1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Leitor DVD morto

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Korben_Dallas, 19 de Novembro de 2003. (Respostas: 14; Visualizações: 1047)

1. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Boas,

Tenho aqui um leitor de DVD no qual um update de firmware não correu mt bem e a drive já não é reconhecida na BIOS.

É um Samsung SD-612 e gostava de saber se há possibilidade de salvar isto...

Thanks

2. kazuza

kazuza Power Member

Arranja um igual
    Dessolda a EPROM dos dois
    Coloca suportes IC nos 2
    Mete a EPROM boa num drive
    Arranca a drive (liga o sistema)
    Troca as Eproms (hotswap)
    Flasha novamente...

3. Korben_Dallas

thanks kazuza mas eu esqueci-me de referir que queria saber de um processo simples ou seja por software.

Essa forma é boa mas é preciso um modelo igual e tempo... seria melhor gastar 35€ e comprar uma drive nova :P

Thanks

PS: Já agora uma drive q lê a 6x aguenta-se bem com jogos e filmes certo?

4. kazuza

kazuza Power Member

Por software não a consegues recuperar...

Basta que leia a 1x....

Velocidades Multiplas usa-se mais para gravações,etc...

Leitura é geralmente a 1x

Se tiveres um DVD 16x, vez o filme a 1x, usas a velocidade 16x para rippar, por exemplo...

5. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Nada disso....

Não te metas com [email protected] de hardware e soldaduras...

vai a este site http://forum.rpc1.org/portal.php
    e lá de certeza k encontras o firmware para o teu dvd....

Tem muitos guias para te ensinar...

Depois diz se resultou (isso tb me aconteceu e ficou fixe por lá)

6. kazuza

kazuza Power Member

Pois, só que o DVD dele morreu, devido justamente a um mau firmware...
    A Drive não tem código (firmware), logo não tem instruções de arranque, quanto mais pra ser flashada...

7. str8edge

str8edge [email protected] Member

Ois, não sei se te posso ajudar, mas tb não sou nenhum entendido na matéria, mas tive um problema igual ao teu com o meu ASUS DVD E616.
    Resolvi com o programa mtkwinflash, por isso vai ao link indicado pelo swimmerboy e faz download de um firmware para o leitor do teu DVD e usas o mtkwinflash para flashar a drive em questão, podes encontra-lo aki http://digi.rpc1.org/mwf.htm
    A questão é q tens de arranjar um firmware em extensão .bin que seja reconhecido pelo mtkwinflash e depois tens de especificar o local onde a drive está instalada, se é master/slave, primary ou secondary no programa.
    Resultou comigo e ja tenho a drive operacional :)

8. SwimmerBoy

Kazuza, mesmo com o dvd morto como tu dizes, existe sempre a ligação fisica por cabos do dvd à motherboard....

Mesmo com o firmware errado e com a drive a nao ser reconhecida, a ligação fisica existe, logo é sempre possivel enviar informação....

Vai ao site, tens lá programas para flashar e os respectivos firmwares....

Por hardware nunca....nao se metam em trocas de chips por outros pk o mais certo é estragarem 2 coisas em vez de uma....

Vai por mim, vai ao site k isso fica a funcionar bem e até melhor se for preciso :D

9. apoc

apoc Power Member

se o update foi mal feito o leitor deixa de ser reconhecido não por ter informação errada mas pq essa informação não deixa a drive trabalhar. logo por mtas ligações fisicas q existam so se o gajo tiver alma e arranjares alguém para fazer a ligação ao além

deste cabo do cerebro do bicho e agora queres q ele pense, por mta informação q mandes para lá não da nada pois as sinapses dele ja se foram

10. Tomé

Tomé Power Member

Tá na garantia?

Tá na garantia?
    Se sim faz como eu...
    Leva-lo á loja e fazes-te um desentendido na matéria e dizes que o leitor deve ter apanhado um virus ou kalker cena parecida...
    Eles arranjam-te isso num instante e já tá...
    Comigo resultou, aliás em vez de me repararem o leitor deram-me um novinho e por acaso é o tal Samsumg de k falas axo eu...

[] Cumps

11. kazuza

kazuza Power Member

Fazes-me lembrar uma amiga minha, que também se fez desentendida 2 dias após comprar um PC e lhe alterar a fonte para 110V...

Por incrível que pareça, o "ténico" trocou-lhe a máquina na hora...

Escusado será dizer que essa loja hoje não existe...

12. apoc

apoc Power Member

é o pessoal especializado q existe no país .... não percebem corno do q fazem

13. SwimmerBoy

apoc...estás enganado enkanto ao dvd

Eu tb já fiz update de firmware errado, inclusivamente de outro leitor k nao era o meu (obvio k nao deu) mas tendo o firmware correcto, ACREDITA que dá para corrigir....

A drive pode nao trabalhar mas esta em contacto com a motherboard....

Pensa assim....a motherboard liga ao firmware e o firmware é k le o cd....

logo, o k esta estragado é o firmware (e consecutivamente a leitura do cd) mas a ligação motherboard-firmware continua intacta, logo é sempre possivel troca de informação entre a motherboard e o chip do firmware

Espero k me tenha explicado razoavelmente bem....

[[[]]]]

14. str8edge

str8edge [email protected] Member

Há programas para flashares o firmware de qq drive, apenas pela especificação do IDE onde está ligado. Tens de especificar no programa se está é primary ou secondary no IDE, e qual IDE se trata.
    Um deles ta aki mencionado por mim nesta thread, é o mtkwinflash. Para actualizar o firware precisas apenas de uma firmware no formato *.bin , que seja reconhecida por este programa.
    O programa tentará actualizar a firmware na drive colocada onde especificaste. Ja devem ter percebido por esta altura que se a ligação fisica não existir ou for mal especificada (qual o ide e se é o primary ou secondary) não irá haver actuialização. Não é preciso andar a soldar nada, pelo menos nesta fase. É preferivel experimentar se a actualização de software é bem sucedida. Se não for então recorrer há garantia (tentar recorrer, porque é dificil de comprovares que não andaste a mexer indevidamente) ou a métodos mais drásticos como soldar o chip

15. Korben_Dallas

Obrigado pela vossa ajuda! Vou tentar ainda hoje e espero que funcione.

Acerca da vossa discussão faz sentido que dê visto que o dispositivo está ligado ao PC.

Esperemos q dê.

Partilhar esta Página