Leitores MiniDisc (Nostalgia e mais um Fã)

@fmorcego

O minidisc teve o seu tempo como muitas outras inovações, hoje está mais que ultrapassado, quem os tem é apenas pela nostagia daquele periodo, de resto não há muito a dizer, eu tenho algures um guardado também das ultimas gerações.

O cabo optico para isso é ires há amazon e tens lá --> https://www.amazon.es/s?k=Mini Toslink to Toslink Digital Optical Audio&tag=zwame00-21

O cabo usb isso encontra-se em qualquer loja que venda material informático usb-A to USB mini B.

Também fui pioneiro desse maravilhoso formato. Tive um normal de aparelhagem e ainda tenho um portatil gravador guardado comprado em 1999. O mp3 é q deu cabo dele.

@fmorcego

O minidisc teve o seu tempo como muitas outras inovações, hoje está mais que ultrapassado, quem os tem é apenas pela nostagia daquele periodo, de resto não há muito a dizer, eu tenho algures um guardado também das ultimas gerações.

O cabo optico para isso é ires há amazon e tens lá --> https://www.amazon.es/s?k=Mini Toslink to Toslink Digital Optical Audio&tag=zwame00-21

O cabo usb isso encontra-se em qualquer loja que venda material informático usb-A to USB mini B.

O minidisc começa a voltar a valorizar e a ser vendido novamente.

Arranjei este ( mz-nh600) , estou á espera de o receber. Vamos lá ver a qualidade de som dele, e já traz um disco de 1gb, que andam caríssimos pelo eBay e afins. Este acho que foi dos últimos a ser lançado pela Sony.

https://www.minidisc.wiki/equipment/sony/portable/mz-nh600d

Na altura tive um da sharp ( os da sharp eram incríveis na altura) e um Sony , acho que foi o mz-r70.

Mas sim, o MP3 matou o minidisc, hoje qualquer telemóvel reproduz flac e outros formatos superiores ao comum MP3 e com uns earphones bluetooth de média gama é difícil superar o que quer q seja...

O meu era o Sony MZ-R35, grande canhão em gravação digital. Tenho um MD duma trovoada q gravei algures em 1999 e o som é brutal.

Arranjei este ( mz-nh600) , estou á espera de o receber. Vamos lá ver a qualidade de som dele, e já traz um disco de 1gb, que andam caríssimos pelo eBay e afins. Este acho que foi dos últimos a ser lançado pela Sony.

Na altura tive um da sharp ( os da sharp eram incríveis na altura) e um Sony , acho que foi o mz-r70.

Mas sim, o MP3 matou o minidisc, hoje qualquer telemóvel reproduz flac e outros formatos superiores ao comum MP3 e com uns earphones bluetooth de média gama é difícil superar o que quer q seja...

É perfeitamente normal que volte a valorizar porque existe procura, no entanto, destina-se a um nicho de mercado muito restrito que é mais para colecionar tal como existe noutras tecnologias de eras anteriores.

Agora claro que na era em que eram tecnologia de ponta era caríssimos e não estavam ao alcance de qualquer um, hoje é natural que os valores praticados nos usados ainda sejam altos de um ponto de vista de um artigo cujo o valor já é simbólico, é mais no sentido de quem coleciona está disposto a dar, para o comum dos mortais é claro que vai achar caro os valores pedidos para um artigo datado e obsoleto.

O problema sim foi o MP3 mas o seu concorrente direto o CD ainda ai continua, ainda assim também os equipamentos mp3 tiveram uma curta duração com a evolução dos smartphones e outros, ainda assim foram destronados mais uma vez por outros formatos como o mp4 suportava áudio e vídeo, logo seguindo o stream porque a internet evolui-o muito nas ultimas décadas sendo algo dominante hoje em dia o que faz com que estejamos todos interligados.

tudo tem a sua fase na história, é sempre bom reviver outros tempos, mas não posso pensar muito nisso, se não qualquer dia tenho de abrir um museu, e as gerações seguintes não ligam patavina a isto.

Óptimo modelo que compraste. Eu ainda cá tenho 3, o meu original, comprado em Macau nos anos 90 e 2 que adquiri nos 2 últimos anos. É dos meus formatos favoritos (não tanto em som no entanto).

O meu era o Sony MZ-R35, grande canhão em gravação digital. Tenho um MD duma trovoada q gravei algures em 1999 e o som é brutal.

Outro grande modelo!

Eu só estou à espera de mudar de casa para voltar a utilizar mais regularmente, pois já tenho sistema para os ligar, só tenho que esperar mais 2 mesinhos!

