Lenovo Legion Y540

Eu tenho o Legion Y540-15IRH-740 já lhe consegui meter como power limit 90w
através da vBios do Y7000p, mas a voltage continua lock....

Isso é estranho, funcionar uma vBios numa RTX 2000 non-refresh, mas pode depender do fabricante.

Não existe voltage regulator nas Mobile, porque a VRM não é como as Desktop. No máximo consegues hardmod na motherboard, mas a VRM pode não aguentar.

A RTX 2060 80W aguenta na boa +200MHz no Core e +400/500 MHz na memória (alguns portáteis aguentam +700MHz). Por exemplo a minha aguenta +225MHz e é 80W.
 
@Muzava está com +200mhz e +1100mhz
24h por dia.
Hotspot 80C
Temperatura geral 64/69C

Porra, +1100 MHz é raro nas VRAM da GTX 2060 Mobile! Por norma a cima dos 700 MHz começa a ter artefactos, mas deves ter apanhado um lote dos bons.

O Hotspot não é muito importante, porque é no interior do Die e até nas Desktop é um valor elevado. Mas temperaturas estão dentro do expectável para 80W/90W na RTX 2060.
 
Primeiro Stress test demonstra boa aplicação da pasta térmica.

A cena estranha que está acontecer é o "average clock" está nos 3.7 em vez dos 3.9.

image.png
 
Muzava

Onde viste isso?

isto é a versão mobile que tenho no meu Y540 não é a Max-Q.
image-51B9_60590CE4.jpg



Instalei o 3D Mark basic só para ver isso, no meu detetou a RTX 2060 mobile não a Max-Q, embora os testes foram rápidos não fez nada de especial, para levar isto a outro nível tinha de arranjar a versão premium. além do mais está tudo sem mexidas nas configurações, pois não uso o pc com o propósito de jogar, por isso acredito que com alguns ajustes conseguia melhores resultados.
image-51AB_60590968.jpg

image-B294_60590968.jpg

image-262C_60590968.jpg


image-0B08_60590CE4.jpg
 
Muzava

Onde viste isso?

isto é a versão mobile que tenho no meu Y540 não é a Max-Q.
image-51B9_60590CE4.jpg



Instalei o 3D Mark basic só para ver isso, no meu detetou a RTX 2060 mobile não a Max-Q, embora os testes foram rápidos não fez nada de especial, para levar isto a outro nível tinha de arranjar a versão premium. além do mais está tudo sem mexidas nas configurações, pois não uso o pc com o propósito de jogar, por isso acredito que com alguns ajustes conseguia melhores resultados.
image-51AB_60590968.jpg

image-B294_60590968.jpg

image-262C_60590968.jpg


image-0B08_60590CE4.jpg

Então o 3DMark acha que o meu Y740 é maluco! :-D

Vê aqui:
https://www.3dmark.com/spy/19200169

Sim, isso é um resultado "normal" para o PC stock, mexido dá o meu resultado (sem a vbios de 90W).
 
Muzava

Bem, para dizer a verdade, este softwares de benchmarks, também não são infalíveis na deteção de hardware, sobretudo quando há otimizações para melhor desempenho, logo dá para ver bem que a informação que foi dada não corresponde à gráfica 2060 Max-Q.
 
Muzava

Bem, para dizer a verdade, este softwares de benchmarks, também não são infalíveis na deteção de hardware, sobretudo quando há otimizações para melhor desempenho, logo dá para ver bem que a informação que foi dada não corresponde à gráfica 2060 Max-Q.

Isso também é verdade, mas mesmo sem otimizações é igual. Por acaso a primeira vez que detetei isto foi com o Firestrike.

Também pode ser de o meu Y740 é das primeiras RTX 2060 Mobile e pode existir algum dado errado na base de dados do SystemInfo da 3DMark.
 
Muzava

Já há muito tempo que deixei de usar estes tipos de programas, usava mais na época que ainda tinha desktop para jogar todo artilhado e com OC e um WC a sério para espremer o máximo possível, no entanto, recordo-me bem que os programas de bench sempre tiveram alguns bugs e andam sempre a sofrer atualizações, mesmo ontem só para te dar feedback à tua duvida, no final de instalar o 3Dmark num curto espaço de tempo sofreu logo dois updates e um deles era a respeito do analisador de hardware, tanto que tive de reiniciar o pc e voltar a fazer o teste.

por isso não me acredito que a esta altura ele não reconheça a tua placa devidamente, tem de ter algum problema na analise do hardware.
 
Muzava

Já há muito tempo que deixei de usar estes tipos de programas, usava mais na época que ainda tinha desktop para jogar todo artilhado e com OC e um WC a sério para espremer o máximo possível, no entanto, recordo-me bem que os programas de bench sempre tiveram alguns bugs e andam sempre a sofrer atualizações, mesmo ontem só para te dar feedback à tua duvida, no final de instalar o 3Dmark num curto espaço de tempo sofreu logo dois updates e um deles era a respeito do analisador de hardware, tanto que tive de reiniciar o pc e voltar a fazer o teste.

por isso não me acredito que a esta altura ele não reconheça a tua placa devidamente, tem de ter algum problema na analise do hardware.

Eu também só usei para testar vindo da assistência técnica, mas onde noto mais é no Cinebench R20 (processamento sintético do CPU).

