Lenovo Legion Y530

@Varl eras tu que tinhas uma fotografia num outro tópico do teu Y530 numa base elevada em cima de uma secretária? Que base é? Não tem ventilação forçada pois não? Notas grandes diferenças entre estar elevado ou direto na secretária? Se quiseres colocar o disco HDD em descanso ao fim de algum tempo sem uso, eu tenho o meu a entrar em descanso ao fim de 1 minuto.

Sim, é uma base de 1€ do *****, não tem ventilação("x-type laptop cooling bracket" se quiseres procurar).
Não te sei dizer se há diferenças porque nunca usei sem a base xD já a tinha antes deste pc e também usava sempre até porque gosto da inclinação que dá ao teclado.

O meu HDD entra em descanso, o SSD onde tenho o windows é que não.
 
Obrigado, essa parece bem interessante. Eu ainda ando a decidir se compro alguma base com ventilação mas pelo menos uma do género dessa devo comprar que sempre ajuda a estar menos tapado do que em cima de uma secretária.


Y540 e Y740 disponíveis em fevereiro, linhas muito parecidas (para não dizer iguais) ao Y530, para quem estava à espera de novidades.
 
Última edição:
Instalas o disco, arrancas pela pen e instalas o Windows no novo disco. Ou estou a perceber mal alguma coisa?

Estás a perceber mal.

Eu já instalei o windows no ssd.

Mas por quero voltar a formatar para ver se o problema que estou a ter é do windows ou não.

A minha questão é, qual a melhor forma de apagar o ssd, para voltar a instalar o windows?
 
Estás a perceber mal.

Eu já instalei o windows no ssd.

Mas por quero voltar a formatar para ver se o problema que estou a ter é do windows ou não.

A minha questão é, qual a melhor forma de apagar o ssd, para voltar a instalar o windows?

É exactamente a mesma forma de um hdd. Inicias pela pen com o Windows, formatas o ssd, e instalas.
 
Só tens esse disco no PC e é lá que o windows está instalado?

Sim, é isso mesmo.

Se sim, eu penso que é normal estar sempre a "picar" isto porque estive a ver agora o comportamento dos meus discos enquanto não estou a fazer nada e como podes ver na imagem, mais ou menos de 2 em 2s, o disco onde tenho o windows vai a 1 ou 2%. (o meu é SSD por isso não ouço nada) O segundo disco que tenho é HDD e ouço sempre a picar quando abro o explorer ou assim.


Pois! É isso mesmo. Obrigado pela confirmação. Hei-de colocar um SSD e deixo de ouvir estes barulhitos (também só se ouve quando estou num local muito silencioso e o portátil está sem emitir som/música.

@VarlSe quiseres colocar o disco HDD em descanso ao fim de algum tempo sem uso, eu tenho o meu a entrar em descanso ao fim de 1 minuto.

Ainda não tenho SSD por isso não posso fazer isto. Mas só por curiosidade: como é que fazes? E outra questão: porque colocas o HDD (disco secundário) em descanso? Também ouves os barulhos que nós (quem tem o Windows no HDD) ouvimos?


Pelos vistos antes era possível mudar, mas agora já não:

LenovoVantage-hardware-power-chargingThresholds-300x296.png


Fonte: https://www.lenardgunda.com/thinkpad-battery-charging-thresholds/

Alguém descobriu se é possível mudar o Battery Charge Threshold? Segundo o que investiguei havia uma versão anterior do Lenovo Vantage que permitia fazer mais coisas, incluíndo mudar o Battery Charge Threshold, mas a actual não permite.
 
Ainda não tenho SSD por isso não posso fazer isto. Mas só por curiosidade: como é que fazes? E outra questão: porque colocas o HDD (disco secundário) em descanso? Também ouves os barulhos que nós (quem tem o Windows no HDD) ouvimos?

Alteras nas definições avançadas de energia.

Coloco em descanso por vários motivos: 1º não está em uso e por isso não cria desgaste desnecessário nalgumas peças, 2º evita consumo de energia desnecessário e 3º escuso de ouvir a rotação do disco.

Eu não oiço os barulhos de escrita/leitura, salvo quando estou a escrever/ler, o que oiço são barulhos de rotação, é suave e constante não tem as variações de ruído que tem na leitura/escrita.
 
Pela aplicação já não consegues, tenta pelo Windows Registry:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Lenovo\PWRMGRV\Data e HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Lenovo\PWRMGRV\ConfKeys\Data\[número de série da tua bateria]
 
Deverá sair hoje (ou nos próximos dias) uma nova versão da BIOS, vamos ver se vem com alguma novidade interessante. Entretanto também saiu uma atualização para a parte de energia, alguém tem novidades disto?
 
Estou a espera da próxima da atualização da bios para instalar no meu já que a ultima deu maravilha e acho que as coisas não ficaram como deviam. Mas não tenho tido problemas no PC.

Quanto à cena da energia. No fórum da lenovo diziam que resolvia o problema do drain. A mim não resolveu nada.
 
Pessoal, alguém sabe como desativar o brilho automatico em modo de bateria? Por exemplo, quando venho aqui ao zwame como o fundo é escuro, o brilho diminui sozinho se estiver a usar em bateria e não quero que ele faça isto.
 
O que é o fan table? Perdoem-me a burrice :joker:


Edit: Estou a experimentar o OneKey Optimizer da LENOVO aqui

Tem a opção de conservation, resta testar se funciona.

Aqui não está a carregar nem no modo conservação, nem no modo normal...

Edit2: Deixei descarregar até aos 60% e agora, aparentemente já tem o comportamento normal e funciona!

Edit3: Deixei descarregar até 48%, liguei ao carregador, vai até aos 60% e pára. Se continuar a funcionar assim, plenamente satisfeito!

large
 
Última edição:
Boas . Comprei o Legion 15ICH-886, ou seja, modelo com i5 8300H e 1050 4GB, disto 1TB 7200rpm.

Troquei o disco pelo Samsung 850 Evo 256gb que tinha da minha torre que entretanto vendi e nota-se claramente um sossego em termos de ruído. Menos quando a ventoinha se lembra de disparar.

Usei o programa Intel XTU para realizar um undervolt que tanto se fala, mas como ainda estou a começar a ler não sei bem se estou a fazer isto certo.

Ora acho que exagerei um pouco com isto ao testar -0220mv Core e cache, corri 5min de prime95 e achei ok.
Depois desligo o carregador da tomada e pfff BSOD.

Acho que vou precisar de uma base para manter uma certa altura e conseguir airflow necessário. Alguma sugestão ?
Secalhar uma base sem ventoinhas .
 
Última edição:
Menos undervolt. Isso parece-me demasiado agressivo e penso que com o i5 não precisas de tanto.

Quanto à base, penso que agora no inverno não há necessidade disso. Talvez um repaste quando chegar o tempo quente.

Já analisaste as temperaturas? É que tendo o i5, isso aquece menos do que o i7, e se calhar não tens necessidades de baixar as temperaturas.
 
Menos undervolt. Isso parece-me demasiado agressivo e penso que com o i5 não precisas de tanto.

Quanto à base, penso que agora no inverno não há necessidade disso. Talvez um repaste quando chegar o tempo quente.

Já analisaste as temperaturas? É que tendo o i5, isso aquece menos do que o i7, e se calhar não tens necessidades de baixar as temperaturas.
Concordo. Undervolt nesse processador deve andar por ordem dos -100mV/-130mV.
-220mV é instabilidade certa.
 
Back
Topo