Recentemente, adquiri o meu primeiro aparelho HI-MD, um Sony MZ-NH600, e é uma experiência interessante. Hoje em dia, claro, uma pessoa não 'ganha' muito em termos de qualidade ao ouvir música num dispositivo deste tipo, já que existem alternativas mais avançadas. Na altura, provavelmente, o mesmo se dizia dos leitores de CD portáteis. Mas acho que o MiniDisc (MD) representa uma peça importante da história da música, mostrando a tentativa da Sony de inovar e criar algo que fosse uma evolução das cassetes convencionais, com uma qualidade próxima à de um CD, mas num formato mais pequeno e protegido.
Atualmente, adquirir um aparelho destes, uma peça histórica do mundo da música, pode ser caro. Ainda assim, acredito que vale muito a pena, pois a qualidade de som está lá – apenas foi esquecida por muitos.
Aqui deixo uma foto do meu 'menino'. Em breve, estarei a comprar um disco HI-MD decente para aproveitar realmente o aparelho. Também quero começar a colecionar aqueles MiniDiscs coloridos que a Maxell e a Sony lançaram na altura.