@fmorcego

O cabo optico para isso é ires há amazon e tens lá --> https://www.amazon.es/s?k=Mini Toslink to Toslink Digital Optical Audio&crid=3CHYOFYRIDQXK&sprefix=mini toslink to toslink digital optical audio,aps,544&ref=nb_sb_noss&tag=zwame00-21

Este cabo vai funcionar? Ligar o minidisc a uma aparelhagem para gravar?

https://www.olx.pt/d/anuncio/cabo-ptico-sony-IDDr8OW.html

Chegou o bixo, esta é daquelas compras que não se explica, mas de vez enquando adoro mexer em devices antigos, um dos últimos que mexi até foi um Toshiba libretto 100ct.

Bom é preciso tirar um curso para isto , o MP3 realmente veio facilitar isto tudo.

Felizmente o bixo já trouxe música no minidisco de 1gb (nem sabia que estes existiam) . Assim pude comprovar que funciona na perfeição. Nada melhor que um bom grunge das hole para ver a qualidade de som . Como já não uso phones 3.5 aos anos, fui a casa da minha mãe buscar os que ainda tinha, uns superflux chineses que foram muito recomendados na altura neste fórum e preço qualidade eram imbatíveis.

A qualidade de som é incrível, não estava á espera que fosse tão boa. Som Muito genuíno e real.., Na altura quando tinha minidisc não era tão boa, disso tenho a certeza. Não tenho duvidas que é superior a muitos MP3 actuais que andam aí.
O som está gravado na segunda melhor qualidade que existe. O aparelho também é super leve e compacto. Parece um MP3 quase.

Resta-me agora brincar um pouco com isto , sei que existem programas feitos até recentemente que substituíram os da Sony e permite mandar música para eles facilmente através de um PC ou até mesmo telefone.

Edir: bastou ligar isto por cabo ao PC que é reconhecido como pen drive e da para ver tudo.

IMG-20230907-221125039.jpg

IMG-20230907-215631373.jpg

IMG-20230907-215638471.jpg

IMG-20230907-215600925.jpg

Última edição:
O som é bom quando não super comprimido. Eu tenho bem em mente a diferença que era entre ter varias músicas num md, tudo comprimido e ter apenas copiado um album. Realmente a qualidade pode ser muito boa (com a pitada certa de nostalgia ofc).

Eu tenho um desses softwares mas, como ainda não me mudei, ainda não testei.

Absolutamente. Numa mini aparelhagem da Sony que comprei com 14 anos, cujo o módulo de MD comprei um ano depois. Ainda oiço os CDs que fui replicando na altura de amigos. Ontem foi o concerto do Restelo de 2000 dos Pearl Jam.

Minidisc foi uma pena não ter pegado, qualidade igual a CD, muito mais capacidade potêncial, mais pequenos, mais robustos.

Uma das coisas que sempre fico surpreendido é como um aparelho daqueles apenas usa uma pilha AA e alem disso temos que admitir que aqueles mini disc's com cores variaveis e até mini disc's ediçoes limitadas mandavam sempre aquela "pinta".
dnak2jwhgfbd1.jpeg

Que nostalgia, das cenas que mais usei na adolescência, adorava tudo nesse sistema, tinha aparelhagem com modulo MD e ate no PC um adaptador para usar no sitio da baia das disquetes que devia ser a versão de Hong Kong disto
vaio_buildinmd.jpg

ligava por dentro a placa de som quer para gravar quer para leitor que usava as colunas ligadas ao PC mesmo com o PC desligado.

Ainda cheguei a ver autoradio com MD mas depois quer os Ipods quer os smartphones começaram a aparecer e comprei um destes
sonyericsson-w810-00.jpg

e depois um Ipod Classico e foi o fim do MD que ainda deve morar em casa da minha mão abandonado numa gaveta :|

Eu ainda tentei me meter no mundo MD, mas os preços são muito moda ‘vintage’...
e os álbuns (poucos) nem se fala,
que é um ótimo formato, assim como a cassete lá isso é.

Eu no meu caso nunca tive um leitor ou gravaçao MD e até recentemente adquiri um HI-MD modulo Sony MZ-NH600 entao para mim isto é tudo novo mas devo admitir que sim hoje em dia o preço de um MD player ou até um simples MD virgem é preços muito "vintage" como foi dito pelo o cubo-x

A quem mandou PM, eu não consigo responder pq só posso enviar uma por dia. Provavelmente o post foi apagado por acharem que eu estava a querer vender alguma coisa, mas não era venda era mesmo o que dizia lá (que não vou repetir porque por algum motivo foi apagado).

Provavelmente só irei a casa da minha mãe no Natal mas se encontrar o MD mostrarei o modelo e o estado em que está, a ver se não ficou com nenhuma pilha dentro...

Tenho um MD dos Depeche Mode (Violator) 1990, e o audio é muito abafado. Tal como tenho um CD de 1982 com o mesmo problema. Dá ideia q nos inicios destes 2 formatos o audio nao era grande coisa como é agora.

Back