1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Leitor de dvds não reconhece dvds/cds

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por m00nbl00d, 8 de Maio de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 7044)

1. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Boas pessoal, estive à procura no fórum e não encontrei nenhum tópico que relatasse o mesmo problema que meu, portanto criei este tópico.

É o seguinte. De ontem para hoje, o meu leitor de dvds (TSSTCorp CDDVDW SN-S082 ATA ,portátil Tsunami Walker série 3000), simplesmente deixou de reconhecer qualquer dvd/cd.

Nem sequer dá erro. Ao abrir o ImgBurn (programa que uso para gravar cds/dvds), diz que o leitor está vazio.

Fui ver se havia algum erro com o controlador, mas está tudo bem. Decidi ver se o sistema arrancava pelo dvd do windows vista, e arranca. Portanto, não há qualquer problema com a leitor em si, ou o controlador. Mas, por alguma razão, não reconhece qualquer dvd.

Já aconteceu a alguém? Podem ajudar?

Obrigado

2. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas,

Ele reconhece a drive no My computer? Se sim, vai ao gestor de dispositivos, mete para remover e procura por novo hardware. Vê se resolve e deixa feedback.

Cumps.

3. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Sim, reconhece. Tentei o que disseste, mas não funciona na mesma. Sinceramente, não sei o que fazer, pois o leitor funciona, mas por alguma razão está a ser impedido de ler dvds.

Existe algum programa que permite verificar se existe algum problema?

Edit: Já me ía esquecendo. Ontem, reparei que o Windows Defender já não actualizava desde 24 de Abril. Não dava qualquer mensagem de erro, simplesmente, dizia que não havia actualizações disponíveis. Então, fiz o download das definições e actualizei manualmente. Isto foi ontem (quinta-feira à noite).
    Hoje à tarde quando ía a gravar um dvd é que me deparei com esta situação. Contudo, ontem (quinta-feira) havia gravado uma imagem de um dvd. Portanto, algo correu mal com a actualização do Windows Defender?

Cheguei a fazer um restauro, e a coisa até lá foi, mas por breves segundos. Será que de alguma forma, a actualização manual do Windows Defender deu cabo disto?

Última edição: 9 de Maio de 2009
  4. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Não sei se isto ajuda ou não, mas aqui vai. Com o programa ImgBurn, fui a Verificar - Ferramentas - Driver - Carregar, e surge este erro:

Sinceramente, não percebo nada disso. Ajuda em algo?

Obrigado

5. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Não quero parecer exigente, mas, ninguém terá uma ideia do que possa estar a acontecer?

Se calhar não, caso contrário teriam dito algo. Mas, não custa perguntar. É que estou mesmo desesperado para ter isto a funcionar, pois tenho imensos dados que de outra forma não os poderei guardar.

6. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Actualização: Agora, nem o DVD do Windows Vista arranca no ínicio do sistema.

7. Verifica se lê e grava CD?

8. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Também não lê nem grava CDs. Simplesmente, não reconhece nada. E para piorar, agora nem sequer é possível arrancar o sistema pelo DVD do Windows Vista.

De momento estou a copiar os conteúdos do DVD do Windows Vista para uma pen, e vou arrancar o sistema por ela, para ver se consigo - tiro no escuro - reparar o arranque. Nem sei se a reparação do arranque engloba a reparação do arranque por CD/DVD.

Maldita actualização manual do Windows Defender.

9. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Uma coisa. Pelo visto existe um upgrade ao firmware do leitor de dvds disponível. Existe algum perigo de actualizar o firmware? O que pode advir deste upgrade?

Peço desculpa pelas perguntas, mas sinceramente, não percebo muito de hardware.

10. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas,

Ao que parece foi mesmo a drive que morreu. Se tiveres possibilidade, manda para a garantia :)

Cumps

PS - Atenção ao multi-post, se precisares de adicionar alguma informação e o ultimo post for teu, utiliza o botão "Edit"

11. rpfc

rpfc Banido

acho que deves actualizar! pode resolver algum problema de lente...que tenha.. :) (calibraçao)

o perigo e' actualizares com uma ... firmware errada... mas normalmente ele nao deixa...se nao for para o modelo pretendido!

:)

cumps!

12. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Bem, procedi à actualização do firmware, mas não deu em nada.

Reparei no histórico do Windows Defender, a partir do momento em que o actualizei manualmente, algo relacionado com a chave de registo HKEY_USERS S-1-5-21-[parte diferente de sistema para sistema]\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User Shell Folders\\CD Burning.

Vocês têm esta entrada no registo? É que não encontro no meu.

13. mgl4evr

mgl4evr Power Member

ve se ela e reconhecida na bios.
    se nao, tens de comprar uma nova.
    se sim, experimenta desactivar-la na bios, para ver a reaçao do SO e dos outros programas.

mgl4evr

14. MikeFR

MikeFR Power Member

Corre o Nero Infotools :) talvez te diga mais alguma coisa

EDIT: no cmd, insere:

set devmgr_show_nonpresent_devices=1

Depois, no Gestor de Dispositivos, vais ao menu "Ver" e clicas em "show hidden devices" ou o correspondente em português. Vê se aparece algo no separador dos leitores ópticos alem do leitor que tens.

Última edição: 12 de Maio de 2009
  15. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Isto é o que consigo ver acerca do leitor no Nero Infotools:

Fiz o que sugeriste, e apenas surge o leitor de DVDs, juntamente com o Virtual Clone Drive. Nada mais.

16. MikeFR

MikeFR Power Member

Consegues, por exemplo, fazer boot por cd ?

17. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Mal eu me apercebi, após ter colocado um DVD virgem, que o leitor não reconhcia, e ter colocado outros que o leitor também não reconhecia, uma das primeiras coisas que vi foi ver se o computador arrancava pelo DVD do Windows Vista. E arrancava.

Por isto, é que digo que a culpa é da actualização manual do Windows Defender, que de alguma forma deu cabo da capacidade do leitor ver que existem CDs ou DVDs nele.

E feito burro, lá eu procedi a restauros, etc. E mesmo assim, o leitor continuava a não ler CDs ou DVDs nas sessões. Mas, nunca mais eu vi se o computador continuava a arrancar pelo DVD do Windows. Mas, quando voltei novamente a verificar, já não arrancava. Mas a razão para tal, acredito eu não ser devido a avaria de hardware, mas sim a mais alguma complicação causada pelos restauros e outras tentativas de resolver isto que vi na página de ajuda da Microsoft.

Inclusive, para ver se havia algum ficheiro de sistema corrupto, a partir da linha de comandos escrevi sfc /scannow, mas está tudo em ordem.

Mais valia estar quieto. É como se diz, foi pior pior o emendo que o soneto.

Edit: E para piorar, a Microsoft nem se digna a dar suporte por e-mail. Apenas por telefone, pois é a pagar. Não chega um gajo pagar pelo sistema e as actualizações darem-nos cabo de alguma coisa, e ainda termos que pagar para vermos isto resolvido. Grandes cretinos.

Última edição: 12 de Maio de 2009
  18. mgl4evr

mgl4evr Power Member

experimenta colocar a bios nas definiçoes de origem.

mgl4evr

19. Multijet46

Multijet46 Power Member

Olha experimenta actualizar o firmaware da drive.

Eu tinha aqui uma morta e lembre-me de tentar ressuscitala e tá viva a gravar como manda a lei.

20. m00nbl00d

m00nbl00d Power Member

Pessoal, vocês importar-se-iam de verificar o vosso registo no Windows Vista aqui:

HKEY LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

Vejam se possuem as chaves UpperFilters e LowerFilters.

Obrigado

Partilhar esta Página