Leitor dvd philips dvp3040 cabo serial?!?[resolvido]

bruno_therion

Power Member
Olá a todos ;)
Vou contar-vos o que se passou comigo,e com o meu dvd e já agora agradeço ajudas.
Comprei um dvd philips,o qual avariou,e enviei pra assistencia,onde a philips enviou-me um novo,modelo superior(o anterior tinha sido descontinuado),até aqui tudo bem até fiquei admirado com o serviço deles.
O modelo que me enviaram é o dvp3040:
Philips%20DVP3040_37.jpg

Fiquei contente com o equipamento,lia divx com suporte a legendas em varios formatos,boa qualidade imagem e som,e mais algumas funções engraçadas.
O unico defeito que eu via nele,seria as legendas ao ver filmes em divx ficavam um pouco transparentes,e em situações de filmes onde havia mais luz/imagem branca as mesmas tornavam-se dificeis de ler.
Conclusão: Lá fui eu pesquisar e descobri que é possivel actualizar o firmware,pra firms homemade em que as legendas ficavam 5*.
encontrei um forum,que tava em espanhol e portugues e saquei um firm de lá. O dito forum era da america latina e não iberico :wow:
A imagem ficou toda amarela tanto em menus como nos filmes,apos tentar voltar ao firm original,o dvd morreu. A garantia já era.
Voltei a pesquisar e encontrei isto:
http://ryan.com.br/mtk_porta_serial.htm
O trabalho todo já tá feito,tinha uma motherboard antiga dum pc,desoldei a ficha do wakeuplan e soldei nos pontos correctos do dvd:
190620080161gr4.jpg

19062008016px5.jpg

19062008017hl2.jpg


Desculpem a qualidade das fotos a minha camera vai pra arranjar e o telemovel não é indicado pra fotos com macro:mad:
Acho que assim fica com outro aspecto :007:
Até parece origem :004:
Já tenho ficha com os fios pra ligar lá,só me resta encontrar um cabo serial dum telemovel siemens,que são dificeis de encontrar. Alguem tem sugestões em relação ao cabo?
Alguem tem por aí um velho que me possa ceder/vender?
Obrigado a todos de qualquer maneira e desculpem o testamento

EDIT: Encontrei uma imagem com as ditas legendas que falei:
dvp5140_SRT_large.jpg
 
Última edição:
No site diz que tens de construir um cabo ou encontrar o tal do siemens, se calhar se o construísses eras capas de te safar mais rápido... aquilo só usa componentes vulgares...


Cumps
 
Já não foi preciso. Acabei por comprar um cabo numa loja de marroquinos custou 5€ e era duma nokia 7650. Aquilo tinha somente 4 fios.
GND/TX/RX/3.3v.
Fiz as ligações todas correctas e já o meti a comunicar com o mtktool,mas no log do programa dá-me sempre o mesmo erro:
Fail to erese flash
o log é o seguinte:
LOG: Start to upgrade
LOG: Flash Type - Unknown Flash Memory
LOG:Check & Backup...
LOG: Erasing....
LOG: Erasing....
LOG: Erasing....
ERR: fail to erase flash!

Alguem tem umas luzes acerca disto?
Já pesquisei e continuo sem saber o porque.
Cump
 
Ele não está a detectar a memoria, mas para a programar também não é preciso detectá-la; ou seja isso tem um problema de comunicação, quase de certeza... Consegues fazer um dump do firmware actual? depois posta-o sff.


Cumps
 
Ao fazer um backup do firm que está lá aparece isto:
LOG: Start to backup
LOG: Init Rs232 ...
E fica assim o tempo todo não sai deste passo... :'(
EDIT: E tens razão ele nem comunica :wow:
Desliguei o cabo e meti o programa a fazer upgrade e o log é exactamente o mesmo....
É estranho pois o dvd antes disto tudo acendia o led de standby e assim que eu iniciava o upgrade ele apagava o led,eu pensei que por isso tava a haver comunicação. Sabes do que pode ser? Será que a minha porta com está desligada? Como vejo isso? É na bios?
 
Última edição:
No meu PC sem nada ligado na COM, abro o MKtool e faço backup aparece logo isto:

Código:
LOG: Start to backup
LOG: Init OK

Pode ser na bios ou nas propriedades do sistema... tens de ver aí ou então usas um PC com windows98 que é menos picuinhas com as portas COM/LPT


Cumps
 
Pois na bios ta activada mas tem 4 opcoes meias esquesitas: 3F8/IRQ4 2F8/IRQ3 3E8/IRQ4 2E8/IRQ3 tenho na primeira opção. Nas propriedades do sistema parece tar tudo ok.
Em relação ao win98 não tenho mais nenhum pc.....
Resolvi testar com o putty só a ver se dava algum sinal de comunicação e nada aparece o ecra todo preto sem sinal,testei das duas maneiras a trocar a ordem do RT/TX.
Tou a ficar desesperado...
 
