Lenovo Legion Y530

Não. Vou abrir o meu amanha para por uma memoria RAM, mas não sei ver isso. As especificações dizem que é 1x1 logo apenas 1 antena digo eu, mas não confirmei nada.
 
Eu já tinha visto que de "origem" vem com uma placa que suporta apenas uma antena. No entanto, o portátil pode trazer as duas antenas colocadas e apenas uma delas está ligada.
Se for assim, só tens de comprar uma placa Wi-Fi nova que suporte duas antenas.
E lembrar que as antenas nos portáteis são apenas pequenos fios que, geralmente, ficam à volta do ecrã.
 
Obrigado pela info @skandal

Aproveito para ir deixando aqui alguns benchmarks, neste caso do disco mvme.

É a primeira vez que tenho um disco mvme nas mãos, não sei se são velocidades normais ou não.



EDIT:

Relativamente à placa wireless… É fraca. Ao lado de um portátil com 9 anos, no speedtest marca uns 12 a 15 MB enquanto o portátil com 9 anos marca entre os 20 e os 25MB. Cagada.


EDIT 2: aqui está uma imagem de um vídeo com ele aberto (não é meu). Sinceramente até aparente ter 2 antenas, mas acho que era bom demais.

 
Última edição:
Deve ter as duas. Não compensa andar a colocar apenas uma na linha de produção. Se alguém for do Porto e quiser experimentar uma 7260 ou 8265 eu posso emprestar.
 
Eu estive a ver alguns preços no ebay. Custam entre 10 e 20€. Como vou ter que abrir o PC para meter. RAM e ssd sou gajo para comprar uma. O meu maior receio é ela não caber. Há vários modelos e de vários tamanhos, também não sei bem o que comprar. Tenho que analisar melhor a questão, mas estou inclinado para o fazer.
 
Nunca vens ao Porto? Eu arranjo-te uma placa para testares. Mas é fácil comprar no eBay, basta teres a certeza que estas a comprar a versão M.2
 
Não. Muito muito.raramente meto os pés no porto. Mas obrigado :)
Aconselhas algum modelo específico?

----------------------------------

Tive que atualizar a bios para uma versão mais recente já que as ventuinhas disto ligavam ao máximo de 10 em 10 min durante uns 5 segundos. Era bastante chato. Vamos lá ver se resolve.
 
Última edição:
Acho que a 9260 está fora de questão. Nessa página do ebay diz:

Not work for HP/IBM/Thinkpat/Lenovo Laptop

Mas vou tentar (outra vez) a sorte com a lenovo a ver se eles me dizem algo. Mas as probabilidades são menores de que 1%. Vão-me logo indicar o site deles das peças e dizer que só aquelas é que dão.
 
Isso deve ser para os modelos mais antigos que tem whitelist de placas wifi que podes usar e todas as outras ficam bloqueadas. Tenho ideia que já não usam disso :)
 
Boas, acabei hoje de meter mais 8GB de RAM, um disco SSD 850 evo (que tinha no PC antigo) e mudar a placa wireless para uma 9560.

Abrir o PC não foi coisa fácil. Depois de tirar os parafusos, é preciso com algum jeito abrir os encaixes que a parte de baixo tem. Com um cartão de crédito, paciência, jeitinho, lá se consegue. Mas não é fácil, até porque o PC tem uma boa construção e fica difícil encontrar um bom sitio para enfiar o cartão e começar a abrir os encaixes. Eu consegui pela parte de trás.

Após isso, tirei o protector que a memoria RAM tem. Sem grandes dificuldades. Aquilo tem uns pernozinhos encostados ao protetor. É só desencostar com o mesmo cartão usado para abrir os encaixes. A partir daí é levantar o protetor. Meter a RAM. Meter o protetor, e voltar a encostar os pernos.

A placa wi-fi é bastante fácil de mudar. Tirar as antenas. Tirar o parafuso. Ela levanta e depois é puxar parar fora. Para meter a nova é seguir o mesmo processo.

O disco, segundo o manual é preciso tirar a bateria… Mas afinal, como é óbvio, não é preciso tirar a bateria… Basta tirar o encaixe que lá está, desapertando os parafusos. Meter o disco no encaixe, apertando o encaixe ao disco com os parafusos do disco. Pegar na ligação sata que veio na caixa do PC (para os modelos que não trazem HDD), encaixar no disco, e depois para encaixar na bord é que é mais "complexo". Aquilo trás uma película azul, que não é para tirar!!! É preciso jeitinho e várias tentativas para encaixar aquilo no sitio certo. É preciso o encaixe da ligação estar para cima e depois tentar enfiar aquilo lá na ligação. Baixar o encaixe. E por fim apertar os parafusos que foram tirados em primeiro lugar.

Encaixar a parte de trás com algum força, mas com jeitinho. Apertar os parafusos (cuidado que os maiores são da parte de trás…) e pronto.

Boot e tudo a funcionar :)

Relativamente à nova placa wi-fi...

esta é a antiga, ainda montada:

https://photos.app.goo.gl/sdcbPJ3pTwUmsW4x9

Como podem ver já trás as duas antenas ligadas. Apesar de nas specs do PC na lenovo dizer que só tem uma. E nas specs da placa no site da Intel também. Ou então eu vi mal...

Seja como for, acho que esta nova placa, a 9560 tem pior recepção de sinal. Ainda tenho que ver isto melhor, mas sinceramente parece-me pior.

Seja como for, abrir o PC dá trabalho e para quem não está habituado é um bocado stressante. Desta forma, vou manter esta nova placa até ver ou ter algum problema.
 
Bem, parece que sou o único por estes lados a dar feedback deste PC, mas pode ser que ajude alguém que venha atrás e pense em comprar o pc.

Depois de alguma utilização normal, onde incluo office, Internet, edição de imagem, jogos (CS GO com bots), máquina virtual com CentOS, posso dizer que estou qb satisfeito. Na generalidade o PC portou-se sempre bem, comeu tudo o que lhe dei sem se queixar.

Com isto tudo detectei 2 problemas ambas enquanto jogava CS GO:

1- Temperaturas

2- Energia fornecida pelo carregador de 135W


Vamos à primeira Temperatura!!

Ora em termos de refrigeração o PC não é mau de todo, mas quando nos pomos a puxar pelo cpu e pela gráfica, a porca torce o rabo.

As temps no CPU atingem com facilidade picos de 98 ℃ quando a Intel aconselha um máximo de 100 ℃. Ora Nem está assim tanto calor cá em casa. Deve estar uma temperatura a ronda os 25 ℃ talvez um pouco mais. Após 1h de CS GO podemos ver na imagem seguinte uma média de 89 ℃ cm vários picos acima dos 94 ℃. Diria que a maior parte do tempo andou entre os 88 ℃ e os 94 ℃



Relativamente às temps da gráfica nada a apontar diria eu. Apesar de não saber bem as temperaturas aconselhadas da 1050 TI, o meu PC antigo tinha uma gráfica que atingia os 90 ℃ sem qualquer problema.

Na seguinte imagem podemos ver as temps do GPU de forma mais detalhada, verificando temp máxima de 78 ℃ e média de 73 ℃. A flutuação não é muita e diria que durante a maior parte do jogo andou a rondar os 75 ℃.



Isto tudo faz com que o PC sofra de thermal throttling, como podemos ver na imagem seguinte.



Segundo o que li no fórum da Lenovo, um repaste com pasta térmica decente, consegue descer as temps entre os 15 e os 20 ℃. Ou seja, aconselho um repaste para quem usar o PC durante muito tempo com grande carga no cpu e na gráfica.

Um problema resolvível.


Segundo problema - Energia fornecida pelo carregador de 135W.

Este é um problema, para mim, estranho, pois nunca me tinha passado nada pelas mãos com este problema. Também não tinha lido nada online sobre o mesmo.

Basicamente isto resume-se ao facto do adaptador de 135W que vem com o portátil não ter capacidade suficiente para fornecer energia ao portátil quando este está debaixo de grande carga no CPU e no GPU. Para colmatar isto, o portátil consome energia da bateria. Isto faz com que durante a 1 hora que eu estive a jogar CS GO, a minha bateria tenha ido dos 100% aos 94%. Isto é um problema geral deste portátil + adaptador pois há vários registos no fórum da lenovo a queixar-se do mesmo. E problemas ainda mais graves com outros jogos, em que a bateria desce 40% numa hora.

Isto a longo prazo vai diminuir o tempo de vida útil da bateria (pelo menos). Pois vai passar a vida a fazer ciclos de descarga e carga desnecessariamente. Além disso, não faço ideia do que acontece se se estiver tempo suficiente em carga para que a bateria descarregue totalmente. Isto é visível na imagem seguinte onde podemos ver a quantidade de power throttling.



A Lenovo acabou de lançar uma BIOS onde coloca a opção para o uso de um adaptador de 170W. Há um user no fórum da Lenovo que diz que essa BIOS lhe resolveu este problema. Para mim é peta… Não faz sentido nenhum, a não ser que a bios nova permitisse ir buscar mais energia ao adaptador. O que não faz sentido nenhum na minha cabeça.

Posto isto, para mim este problema só é resolvível com um novo adaptador de 170W que a Lenovo usa em certos modelos, mas obviamente, não faz sentido nenhum esse encargo ficar a cargo do cliente!!! A lenovo deveria fornecer um novo adaptador, mais potente, sem qualquer encargo para o utilizador. Mesmo que se tivesse que devolver o de 135W.

Provavelmente irei abrir um ticket no suporte ao cliente da Lenovo e irei falar na loja onde o comprei. Não tenho muitas esperanças, mas vou reclamar até onde conseguir.
 
Obrigado pela info @matavelhos... :)
Eu ando na fase de escolha ainda e por acaso agrada me o design do modelo.

Achas que o downgrade para a 1050 normal de 4gb e i5, atenua o problema do carregador e temperaturas? Sou um nabo em informática.

Estou reticente em escolher lenovo...
 
Acredito que o i5 aqueça menos que o i7. Além disso é provável que fique sem o problema do carregador.

Mas relativamente ao aquecimento, o melhor é procurar algumas informações relativamente ao i5 e ao seu comportamento.
 
Infelizmente esse problema da falta de energia é comum a vários laptops do mercado,não só nos lenovo. Mas já experimentaste undervolting? Por vezes o consumo do package desce uns 15-20W se bem afinado, o que pode acabar com o throttling.
 
Também sou proprietário de um Legion Y530 i7, como não uso para jogar, ainda não me apercebi de temperaturas dessa ordem.

Os 135 W são manifestamente pouco pelos vários relatos que se vão lendo pela net. Dado que a nova BIOS já permite a utilização de 170 W, seria interessante a Lenovo dar ordem às lojas para substituição directa do de 135 W pelo de 170 W. Vamos aguardar, embora não tenha grande esperança.

No geral a construção parece-me muito robusta e as linhas são simples e agradáveis. Recomendo este equipamento sem qualquer dúvida.
 
Infelizmente esse problema da falta de energia é comum a vários laptops do mercado,não só nos lenovo. Mas já experimentaste undervolting? Por vezes o consumo do package desce uns 15-20W se bem afinado, o que pode acabar com o throttling.

Planeio fazer, mas nunca o fiz, por isso estou um bocado reticente… Um bocado de receio de o PC ficar instável e não o conseguir ligar.
 
Back
Topo