Lenovo Legion Y530

A Lenovo acabou de lançar uma BIOS onde coloca a opção para o uso de um adaptador de 170W. Há um user no fórum da Lenovo que diz que essa BIOS lhe resolveu este problema. Para mim é peta… Não faz sentido nenhum, a não ser que a bios nova permitisse ir buscar mais energia ao adaptador. O que não faz sentido nenhum na minha cabeça.

Faz todo o sentido e nem devia precisar de nova BIOS. Se conector for o mesmo é ligar e siga.
Como já disse o @Miguel_Pereira se conseguires um undervolt de -100mV deve descer o suficiente no consumo para deixares de ter throttle em jogos.
Com o TS não tens problema se ficar instável. Reinicias o PC e volta ao normal. Tem cuidado é para não colocar o TS a arrancar com o Windows enquanto não souberes o limite estável do portátil.

Eu diria que -100mV deve fazer na boa :)
O meu 8700 faz -125mV, acho que até podia tentar reduzir ainda mais.
 
Exacto. Olha aqui um pequeno guia para iniciar (Se quiseres em português diz):

FIVR BUTTON:

-CPU CORE:
Unlock adjustable Voltage
Adaptive
First slider - all to the left until Default shows
Second Slider - Undervolt (try -100mV)

- CPU Chache
Exactly the same as CPU CORE

Check the "Save Options to INI when ThrottleStop exits"

TPL BUTTON:
Speed Shift Tecnology enable
Enable Speed Shift when TS Starts

After this just try higher or lower Undervolting settings. If something goes wrong just reduce the amount. Most Skylake CPU can go -150mV and more. But it depends if the are in OC or not and on the CPU itself.
Try it!

Check everything with HWInfo64 and see how the voltages on the CPU change.
Use MAX Performance on the Power settings.

NOTES:
I just made a shortcut to the ThrottleStop in the desktop. There is a way to make it start auto, but I havent been able to. Not really a problem."
 
Faz todo o sentido e nem devia precisar de nova BIOS. Se conector for o mesmo é ligar e siga.
(...)

A questão do update à BIOS para os 170 W é porque a versão anterior apenas permitia no máximo 135 W, ou seja, quando ligavas 170 W é como se fosse de 135 W porque estava limitado ao máximo de 135 W. O conector é o mesmo para 170 W, 135 W, 90 W, 65 W e 45 W, pelo menos dos que vi.

Não sei se este update será, de alguma forma, o reconhecimento por parte da marca em como os 135 W são insuficientes para algumas das combinações de componentes.
 
Voltando um pouco à questão do wi-fi.

Tive a testar isto na universidade e aqui não tenho razões de queixa…

image.png


Estes foram os melhores resultados em 3 testes, mas andou sempre ali acima dos 170MB.

O que noto é que a placa tem algumas dificuldades com as redes abertas da zon fon. Isso aliado a talvez algum sinal mais fraco, faz com que a placa não funcione em grandes condições. O que me faz torcer o nariz, é que o portátil da minha "maria" (um asus) consegue, na maioria das vezes funcionar sem qualquer problemas e o meu sente imensas dificuldades. Na mesma zona, ligados à mesma rede. Cheira-me que há aí qualquer especificidade da rede que faz com que as coisas não funcionem muito bem.
 
Vê se não estará relacionado com os canais (frequências) do wireless, digo isto porque há equipamentos no mercado que são esquisitos em relação a algumas frequências, alguns nem sequer se conseguem ligar à rede.
 
Voltando um pouco à questão do wi-fi.

Tive a testar isto na universidade e aqui não tenho razões de queixa…

image.png


Estes foram os melhores resultados em 3 testes, mas andou sempre ali acima dos 170MB.

