Dual SIM Lenovo a820 (4.5" qHD, 1.2GHz Quad-C, 1Gb Ram, JB 4.1)

O que estas a achar dele pra já?

Estou mesmo a adorar, principalmente pelo preço que paguei.

Para já ainda não há um ponto que não me esteja a satisfazer.

Mas eu vim de um Vodafone 945 para este Lenovo A820, logo dei um salto qualitativo bem generoso.

E já ando a meter o olho a algo com 5" HD e bateria aceitável...
 
Diz-me uma coisa, o flash faz muita falta, ou a camara é perfeitamente aceitável, mesmo sem flash, em fotos de interiores?

Noite deve ser impossível, claro.
 
Diz-me uma coisa, o flash faz muita falta, ou a camara é perfeitamente aceitável, mesmo sem flash, em fotos de interiores?

Noite deve ser impossível, claro.

Foi uma coisa que ainda não experimentei, tirar fotos em interiores com pouca luminosidade. Tenho tirado durante o dia com bastante sol, mas ainda não as analisei no computador.

Mas o flash no telefone foi uma coisa que nunca tive muito interesse, porque na minha opinião as fotos ficam com as cores todas deturpadas quando se o usa. IMO.

Fotos à noite só com Lumia 920/5 ou 1020, caso contrário não são grande espiga. IMO.
 
O flash não serve só para conseguir uns daguerreótipos arcaicos à noite, serve de lanterna! É nessa função que o uso muitas vezes. É daquelas coisas que já tenho e não queria deixar de ter, embora o preço na ***** para o A820 mês esteja a tentar muito, porque entre dentro das chinocas, a Lenovo é a que me oferece mais confiança.
 
no armazém ***** Spain agora também temos o Lenovo A760 quase igual ao A820, ambos Quad Core 1.2GHz, ecrã 4.5 inch IPS, bateria 2000mAh, memória 1GB/4GB, android 4.1, câmara sem flash, etc

diferente é resolução 854x480 (A760) ou 960x540 (A820), CPU Snapdragon MSM8225Q (A760) ou MTK6589 (A820), câmara 5MP (A760) ou 8MP (A820)

que acham destas diferenças, a resolução ecrã ou CPU são muito diferentes? este Snapdragon é melhor que o Mtk?

Tendo em conta as especificações que mencionaste, o A820 é muito melhor. Se puderes ir para esse, nem penses duas vezes.

Ecrã - Ligeiramente melhor PPI
CPU - Quad-core A5 e Adreno 203 (SnapDragon) vs Quad-core A7 e SGX544 (MTK)

Eu estou extraordinariamente satisfeito com o meu. Melhor compra num telefone até hoje.
 
Review Pessoal

Aviso:
Vim de um Vodafone 945 para um Lenovo A820, por isso esta opinião pode ser “overrated”. XD

Tamanho
Ao princípio estranha-se, mas depois torna-se perfeitamente normal. Ao final de alguns dias já começa a parecer ligeiramente pequeno e não me importaria que fosse um 5” HD.
Confortável quanto baste para segurar e manusear diariamente.
Qualidade de construção razoável, mas obviamente não tem uma sensação “premium” como um iPhone 4 ou HTC One.
A cor roxa é muito elegante e pouco comum. Deve agradar à maioria.

Ecrã
4.5” qHD é bastante satisfatório, quase que não se nota a pixelização, a menos que se ande à procura disto mesmo. Obviamente que HD seria melhor, mas penso que não é imperativo neste tamanho.
Brilho quanto baste para a maior parte das situações, sendo que o brilho automático funciona bastante bem.
Ângulos de visão bastante razoáveis, para não dizer muito bons.
Cores e contraste razoáveis, visto que não é um AMOLED, mas na minha opinião serve perfeitamente.
Rácio de ecrã bem desenhado na minha opinião para utilização de um smartphone.

Câmara
8 Mpx BSI.
Das fotos que fui tirando até agora, estou satisfeito. Mas ainda é cedo para falar sobre isto.
Samples da Câmara com a App de origem da Lenovo (elas não estão na posição correcta, mas não me estava a apetecer corrigir isso agora):
https://drive.google.com/folderview?id=0BwAqBJKXhNa8MXI3Q3kxY3NYQUE&usp=sharing
Obviamente que de noite não serve e convém ter bastante luz para tirar fotos decentes.
Não tem flash, mas também não me faz falta.
“Tweaks” muito bons por parte da Lenovo na app da câmara. Caso não sirva para algum utilizador, o que não faltam são apps na Play Store.
Muito rápida a tirar a foto, diminuindo assim a possibilidade de “blur”.

GPS
Do pouco que ainda testei, funcionou espetacularmente bem.

Chamadas
Som alto a tocar e a ouvir a outra voz. Mas com o volume no máximo pode distorcer um pouco e “metalizar” o som. Recepção de rede bastante boa.

Bateria
Para 2000mAh, não tenho razões de queixa. Dura-me facilmente um dia inteiro com utilização normal, ou até vários se não o utilizar muito.
Com utilização muito intensiva, não dura um dia com certeza.

