or to FOLD?

Houve uma reportagem na SIC a falar sobre o cartão e o seu acesso.

Não é preciso de código para aceder ao programa do cartão, mas é preciso PIN para dados mais 'secretos'.

Acho que é demasiada informação protegida por uns pequenos PINS (é pequeno, porque na reportagem o gajo demorou pouco tempo a mete-la).

11. Por acaso vi essa reportagem e ao pesquisar no google encontrei-a neste blog:

http://onlinestuff.blogs.sapo.pt/50400.html

Só espero que seja mesmo seguro a utilização desse cartão!

12. José Alberto

José Alberto Power Member

Estive a ver o FAQ e eu, quando tiver de renovar o BI, só preciso de o apresentar (o BI)? então e o resto dos documentos que este cartão substitui como vai ser?

Já agora, o que é mesmo preciso apresentar na altura da renovação?

13. pr0p

pr0p Power Member

Pelo que parece n tem rfid, ainda bem...

14. PIII

PIII Power Member

eu já o tenho, só o cartão é muiito prático e pequeno :D

15. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Desculpem a ignorância mas para que me serve ler o cartão?

16. ruimoura

ruimoura Power Member

BI, cartão de segurança social/adse/whatever, cartão de utente do sistema de saúde, cartão de contribuinte. Tens que apresentar isto tudo (se tiveres).

17. m00s

m00s Power Member

Última edição pelo moderador: 13 de Novembro de 2008
  18. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

19. paulo_sergio

paulo_sergio [email protected] Member

4 Digitos

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página