Lenovo Legion Y530

Continuo bastante satisfeito e recomendo vivamente este portátil.

No entanto reparei noutra coisa curiosa... Quando uso a bateria por exemplo apenas 1%, ficando o portátil com 98%, e volto a ligar à corrente, a bateria não carrega. Mostra isto:



Apenas se a bateria descarregar para baixo dos 95% é que volta a carregar. E aí sim, carrega até aos 100%.

Do que percebi ao procurar online isto é normal. Vocês confirmam?

Não consegui encontrar online se é possível desactivar esta opção, ou seja, para forçar carregar a bateria mesmo acima dos 95%. Alguém sabe se é possível?
 
Sim é normal. Pelo que percebi é um sistema de proteção da bateria. Para não estar sempre a carregar ao mínimo descarregamento digamos assim.
 
Pelos vistos antes era possível mudar, mas agora já não:

LenovoVantage-hardware-power-chargingThresholds-300x296.png


Fonte: https://www.lenardgunda.com/thinkpad-battery-charging-thresholds/
 
Tentei instalar a versão 49 da bios e ficou presa a meio do processo. Já depois do PC reiniciar e o caraças.

Tive que desligar o PC à força no botão. Liguei-o passado 1 minuto. Reiniciou umas 2 ou 3 vezes e entrou no Windows tendo a versão da bios antiga (v46).

Por agora não mexo mais nas bios.
 
Dizem que o carregador deixou de fazer barulho. Há um gajo que diz que as temps melhoraram. Mas cheira-me que os testes não foram nas mesmas condições.

Não tiveste problemas a instalar a bios? Eu borrei-me todo quando aquela maravilha ficou presa -.- já estava a ver a vida a andar para trás.
 
Última edição:
Também li das temperaturas, acho demasiado estranho que com testes nas mesmas condições a variação seja tão grande. A ventilação está a funcionar igual, pelo menos não notei variação nenhuma.

Não tive qualquer problema com atualizações de BIOS até hoje. Deves ter tido azar e alguma coisa falhou.
 
Dizem que o carregador deixou de fazer barulho. Há um gajo que diz que as temps melhoraram. Mas cheira-me que os testes não foram nas mesmas condições.

Não tiveste problemas a instalar a bios? Eu borrei-me todo quando aquela maravilha ficou presa -.- já estava a ver a vida a andar para trás.

O meu ficou preso num ecrã quando acabou de atualizar a BIOS, tive tipo 30 minutos a espera e aquilo não fazia nada, tive de o desligar.
 
Exato. Uso para fotografia amadora e não me queixo muito.

O pior às vezes é mesmo em locais muito iluminados em que dava jeito um pouco mais de brilho. De resto ta-se bem. Também estava cheio de medo, e não me parece assim tão mau quanto isso.
 
Não sei ao certo qual é a tua preocupação em termos de monitor. Seja como for, acabei de comprar um monitor externo relativamente bom, que depois tentarei colocar ao lado do ecrã do portátil e fazer umas comparações. Talvez para a próxima semana consiga fazer essa pequena comparação.
 
Como é o ecrã deste portatil? Tenho lido opiniões contrárias (a versão normal).

cumprimentos

Para mim é bom mas podia ter mais brilho, tal como já foi dito aqui. Para já só tenho usado para programação e edição de texto. Como ainda praticamente não joguei, ainda não passei pelos problemas que falam aqui da bateria e barulhos do carregador.
 
Eu acho que o brilho é mais que suficiente tanto para trabalhar/jogar em casa (controlando a luminosidade) bem como para trabalhar em escritórios / salas de estudos com alguma luminosidade. Ainda não experimentei ao ar livre mesmo, mas também nunca costumo usar ao ar livre mesmo.

Relativamente a barulhos do carregador, battery drain, etc... não tenho pois comprei o i5 + 1050 (sem Ti) que não tem qualquer um destes problemas. Recomendo vivamente este portátil (sem a 1050 Ti!).

A única queixa que tenho, mas já percebi que é mesmo falta de contacto com estes discos é o disco ser barulhento. Eu nunca tinha tido um 7200rpms (não comprei com SSD, hei-de fazer o upgrade a seu tempo). Entretanto também já me apercebi de outra coisa: eu também ainda nunca tinha usado o Windows 10 :P O Windows 10 está sempre a escrever qualquer coisa para o disco!... Já fiz boot em lubuntu e o disco fica silencioso / normal (só escreve ou lê quando é para escrever ou ler...). É normal, mesmo em idle, o Windows 10 estar sempre a "picar" o disco? (é o processo "System", que está sempre a escrever/ler qq coisa).
 
O meu a única coisa que me queixo é que quando o ligo, o touchpad bloqueia um bocado. Normalizando ao fim de uns segundos. Não sei se será do windows ou do touchpad em si..

E por vezes o próprio windows bloqueia, e tenho de desligar completamente no botão.. Tenho de o formatar de novo para ver se fica bom.

Já agora, tenho um kingston nvme A1000, qual a melhor maneira para o apagar e voltar a instalar o windows? Basta entrar no diskpart aquando da instalação e fazer clean?
 
Tentei instalar a versão 49 da bios e ficou presa a meio do processo..

Eu instalei há bocado porque apareceu-me a notificação para a atualizar e só agora é que vi aqui que podia ter corrido mal, vá lá que instalou sem falhas.
Não vejo diferenças a não ser uma cena que diz "Intel Dynamic Platform & Thermal Framework" e instalou umas drivers disto também, mas não sei o que é ou se já tinha isto sequer.

A única queixa que tenho, mas já percebi que é mesmo falta de contacto com estes discos é o disco ser barulhento. Eu nunca tinha tido um 7200rpms (não comprei com SSD, hei-de fazer o upgrade a seu tempo). Entretanto também já me apercebi de outra coisa: eu também ainda nunca tinha usado o Windows 10 :P O Windows 10 está sempre a escrever qualquer coisa para o disco!... Já fiz boot em lubuntu e o disco fica silencioso / normal (só escreve ou lê quando é para escrever ou ler...). É normal, mesmo em idle, o Windows 10 estar sempre a "picar" o disco? (é o processo "System", que está sempre a escrever/ler qq coisa).

Só tens esse disco no PC e é lá que o windows está instalado?
Se sim, eu penso que é normal estar sempre a "picar" isto porque estive a ver agora o comportamento dos meus discos enquanto não estou a fazer nada e como podes ver na imagem, mais ou menos de 2 em 2s, o disco onde tenho o windows vai a 1 ou 2%. (o meu é SSD por isso não ouço nada) O segundo disco que tenho é HDD e ouço sempre a picar quando abro o explorer ou assim.

 
@Varl eras tu que tinhas uma fotografia num outro tópico do teu Y530 numa base elevada em cima de uma secretária? Que base é? Não tem ventilação forçada pois não? Notas grandes diferenças entre estar elevado ou direto na secretária? Se quiseres colocar o disco HDD em descanso ao fim de algum tempo sem uso, eu tenho o meu a entrar em descanso ao fim de 1 minuto.
 
Back
Topo