Performance
Com o MT6589M, chega e basta para tudo aquilo que necessito. Fluidez constante e é muito raro mesmo apanhar lag, e mesmo quando surge é muito ligeiro.
É natural que algumas aplicações mais abusadoras de CPU se queixem num “scroll”, mas não é preocupante.
Não fiz, nem faço benchmarks. Isso, na minha opinião, é só para medir pilinhas.

SO
Android 4.1 com o Project Butter e Google Now. Fantástico como já previa.
Levou uns “tweaks” por parte da Lenovo que só melhoraram a experiência Android. Nada a apontar em relação a isso, muito pelo contrário.
CPU pode ser definido a 0.8, 1.0 e 1.2 Ghz, fazendo assim melhorar a performance/autonomia.

Apps Lenovo
Algumas são muito bem-vindas. Outras são indiferentes. Outras poderiam ser melhoradas por causa do Mandarim que por lá aparece, mas não incomoda muito.

Dual-Sim
Muito bem implementado por parte da Lenovo. Sem nada a apontar.

Conclusão
Por 120€ e +/- 2 meses de espera, não poderia ter feito melhor compra.
Neste momento a relação qualidade/preço ainda é mais gritante com ele a 100€.

Qualquer dúvida, é só perguntar!
 
Última edição:
Excelente review Rui!
Só uma dúvida se me
puderem esclarecer, na ***** spain não existe o risco da alfândega certo? Sendo assim é certo que o preço final é 112,40 cêntimos?
Cuidado, tem que ser no ***** Spainwarehouse para vir de Espanha! Ainda lá está a 124€ vindo de Espanha por nacex.
 
Última edição:
É isso.

Pelo que percebi, o antelifespain é um representante em Espanha da *****, que manda vir os produtos da China para o cliente e assegura a garantia europeia.

O spainwarehouse é só um armazém da ***** que recebe material, não é nenhum representante ou loja, é simplesmente uma forma de enviar o material sem custos alfandegários. A compra é feita à ***** na China, com garantia da China, só o envio é de Espanha.
 
Este lenovo tem boa assistência e/ou boa comunidade (a nível de ROMs, atualizações, etc)?
Já agora alguém pode mostrar umas fotos tiradas por este lenovo?
 
Obrigado pelos esclarecimentos e pelas samples da câmara... A câmara não me parece má, mas também não me parece tão boa como a de outros (como o cubot gt99).
Outra coisa que me está a pesar é o facto de não ter flash...
 
Rui, tenho lido que a rom multi idioma não traz todos os menus traduzidos, aparecendo alguns em inglês. Isto corresponde á verdade? Não é que me faça muita diferença, é só para saber.
 
Obrigado pelos esclarecimentos e pelas samples da câmara... A câmara não me parece má, mas também não me parece tão boa como a de outros (como o cubot gt99).
Outra coisa que me está a pesar é o facto de não ter flash...

O flash num telefone, principalmente se não for premium, não costuma ser grande espiga. E antes prefiro que não tenha e reflictam isso no preço, do que ter só por ter e depois sair mais caro.

A câmara não é nada de extraordinário (penso que seja inferior à do GS2), mas para um telefone de 100€ (neste momento), penso que não se possa pedir muito mais.

Se não se fizer muito zoom, as fotos até me surpreenderam bastante pela qualidade. Depois há sempre as Apps de fotos na Play Store para quem perceber do assunto para dar uns bons retoques na fotos.

Como dizem +/- os fotógrafos: "A melhor câmara é aquela que tens contigo no momento certo".

Rui, tenho lido que a rom multi idioma não traz todos os menus traduzidos, aparecendo alguns em inglês. Isto corresponde á verdade? Não é que me faça muita diferença, é só para saber.

Sim, é verdade. Deverá andar à volta de 80% português e 20% inglês. Mas já nem reparo nisso.

Depois tens as Apps da Lenovo que vem com 50% Mandarim, 50% Inglês. Mas não é muito comum eu utilizá-las, por isso nem me faz diferença.

No que eu puder ajudar, continuem a perguntar.
 
Última edição:
As apps da Lenovo dá para ignorar de todo, ou apagá-las, e meter outras para a mesma finalidade? Ou é necessário utilizar alguma app deles sem qualquer alternativa?
 
As apps da Lenovo dá para ignorar de todo, ou apagá-las, e meter outras para a mesma finalidade? Ou é necessário utilizar alguma app deles sem qualquer alternativa?

Normalmente nem noto que tenho as Apps da Lenovo, mas também ainda não me deu na telha para as apagar. Com o TB deves conseguir isso facilmente.

O que não falta são Apps na Play Store para substituir pela originais da Lenovo.

Por exemplo: Go SMS, Go Contacts, Ultimate Caller Screen, aCalendar, Play Music, etc.

As que eu uso frequentemente da Lenovo são a Camera (ainda não tive necessidade de experimentar outra), Personal HotSpot e PowerSaving.

Podes sempre fazer um backup delas todas e depois tentares tirá-las para ver o que acontece...
 
Back
Topo