1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Leitor mp3 à fuel cell

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por JPgod, 17 de Setembro de 2005. (Respostas: 25; Visualizações: 2277)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

http://www.akihabaranews.com/en/news_10243.html

Agora teremos que colocar "gasolina" nos leitores de mp3 :lol: Ou seja se subir o petróleo fica mais caro ouvir musica :005:

Última edição: 21 de Setembro de 2005
  2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

fuel cell != gasolina
    geralmente estão relacionadas com um alcool: metanol, normalmente

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Repara nas "aspas" ;)

é obvio que deve ser um combustivel especial, mas, olha era giro chegares num posto de gasolina e , "atesta-me o leitor de mp3 sff" :lol:

4. blastarr

blastarr Power Member

É metanol liquefeito, "preso" em materiais cerâmicos porosos sob pressão. Infelizmente não são nada baratas estas baterias e duram muito, mas depois não se podem recarregar.

5. Flyer

Flyer Power Member

n sao baratas por enkuanto pq se n me engano a toshiba tem um projecto p lançar um dos seus laptops de topo com isso ;)

6. [TI]

[TI] Banido

Sendo as fuel-cell baterias do futuro acho estranho que não se possam recarregar.

7. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Acho que existem recarregáveis, as pilhas de hidrogénio e acho que também se chamam fuell-cell :rolleyes:
    Sempre pensei que fossem estas as pilhas do futuro

Cumprimentos

8. UNDEATH

UNDEATH Power Member

Não sei se no link da noticia dis mas claro que são recarregaveis senão qual era o objectivo disto?

9. Flyer

Flyer Power Member

Tanto as batts a "alcoól" como as hidrogénio (estas só conheço em carros e coisas assim "grandes"...essa sim chamada fuel cell) são recarregáveis ;)

Senao, quer dizer, temos uma bateria LiIon toda ANTI-ambiente q é recarregável e com vida útil muito satisfatória e íamos mudar para baterias ditas ecológicas de uso único?? ;) what gives?? :D

10. KRU$TY

KRU$TY Power Member

Altonomia :007: humm ( não será autonomia )

Bem não tou nada a achar piada ter que andar com mais um porcaria (ainda por cima altamente inflamável) no bolso >( >(

11. timber

timber Zwame Advisor

Vinha faz uns 4 ou 5 anos um artigo muito interessante sobre fuel cells para estas aplicações na Spectrum
    Eram recarregáveis com uns cartuchos descartáveis. Tenho de procurar isso e voltar a ler.

12. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

estas baterias de altissima autonomia acabam por ter um grande problema, que é: então e se aquela gaita entra em curto circuito, va-se la saber porque? fica em curto circuito muito tempo... e isso pode ser perigoso...

13. blastarr

blastarr Power Member

O problema não é tanto esse.
    Como o metanol tem de ficar no estado líquido para ter rendimento (mais denso do que no estado gasoso, logo, maior quantidade no mesmo espaço -think botija de gáz-), é necessária uma elevada pressão dentro do cartucho. Numa situação normal, o combustível é relativamente seguro, mas basta que aumente a temperatura, tenha um furo, etc, para poder rebentar com uma facilidade muito maior do que as baterias de lítio rascas "no name made-in-china" dos telemóveis. Também por isso, a recarga é muito mais perigosa, logo, nesta fase inicial, posta de lado.
    A tecnologia de "aprisionar" as moléculas de metano na estrutura porosa cerâmica foi criada em inglaterra e funciona aplicando uma corrente eléctrica controlada ao material cerâmico. Quando isso acontece, expande-se, permitindo a passagem do metano, quando a corrente cessa, contrai-se e aprisiona-as lá dentro, ao mesmo tempo que as deixa suficientemente separadas para não constituirem um perigo tão elevado como nos containers normais usados em protótipos de veículos, nestas cartridges de telemóveis anteriores, etc, onde o metanol era guardado da forma tradicional.
    Também é preciso notar que as células de combustível perdem eficiência abaixo de determinada temperatura, pelo que em países frios e no inverno a autonomia fica bastante reduzida.

De qualquer forma, é um desenvolvimento que promete, neste momento devemos estar no equivalente metanol ao das primeiras baterias portáteis lead-acid, que tinham grande autonomia, mas eram tipo tijolo (o Macintosh Portable de 1989 é um exemplo).

14. Acho essa tecnologia muito interessante.... mas gostaria de saber qual é a vida útil dessas fuel cell?
    A autonomia é bastante atractiva e há sempre a possibilidade de podermos recarregar a bateria em locais onde não temos acesso à corrente eléctrica, pois já não dependemos desta.
    Será que existe algum local onde possa ter mais informações sobre este tipo de baterias, tipo preços, processo explicativo do funcionamento, etc?

15. Flyer

Flyer Power Member

nunca pensei em dar esta resposta, mas como eu tb n tenho a resposta na carola, tendo de ir procurar ao..GOOGLE :)

16. [TI]

[TI] Banido

Essa de ir a correr para o Google virou moda? :D

Experimentem por exemplo http://www.fuelcell.org/ ou mesmo http://www.fuelcells.org/ :D

17. [TI]

[TI] Banido

E eu que pensava que o Metanol era líquido à pressão atmosférica. Na volta os átomos
    andam trocados ou a física-química anda aos trambulhões.

Vou já enviar o meu avião telecomandado dar uma curva para os lados de Marrocos pois andou-me a enganar estes anos todos.

18. blastarr

blastarr Power Member

Parece que a tua gramática é que anda aos trambolhões...

19. timber

timber Zwame Advisor

Isso não quer dizer nada
    Como é que uma coisa que tem uma temperatura de ebulição de 337 K pode ser um gás à pressão atmosférica?
    Eu não sei se comprava um fuel cell com metanol lá dentro. O metanol é um veneno extremamente perigoso. Além a fuel cell deixa de ser 100% limpa.

20. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Também há vapor de água na atmosfera... :P O gás é o metano. O metanol é um alcool e é liquido á temperatura ambiente. O maior perigo do metanol é arder com chama invisivel. Só se dá conta quando se começa a sentir o "quentinho"...

Partilhar esta Página