O que noto é que a placa tem algumas dificuldades com as redes abertas da zon fon. Isso aliado a talvez algum sinal mais fraco, faz com que a placa não funcione em grandes condições. O que me faz torcer o nariz, é que o portátil da minha "maria" (um asus) consegue, na maioria das vezes funcionar sem qualquer problemas e o meu sente imensas dificuldades. Na mesma zona, ligados à mesma rede. Cheira-me que há aí qualquer especificidade da rede que faz com que as coisas não funcionem muito bem.


Isso cheira-me mais a software/drivers que hardware. Ainda estás com o windows de origem do portatil? Desinstalaste tudo da placa de rede anterior e colocaste os drivers da nova?
 
O PC vinha sem Windows. Relativamente à placa antiga, não encontro nada dela no PC. Depois de ter metido a nova. Mal o liguei já tinha drivers da nova e nada da antiga. Mesmo assim fui ao site da Intel buscar os drivers mais recentes.
 
Ainda ontem haviam dois modelos numa loja muito conhecida, a 999 e a 1399 e hoje desapareceram. Das duas uma, ou esgotaram ao mesmo tempo os dois modelos.. Ou a loja retirou-os de venda.

Tenho o meu portátil atual todo despachado, ecrã partido e teclado com teclas avariadas.. Queria comprar um novo mas estou indeciso sobre qual o melhor modelo, este agradou-me pelas specs e estilo mais sóbrio, mas fico sempre com pé atrás por ser Lenovo (fraca presença em Portugal) e pela borracha que o cobre. Ainda para mais de semana para semana o preço flutua bastante, se não se comprar na altura certa, perdemos facilmente entre 50 a 200 euros.

Uma dúvida, comprar um modelo e depois fazer upgrade de disco, ou adição de RAM, retira garantia?
 
O stock das lojas do comparador ZWAME parece estar normal, essa loja que referes poderia estar já com poucas unidades em stock ou já só ter equipamentos de exposição.

No comparador ZWAME não tenho notado flutuações no preço, acho uma variação muito grande os 200€. Há várias versões, os 3 últimos dígitos da referência variam para i5 ou i7, etc. Não estarás a comparar versões diferentes?
 
Mas lojas das promoções quase diárias, já vi o modelo com 1T + 128 SSD GTX 1050, i5.. Por 799 com os 20% em promo online. Daí os 200 euros.

O dos 2T com 16 optane andou já nos 850 tb.
 
Não perde garantia. A garantia cobre as peças iniciais. Se ao abrires danificares algo, a garantia não cobre.

Como já pudeste ler. Eu estou satisfeito com o portátil, tirando 1 ou outro aspeto. A borracha é uma preocupação, mas é impossível saber como se vai comportar com os anos.

A fraca presença da Lenovo em PT não é algo que me preocupa. O que me preocupa é mesmo o suporte dele aos clientes, seja por cá ou lá fora. A impressão que tenho é que é fraco!!!

Mesmo assim comprei o PC, pode ser que me arrependa, pode ser que não. Vamos ver.

Neste momento enviei um email para o suporte da loja onde comprei o PC por causa do adaptador de 170W. Vamos lá ver se me respondem e como respondem.
 
O de 2T HDD é o 147, tanto quanto sei, é exclusivo de uma loja em Portugal. O preço já está de volta aos 1000€, foi alguma promoção a 850€, algo natural em qualquer loja.

O de 1T HDD + 128 SSD é o 587, neste momento talvez ainda encontres a 850€ numa loja do comparador ZWAME, em promoção.

A variação de preços a que te referes é com promoções ou descontos, alguns deles apenas de fim de semana, é feito por qualquer loja a qualquer marca/modelo. No mês de Dezembro, certamente que encontrarás descontos para todos os gostos.
 
Muito mais bonito.

Quanto à 1060 sim, e vai sair com outras gráficas também. Presumo com novos modelos lançados pela nvidea. Agora se vai sair cá em PT ?! Isso já é um outro filme diferente.

Teoricamente, já existe em PT um modelo com essa gráfica à venda. Agora encontra-lo está quieto.
 
Back
Topo