Periférico Leitor de Cartão do Cidadão

Status
Fechado a novas mensagens.

paulo_sergio

Portugal@Home Member
Bom dia

Sei que estes periféricos não são novidade para muitos dos users da techzone/Zwame mas não sabia onde começar este tópico (não o vi mencionado em lado nenhum).

Como todos sabem até 2012 todos os cidadãos devem ter o Cartão do Cidadão.
Como podemos assinar digitalmente e ter acesso a alguns serviços (para já) sem termos de nos deslocar ao balcão é util saber quais são os leitores e respectivas mais valias que cada um tem.

Ao levantar o cartão o cidadão pode activar a sua assinatura digital e comprar um leitos "simples" por 16€.
Mas existem mais modelos e empresas a vender leitores. O que este tópico (ou outro criado como stick pelos moderadores) deveria ser era um repositório de informação sobre a compra e utilização dos vários modelos que os users possam ter experimentado.

Vou investigar mais um pouco e depois também digo mais alguma coisa.

Cumps
 
340x255



alguma informação oficial:

Que tipos de leitores existem? Onde podem ser adquiridos?
Legislação (contém descrição sobre informação disponível na zona visível e específica)

detalhes do cartão
detalhes (básico) do leitor oficial


Notícias do site oficial
FAQ's gerais


...quanto a outros leitores (outros que não os "oficiais") basta fazer uma pesquisa pela internet pois há carradas e não sé em PT
 
Digam-me uma coisa, o leitor de cartões não deve ter teclado? Não devia ter teclado incorporado para evitar ter de introduzir os pins via teclado do computador, com os riscos de segurança associados? Quando vamos levantar o cartão do cidadão não podemos comprar um com teclado?
 
Tenho uma duvida em releção ao "fantástico" cartão do cidadão, por acaso o cartão traz RFID?
Também tenho sérias dúvidas sobre o tipo de segurança aplicada ao cartão. É que estamos a falar de demasiada informação junta em apenas um cartão. Um sujeito mais determinado pode bem lixar a vida a um gajo com apenas alguns segundos de acesso ao mesmo. Ou se o cartão tiver RFID, nem precisa de ter acesso, basta estar próximo dele.

Pelo menos, o meu BI tem validade até 2014. Até lá ainda vejo se isto do cartão único vale ou não o investimento que foi feito nele.
 
tkm_[pt];3867567 disse:
Também tenho sérias dúvidas sobre o tipo de segurança aplicada ao cartão. É que estamos a falar de demasiada informação junta em apenas um cartão. Um sujeito mais determinado pode bem lixar a vida a um gajo com apenas alguns segundos de acesso ao mesmo. Ou se o cartão tiver RFID, nem precisa de ter acesso, basta estar próximo dele.

Pelo menos, o meu BI tem validade até 2014. Até lá ainda vejo se isto do cartão único vale ou não o investimento que foi feito nele.

acho que és obrigado a passar para o cartao do cidadao até um ano qq, acho que é 2012 ou qq coisa assim. mas n tenho certezas. o melhor é confirmares ;)

Cumps
 
Houve uma reportagem na SIC a falar sobre o cartão e o seu acesso.

Não é preciso de código para aceder ao programa do cartão, mas é preciso PIN para dados mais 'secretos'.

Acho que é demasiada informação protegida por uns pequenos PINS (é pequeno, porque na reportagem o gajo demorou pouco tempo a mete-la).
 
Houve uma reportagem na SIC a falar sobre o cartão e o seu acesso.

Não é preciso de código para aceder ao programa do cartão, mas é preciso PIN para dados mais 'secretos'.

Acho que é demasiada informação protegida por uns pequenos PINS (é pequeno, porque na reportagem o gajo demorou pouco tempo a mete-la).

Por acaso vi essa reportagem e ao pesquisar no google encontrei-a neste blog:

http://onlinestuff.blogs.sapo.pt/50400.html

Só espero que seja mesmo seguro a utilização desse cartão!
 
Estive a ver o FAQ e eu, quando tiver de renovar o BI, só preciso de o apresentar (o BI)? então e o resto dos documentos que este cartão substitui como vai ser?

Já agora, o que é mesmo preciso apresentar na altura da renovação?
 
Estive a ver o FAQ e eu, quando tiver de renovar o BI, só preciso de o apresentar (o BI)? então e o resto dos documentos que este cartão substitui como vai ser?

Já agora, o que é mesmo preciso apresentar na altura da renovação?

BI, cartão de segurança social/adse/whatever, cartão de utente do sistema de saúde, cartão de contribuinte. Tens que apresentar isto tudo (se tiveres).
 
Houve uma reportagem na SIC a falar sobre o cartão e o seu acesso.

Não é preciso de código para aceder ao programa do cartão, mas é preciso PIN para dados mais 'secretos'.

Acho que é demasiada informação protegida por uns pequenos PINS (é pequeno, porque na reportagem o gajo demorou pouco tempo a mete-la).

4 Digitos
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo