Tablet Lenovo Ideapad MIIX 320-10ICR (Oferta WiZink)

Tb tenho este pisa papeis

Alguém sabe se da para fazer upgrade de hardware a este PC?
Por uma ssd ou então por um RAM maior?
Onde posso ver isso?

N me importo de ficar sem garantia..
 
viva,
O carregador que tinha para este tablet foi de vela. Por acaso existe aqui algum utilizador que queira vender um original para este tablet em questão? Se sim que me envie mensagem privada sff.
Obrigado.
 
Tb tenho este pisa papeis

Alguém sabe se da para fazer upgrade de hardware a este PC?
Por uma ssd ou então por um RAM maior?
Onde posso ver isso?

N me importo de ficar sem garantia..
Creio que esse PC têm um disco eMMC soldado à placa mãe e não podes colocar qualquer outro. Pelo menos costuma ser essa a norma nesses híbridos. Verifica bem.

Podes ir ao site da crucial e procuras por updates de ram e disco indicando o pc, eles dizem os produtos deles que podes usar. Mas creio que o teu não permitirá fazer upgrade nem a disco nem a ram.

Apesar de nunca ter usado linux, penso que será a única opção para ficar com um SO actual e bem mais leve que o Windows 10.

viva,
O carregador que tinha para este tablet foi de vela. Por acaso existe aqui algum utilizador que queira vender um original para este tablet em questão? Se sim que me envie mensagem privada sff.
Obrigado.
Tens também a opção de comprar um universal.
 
Será que com Linux o touch funciona?

Estou como o resto do pessoal, só serve mesmo para ocupar espaço o PC neste momento.
Não dá para instalar um OS tipo os do Chrome book e fazer daquilo um tablet? Ou as arquitecturas não são a mesma cena?

Se esta cena desse: link até era de tentar. Ver vídeos e jogar jogos foleiros da play store era para o que eu o gostava de usar. Mas neste momento até para ver filmes no autocarro é fraco que o ecrã não tem brilho nenhum
 
Última edição:
Alguém conseguiu instalar Linux neste PC? Já tentei 3 Distros diferentes e não consigo porque o ecrã fica de lado e distorce tudo, não consido escolher as opções porque não dá para ler!!!

Não dá para instalar o Prime OS directamente do windows para depois eliminar a partição do Windows porque não tem espaço suficiente... Que desespero de pisa papeis...
 
Alguém conseguiu instalar Linux neste PC? Já tentei 3 Distros diferentes e não consigo porque o ecrã fica de lado e distorce tudo, não consido escolher as opções porque não dá para ler!!!

Não dá para instalar o Prime OS directamente do windows para depois eliminar a partição do Windows porque não tem espaço suficiente... Que desespero de pisa papeis...

E não podes instalar o Prime OS (ou outro) a partir de uma PEN ou disco externo?

EDIT: que tal o https://zorinos.com/download/ tem uma versão LITE para computadores mais fracotes...

Tenho o Phoenix OS e o REMIX OS instalados num portátil, mas ambos têm alguns problemas. De qualquer forma são uma alternativa. E instalam-se bem através de uma PEN.
 
Última edição:
E não podes instalar o Prime OS (ou outro) a partir de uma PEN ou disco externo?

EDIT: que tal o https://zorinos.com/download/ tem uma versão LITE para computadores mais fracotes...

Tenho o Phoenix OS e o REMIX OS instalados num portátil, mas ambos têm alguns problemas. De qualquer forma são uma alternativa. E instalam-se bem através de uma PEN.

É isso que eu estou a fazer, o raio do ecrã fica sempre virado de lado, o que faz com que a imagem fique toda distorcida e não dá para ler as opções. Se eu por acaso soubesse de "cor" o que era preciso selecionar dava. Fiz liveboot com a versão Lubuntu e está a instalar a partir daí. Se mesmo esta versão for muito pesada vou tentar o chromium OS, (eu estava numa de prime OS / Phoenix OS) para instalar apps android a ver vamos.
 
Estou a gastar mais tempo a tentar fazer deste PC algo que se aproveite do que o tempo que o utilizei.

A ver se alguém tem o mesmo stress que eu, eu quando faço boot das distros de linux o ecrã (Orientação) está toda trocada não sei porquê! Quando faço o Live do Phoenix OS, o que acontece em que virado para landscape fica em portrait e em portrait fica em landscape.

Até quando instalo o windows ele está sempre na vertical:

1NLIVIH.jpg


Alguém sabe se tem solução ou é uma deficiência para a vida? É que este "stress" é que está a fazer com que seja impossível de usar o PC / instalar as distros que eu quero.

O Lubuntu até era muito leve e funcionava muito rápido mas tinha de forçar no terminal rodar o ecrã para ele ficar em landscape e depois o touchscreen recebia os toques na vertical à mesma.
 
Sim este lê a minha pen usb 3 a 35mb/s.. deve ser limite mesmo do tablet, porque no portatil tenho 110mb/s a ler e 50 a escrever.

Já está a funcionar.. Muito mais simples que o RemixOS.
Muito rápido este SO. :D
E parece a ter playstore..
Bugs nestes primeiros 5 minutos:
Tem algumas coisas em chinês..
A orientação do ecrâ não funciona muito bem, tive de por no modo fixo.

P_20171109_181745_v_HDR_Auto.jpg




P_20171109_182119_v_HDR_Auto.jpg


Para instalar é fazer download do exe para o tablet e depois aí instalar para a pen. Depois desligar o tablet e para fazer boot é botão de power + botão de volume up.. Escolher boot menu e escolher a pen.

Isto deve ficar engraçado instalado no disco. Porque assim temos de andar com a dock atrás.

Não tinha reparado neste post. Mais alguém instalou o Phoenix OS?
 
Não tinha reparado neste post. Mais alguém instalou o Phoenix OS?

Eu instalei no disco e não correu muito bem... O OS estava sempre a "encravar", carregava na playstore e aquilo dava o tilt. Acabei por desistir passados uns 20 min.

O melhor OS para rapidez era sem dúvida o Lubuntu, quando instalei aquilo parecia outra coisa. Problema: a rotação de ecrã tinha de ser manual e quando fazia a rotação o touch continuava na "vertical" por isso não funcionava na horizontal.

O Ubuntu já funciona tudo porreiro, mas é mais pesadote.
 
Acabei de instalar o fedora 29, na versão 2GB/32GB (sim, eu sei, crente)

Parece-me um pouco pesado, mas o certo é que parece estr tudo a funcionar correctamente, até a rotação do ecrã (embora dolorosamente lenta...)

Vou dar uma hipótese a outro flavor qualquer de ubuntu, mais leve, mas, para já, o fedora parece-me uma alternativa válida para este dispositivo (Provavelmente o micro-sd não vai funcionar, mas já nem quero tentar pois não consegui fazer boot de nada enquanto não o tirei)
 
Acabei de instalar o fedora 29, na versão 2GB/32GB (sim, eu sei, crente)

Parece-me um pouco pesado, mas o certo é que parece estr tudo a funcionar correctamente, até a rotação do ecrã (embora dolorosamente lenta...)

Vou dar uma hipótese a outro flavor qualquer de ubuntu, mais leve, mas, para já, o fedora parece-me uma alternativa válida para este dispositivo (Provavelmente o micro-sd não vai funcionar, mas já nem quero tentar pois não consegui fazer boot de nada enquanto não o tirei)

como disse em algumas paginas atras. coloquei win 10 ltsb. sem windows defender. etc. etc. e funciona bem.. gasta 650mb ram. se quiseres ir mais a fundo https://www.ntlite.com/tutorial-for-creating-and-testing-a-700mb-windows-10-iso/ nao esquecer de instalar os drivers do touch e edit regedit para evitar esse erro do ecran na vertical.

com ubuntu e etc simplesmente para esquecer.
 
como disse em algumas paginas atras. coloquei win 10 ltsb. sem windows defender. etc. etc. e funciona bem.. gasta 650mb ram. se quiseres ir mais a fundo https://www.ntlite.com/tutorial-for-creating-and-testing-a-700mb-windows-10-iso/ nao esquecer de instalar os drivers do touch e edit regedit para evitar esse erro do ecran na vertical.

com ubuntu e etc simplesmente para esquecer.