Essas opções em principio não têm influencia nenhuma (eu tenho a 1ª como tu), mas nas propriedades da COM podes alterar as cenas para ver se consegues alguma coisa... em relação ao w98, experimenta com o vmware


Cumps
 
Parece que o problema está no cabo,pois o mesmo nem os 3.3v manda.:mad: Desmontei-o e tirei fotos. Não se parece nada com o que eu estava à espera:



Estou decidido a fazer um cabo eu mesmo.
http://sodoityourself.com/max232-serial-level-converter/
Este esquema parece facil,mas tenho uma duvida. Na foto,os condensadores parecem ser ceramicos,e que eu saiba estes não são polarizados,no entanto no esquema aparece a polarização. Em que ficamos afinal? Alguem me pode esclarecer? Thanks ;)
 
Isso dos 3.3V secalhar é o telemovel que os tem de fornecer (Ligas a uma fonte externa ou sacas a tensão do DVD: pelo menos a memoria flash e a SDRAM trabalham a 3.3V, verifica se não tens aí algum sitio fácil para buscá-los), e se calhar é por isso que o cabo não funciona...

Esses condensadores que aparecem na foto são de tântalo e são polarizados da mesma maneira que os electrolíticos de aluminio... E claro que não precisam ser de tântalo, os normais também servem...


Cumps
 
Sim o dvd fornece os 3.3v,mas tudo o que li sobre cabos de serial,indica o mesmo. Os que têm 3 fios são GND/TX/RX e os que têm 4 é igual mais 3.3v. Este como tem 4 fios era suposto um deles ter os 3.3v. Provavelmente vou tentar fazer uma ficha,mas ainda não tenho a certeza. Vou estudar melhor esta ;)

EDIT:
Novidades,comprei os os componentes todos,ficou em 2.07€ :007:
Fotos:
07082007006ms8.jpg



Com as pressas esqueci-me de ir tirando fotos conforme avançava.
Aqui já com algumas coisas soldadas:
08082007007vs2.jpg


Aspecto final:


Já agora,aproveito pra perguntar,se alguem sabe pra que serve aquela peça de plastico que tá agarrada ao cabo. eu desmontei aquilo,e tem aspecto de material tipo iman por dentro mas não é magnetico. Não faço a minima pra que serve. O cabo era dum GBA,mas tava estragado na ficha.

Conclusão nisto tudo: Tanto o que comprei do nokia como este não funcionam e têm os dois os mesmos valores,lidos no multimetro. Ou seja algo se passa e não sei o que>(. Continuo sem comunicar com o chip do dvd:'(
Sugestões,alguem tem?
 
Última edição:
Tu como fizeste edit ao post, não apareciam mensagens novas então eu nunca vinha cá ver...

Anyway, tens aí um prob de windows/PC, tens que testar com outro SO ou verificar se o cabo tá bom...


Cumps
 
se tiveres uma board antiga (PII ou PIII) tenta com ela...

eu em boards recentes também nem sempre consigo brincar com essas portas como quero...
com o meu receptor satélite também só consegui comunicar com ele numa board antiga...

Cumps
 
Bolas! Nunca pensei que as boards novas tivessem problemas desses. Por norma as coisas tendem a evoluir,e não o contrario. O mesmo se passa com o windows. Bem vou ver se arranjo maneira de ver issso com um pc antigo.
Em relação aquela peça no cabo ninguem sabe o que ela faz? Cump
 
Bem me parecia que tinha alguma coisa a ver com isso. Nesse caso vou deixa-lo ficar.
Bem,tenho aqui um PII com o win98 e a funcionar,era do meu irmão deram-lhe aquilo e eu desmontei-o pra um dia fazer um moding na caixa,e lembrei-me vou montar isto nem que seja no chão e siga... Até aqui tudo ok,tá a funcionar e tudo 5* mas tenho um problema lol o raio do rato e teclado são usb e aquilo não reconhece. Tem 2 entradas usb na parte traz,e o teclado trabalha na bios e tudo,mas quando entra no win98 deixa de trabalhar. Nem teclado nem rato. Alguem tem por aí uma ideia de genio? É que eu não tou a ver o que possa fazer...
 
Tens que usar um pelo menos um rato PS/2 para conseguires meter os drivers do teclado, ou ao contrário...

Oue então activas o USB keyboard legacy support... Podes ter ou não essa opção na bios


Cumps
 
Tem lá a opção e eu activei-a e fiz save and quit,e as luzes do teclado ficam ligadas aquelas do numlock,etc mas quando começa a entrar no win98 apagam e não dá pra fazer mais nada :S Vou ver se arranjo um rato e teclado,provavelmente vou comprar que o meu rato deu prego e este é provisorio... Eu vou dando noticias. Obrigado pelas ajudas
 
Back
Topo