Lenovo Legion Y530

Boas,

Tenho o meu Legion i5-8300H GTX 1050 há cerca de 1 ano e meio e nunca tive grandes problemas com o mesmo mas ultimamente tenho tido um problema chato e no qual já fiz alguma pesquisa e não consegui encontrar solução.

Quando estou a jogar, o computador bloqueia e sou obrigado a dar shutdown no power button e voltar a ligar. Isto acontece maioritariamente mid-game com o COD Warzone e aconteceu uma ou outra vez com o FIFA. A maior partes das vezes o ecrã bloqueia com imagens do jogo mas também já me aconteceu bloquear e o ecrã ficar preto. Há vezes em que estou a jogar 1,2 horas seguidas e não acontece nada como por vezes crasha passado 30 minutos.

A minha suspeita é que seja algo relacionado com as temperaturas do pc, porque já reparei que acontece quando as ventoinhas parecem estar a trabalhar ao máximo e o computador está muito quente no centro mas eu sou muito leigo na matéria e dai vir aqui procurar alguma ajuda para o caso.

Já alguém teve algo parecido?
Vi em posts anteriores falarem de undervolt e depois de pesquisar há melhorias na performance e nas temperaturas do pc, poderá ser uma solução?

Desde já o meu obrigado.

Cumprimentos.

Boas,

Tenho o meu Legion i5-8300H GTX 1050 há cerca de 1 ano e meio e nunca tive grandes problemas com o mesmo mas ultimamente tenho tido um problema chato e no qual já fiz alguma pesquisa e não consegui encontrar solução.

Quando estou a jogar, o computador bloqueia e sou obrigado a dar shutdown no power button e voltar a ligar. Isto acontece maioritariamente mid-game com o COD Warzone e aconteceu uma ou outra vez com o FIFA. A maior partes das vezes o ecrã bloqueia com imagens do jogo mas também já me aconteceu bloquear e o ecrã ficar preto. Há vezes em que estou a jogar 1,2 horas seguidas e não acontece nada como por vezes crasha passado 30 minutos.

A minha suspeita é que seja algo relacionado com as temperaturas do pc, porque já reparei que acontece quando as ventoinhas parecem estar a trabalhar ao máximo e o computador está muito quente no centro mas eu sou muito leigo na matéria e dai vir aqui procurar alguma ajuda para o caso.

Já alguém teve algo parecido?
Vi em posts anteriores falarem de undervolt e depois de pesquisar há melhorias na performance e nas temperaturas do pc, poderá ser uma solução?

Desde já o meu obrigado.

Cumprimentos.

Provavelmente é problema de aquecimento que poderá ser atenuado com undervolt, mas começa por fazer um update à BIOS. Quando a garantia acabar é urgente uma mudança de pasta térmica.

Vou deixar aqui algo que aprendi e que pode dar jeito a alguém tech-savvy

Se quiserem aceder às definições avançadas da BIOS (não sei se funciona em todas as versões):

Depois de aceder à BIOS, através da tecla F2: Pressionar FN + TAB, FN + ASDFG, FN + O, F10 para salvar e sair.

Se funcionar, depois de reiniciar, o portátil acende a luz do botão on + as luzes do teclado, apaga e volta a acender a luz ON + as luzes do teclado.

Agora é só voltar a entrar na BIOS, com a tecla F2 et voilá, eis que aparece a opção advanced!

Eu apenas mexi em: Advanced > Thermal Configuration > Platform Thermal Configuration:

Active trip point 1: Está em 55 por defeito. Penso que é a temperatura definida para disparar a ventoinha
Active trip point 1 fan speed: Está em 75 por defeito. Baixei para 35, pois irrita-me as ventoinhas dispararem numa velocidade muito alta. Mas em boa verdade, não notei muita diferença.

Alguém que perceba disto que se pronuncie :confused:

Olá,

Infelizmente sou um pouco desastrado e deixei cair o meu Y530 :P Isto já foi quase há um ano atrás. Ele ficou com umas "fracturas" mas funciona perfeitamente bem, e desde então não pioraram. Decidi ignorar, porque além do aspecto, não tem problema nenhum. É um portátil impecável!

Tal como eu tinha planeado desde que comprei este portátil, estou finalmente a pensar investir num upgrade e acrescentar um disco SSD (eu comprei apenas com disco HDD numa boa promoção, mas já a contar com um upgrade futuro).

A minha questão é: será que devo? Tenho ideia dos vídeos que já vi de malta a desmontar o portátil, que convêm ter muito cuidado ao tirar a "lower case" porque a parte de trás é frágil. Será que eu ao desmontar se vai partir e não consigo voltar a montar?

Tive a pesquisar e encontrei uma lower case nova por cerca de 25€. Basta pesquisar por "y530 lower case" e é logo o primeiro resultado. Será que vale a pena encomendar? Consigo de outro sítio mais barato? Não existe Lenovo em Portugal certo? Nem nenhum sítio onde se possa comprar peças de substituição?

A minha ideia era encomendar o disco SSD e a lower case e trocar os dois.

Agradeço feedback, sobretudo de quem já abriu a máquina e andou a mexer-lhe nas entranhas.

Obrigado!

Eu abri o meu passado 15 dias que o comprei para adicionar um SSD, mais RAM e uma placa wi-fi.

O que te posso dizer é que é tudo encaixas de plástico e, na minha opinião, não convém andar a abrir e fechar muitas vezes, pois cheira-me que esses encaixes de plástico terão tendência a partir.

A abertura em si não é muito fácil não, requer um bocado de jeito (se calhar eu não tive esse jeito), mas vendo uns vídeos no youtube consegue-se sem partir nada.

No teu caso, poderá ser um bocado mais difícil, ou pelo menos terás que ter mais cuidado, pois a tampa estando partida fica menos "estável" e como terás que fazer alguma força, poderá sim partir mais. Mas também não tens grandes alternativas.

Quanto ao comprar uma parte de baixo nova. Vê lá se é original… É que se não for, arriscas-te a comprar uma parte de baixo de qualidade inferior e que poderá partir ainda mais rápido.

Eu já o abri 3 vezes e a primeira foi sem dúvida a mais difícil, acho que parti sempre uns encaixes de todas as vezes que o abri, mas é tranquilo. :D A primeira vez foi para adicionar o SSD, depois a RAM e depois a placa wi-fi.

lá está… Abrir o menor número de vezes. Por acaso não notas a parte de baixo mais solta com os encaixes partidos?

Eu na altura esperei que me chegasse o material todo para substituir tudo de uma vez.

Olá pessoal, queria aqui a vossa opinião.
Eu comprei o meu Y530 em Junho do ano passado é o i5-8300H com 1Tb HDD, e no dia que o comprei fiz logo upgrade para 16Gb RAM e mais SSD 512Gb, pois compensava comprar assim e fazer o upgrade comparativamente à compra já com estas settings, contudo a verdade é que raramente o uso e não tem qualquer utilidade o pc, e só o ligo para fazer updates, pelo registo de horas de uso de CPU dá um count de 19 dias de utilizaçao total.
Que valor acham que teria no mercado?

Eu abri o meu passado 15 dias que o comprei para adicionar um SSD, mais RAM e uma placa wi-fi.

O que te posso dizer é que é tudo encaixas de plástico e, na minha opinião, não convém andar a abrir e fechar muitas vezes, pois cheira-me que esses encaixes de plástico terão tendência a partir.

A abertura em si não é muito fácil não, requer um bocado de jeito (se calhar eu não tive esse jeito), mas vendo uns vídeos no youtube consegue-se sem partir nada.

No teu caso, poderá ser um bocado mais difícil, ou pelo menos terás que ter mais cuidado, pois a tampa estando partida fica menos "estável" e como terás que fazer alguma força, poderá sim partir mais. Mas também não tens grandes alternativas.

Quanto ao comprar uma parte de baixo nova. Vê lá se é original… É que se não for, arriscas-te a comprar uma parte de baixo de qualidade inferior e que poderá partir ainda mais rápido.

Pois bem sei! Eu lembro-me dos teus posts sobre isso, na altura ainda pensei fazer o mesmo, mas mantive o meu plano de deixar passar um ou dois anos até fazer o upgrade.

Então tu só abriste o portátil uma vez e apesar do cuidado todo achas que poderás ter partido alguns encaixes é isso? Pois tenho mesmo que ter cuidado, sim já vi vários vídeos no youtube, parece mesmo frágil. Vou também comprar uma boa cola própria para ver se consigo reparar as partes que parti.

Eu acho que é original, já tive a investigar melhor e a ver reviews. Fica a menos de 22 € que parece que é o necessário para passar sem problemas na alfandega. Depois partilho se consegui.

Eu já o abri 3 vezes e a primeira foi sem dúvida a mais difícil, acho que parti sempre uns encaixes de todas as vezes que o abri, mas é tranquilo. :D A primeira vez foi para adicionar o SSD, depois a RAM e depois a placa wi-fi.

lá está… Abrir o menor número de vezes. Por acaso não notas a parte de baixo mais solta com os encaixes partidos?

Eu na altura esperei que me chegasse o material todo para substituir tudo de uma vez.

Faço minhas estas questões! Notas diferença? Outros testemunhos e experiências de abrir este portátil sff? :D

Então tu só abriste o portátil uma vez e apesar do cuidado todo achas que poderás ter partido alguns encaixes é isso? Pois tenho mesmo que ter cuidado, sim já vi vários vídeos no youtube, parece mesmo frágil. Vou também comprar uma boa cola própria para ver se consigo reparar as partes que parti.

Só abri 1x e tive imenso cuidado e acho que correu tudo bem e não parti nada.

Por acaso tinha-me esquecido dos parafusos… Tens toda a razão, os parafusos devem ser mais do que suficientes. Os encaixes devem servir para garantir uma boa união, sem grandes diferenças no espaçamento dessa união.

Também parti um dos mini encaixes, a primeira vez que abri o meu. Agora sempre que abro já não parte nada e é mais fácil.

A última vez que o abri foi ontem, para colocar-lhe a placa Intel(R) Wi-Fi 6 AX200 160MHz, e está a funcionar perfeitamente

Estará bem encaixada? Não vejo grandes motivos para não funcionar, a não ser que seja incompatível.
Está testei várias vezes, e no meio voltava sempre à QC atheros de origem, que é a que voltei a pôr e funciona. Agora a ax201, quando a instalo, carrego no power on do PC e apenas acende a luz, não inicia por nada

Back