Se não conseguir um setup minimamente aceitável, dou uma olhadela a isso. Mas, para ser sincero, fico com um pé atrás, por partir os updates. Experimentaste instalar o ubuntu for windows? Para mim é essencial, já que vou usar o portátil como um terminal para os vários serviços lá de casa.
Aliás foi isso que me fez passar para o linux, já que ao tentar instalar o ubuntu for windows, tinha de fazer actualizações, e depois não tinha espaço para as actualizações...
E o modo tablet, funciona bem?

Já fiz algo semelhante com o windows XP, aqui à uns anos atrás, para um Eeepc 900. Ficou a funcionar muito bem na hora, mas passado algum tempo voltava a dar problemas. A mulher reclamava que qualquer periférico que lá colocava não tinha drivers (acho que exagerei um pouco, já que nem pens instalava), e as actualizações voltaram a encher o disco passado algum tempo. Só ficou bem com lubuntu, na altura.

Voltando ao lenovo.

Tentei com o Ubuntu mate, e o resultado foi bastante encorajador. Muito rápido e fluído, como se esperava. A rotação automática não funciona, e por defeito o monitor fica na vertical. No entanto é possível corrigir esta situação com uma chamada do "randr". O mesmo para o touch, usando o "xinput". O próximo passo passa por automatizar a execução destes comandos no arranque, para não ter de os executar manualmente.
O único senão é que o desktop fica com alguns glitches gráficos com a rotação do ecrã. Um restart ao desktop deve resolver o assunto, tenho de pesquisar o comando certo para adicionar ao script de inicialização.

De resto, parece-me funcionar praticamente tudo. Não testei as câmaras e o SD, que provavelmente não funcionarão, mas, para mim, são dispensáveis.
Ao retirar o tablet do teclado, pode haver crashes caso estejamos a usar pens USB. A rotação automática não funciona, mas o touch fica funcional. Será também fácil scriptar os comandos e colocar uns atalhos na barra de tarefas para permitir uma rápida mudança na orientação. Para o teclado no ecrã, coloca-se um atalho para o onBoard na barra, e está perfeito.

Notas:

@BolaBrancaV7: O lubuntu não usa o xinput, pelo que não é possível fazer a rotação do touch. Não faço ideia do que usa para tratar o input do touch, mas deve ser possível fazer o mesmo. Tentei instalar o xinput por cima, mas partiu a imagem.

O gnome nota-se que fica mais pesado. No entanto, não me parece propriamente mais pesado que o windows original. Como referi, o Fedora funcionava perfeitamente out of the box, incluindo a rotação automática. Demora um pouco, mas também demorava no Windows. Nota-se em algumas circunstâncias, como ao clicar no botão para ver as aplicações, nos settings ao selecionar os dispositivos, etc. Também se nota que não tem a mesma fluidez que o mate ou o lxde, mas não me parece propriamente pior que o windows. O mais certo é sofrer do mesmo mal que os outros em relação ao SD e à câmara (problemas de drivers ao nível do kernel).

Provavelmente vou instalar o ubuntu, dar mais uma chance ao gnome, e a segui testar outra interface, como o cinamon ou o xcfe. Acho que alguns dos problemas que tive são do próprio mate, e não relacionados com o portátil em si. Depois logo decido como fica.
 
Última edição:
Alguém sabe onde arranjar peças? Tenho um cá em casa e preciso da board com o power button e volume buttons (o encaixe onde se liga o cabo que liga a board e a MB está "solto", não prende o cabo mesmo fechado, os botões não funcionam a não ser que faça pressão no cabo, coisa que não dá com a tampa fechada).
Ando aqui à procura em N sites, nada até agora...
 
Um pequeno update.

Instalei o ubuntu normal, e dá os mesmos problemas, no entanto, usando o wayland, o display funciona direito, incluindo a rotação de ecrã, embora lenta, e uma das vezes se tenha "perdido" e ficado trocado.

No entanto, como não há bela sem senão, o som não funciona, vou ter de rever as configs.

Confirmei também, o fedora usa o wayland por defeito, por isso aqui parece estar a solução.
Resumindo, quando o lubuntu sair com o suporte ao wayland, deverá resolver o problema. Até lá ou vou usar um dos gnomes, ou vou trabalhar uma instalação do ubuntu mate para ser mais fluída.
 
Back
Topo