Supostamente não devia existir erro na identificação da GPU, mas o GPU-Z analisa bem e o 3DMark não. Como disse sendo uma RTX 2060 Mobile do lançamento, pode existir algo no microcode diferente que pode baralhar alguns softwares. Nada de preocupante e também era uma curiosidade.

Os 3DMark sempre foram um pouco esquisitos, especialmente os primeiros.
 
@Muzava como é que ficou a máquina depois de ir à assistência? Já consegues o undervolt?
As temperaturas estão melhores, ou seja indica que a pasta térmica está bem aplicada. No entanto tenho reduzido o PL1 e o PL2, porque 60 W ou 70 W é um abuso, por isso coloco PL1 45W (valor original).

Em relação ao Undervolt, voltei a falar com eles e não é mesmo possível fazer rollback. Qualquer tentativa é minha responsabilidade, por isso devo vou fazer no futuro com um programador de eeprom.
 
update: hoje liguei para esse mesmo nº 21 e já consegui falar com alguém. uma senhora cujo nome não consegui perceber, a falar português fluente com sotaque estrangeiro. penso que entendeu tudo o que eu disse. ficaram de ir rever todo o processo e me contactar novamente.

Disseram-me ainda que para devoluções tem de ser pelo menos após 3 reparações pelo mesmo motivo, em que nenhuma resolva o problema.

Assim se vai passar mais uma semana inteira, não duvido.
Portanto pelos vistos terá mesmo de voltar à Ename para provavelmente ainda mais uma semana de anhanço e frustração.
Entretanto o Suporte Lenovo PT não me responde aos e-mails desde Sexta-feira de manhã; sendo que já lhes enviei 3 desde o último recebido.

Update: No dia 11 de Março o PC seguiu pela 3ª vez em 4 meses para reparação na Ename.

Voltou no dia 28 de Março. Tal como da última vez, mandaram-no para trás sem qualquer intervenção alegando "No Troubles Found."

Sendo a 3ª vez sem sucesso, o processo foi entretanto escalado do Service Portugal para o departamento "EMEA Customer Care".
Hoje recebi um email em inglês desse departamento a dizer que "viram um vídeo e reencaminharam para um técnico para pedir aconselhamento", e onde diziam ainda que queriam enviar o computador para um armazém para investigação.
O que me leva a crer que as horas e horas que perdi a partilhar relatórios, prints, vídeos, e descrições altamente detalhadas com o Service Portugal, foram em vão, e que este novo departamento está a par de nada e é só um reset ao loop onde tenho estado preso há vários meses.

Não chegaram 4 meses de anhanço com as RMAs falhadas na Ename, a solução escalada que o departamento acima me propõe, é continuar a enviar o computador para reparações, mesmo quando a info que tinha antes era de que a partir da 3ª reparação falhada, seria diferente. Hmmm....

Naturalmente já respondi que não aceito, porque isso é a mesma solução que me tem sido dada até aqui, e que só pretendo devolução e reembolso.

Pedi também a esse novo departamento para que se atualize de todo o processo e comunique com o suporte portugal para ter noção do já aconteceu, e voltei a contactar o suporte portugal a pedir o favor de fazerem um briefing completo ao novo departamento.

Será que ambos os departamentos vão fazer o seu trabalho? A ver vamos... Mas para já, começa continua muito mal.


Achei interessante incluir um contador para alguns números desta telenovela:

- 62 emails trocados com o Lenovo Service Portugal;
- 10 meses passados desde o primeiro contacto com o Service Portugal;
- 4 meses passados desde a primeira RMA, onde:

  • 3 RMA falhadas pela única assistência oficial que há em Portugal (Ename),
  • Em 2 RMA (de 2 semanas cada) nem sequer houve intervenção, e devolveram o PC alegando "No Troubles Found";
 
@Kira-kun grande confusão com o tratamento do portátil! É que essas situações são fáceis de evitar se for parar as mãos da pessoa correta dentro da empresa. Isso para mim é uma falha grave de comunicação grave entre os técnicos empresa subcontratada e os técnicos da marca.

Infelizmente muita vezes as marcas tem procedimentos demasiados restritos e que nem permitem realizar "ensaios de laboratórios" próximos do real. Facilmente colocavas o computador na situação que tinhas descrito nos emails e detetavam o problema.

No teu caso é mesmo uma unidade com defeito total, em que era mais fácil (muito possivelmente menos dispendioso) trocar a unidade. Posteriormente analisavam se dava para reparar e revendiam como outlet (ou algo do género), mas isto tem a ver com as diretrizes de cada empresa.

Na minha opinião, é pedir o reembolso e avançar para outra compra.

Em relação a Lenovo, eles metem os pés pelas mãos várias vezes (acontece com todas as empresas), mas os produtos deles não são maus (exceto o fail das dobradiças do Legion 7 2020) e agora a Bios bloqueadas que não dão para fazer rollback...
 
Update:

O caso passou no dia para o Departamento Lenovo EMEA Customer Care (responsável pela região Europe, Middle-East & Africa).
Este novo departamento, além de estar a ser tão inútil como o Service Portugal (aliás, mais inútil ainda porque só estão a prolongar tudo o que já tinha acontecido com o Lenovo Service Portugal durante os últimos meses), disse-me explicitamente que o meu Lenovo não é válido para substituição, nem para devolução e reembolso, sem dar qualquer justificação. Disseram também que me iam extender a garantia por 6 meses, como se isso resolvesse os problemas que existem.


Pedi-lhes para me justificarem como pretendem ir contras as Leis de Garantia da União Europeia, conforme visto aqui - https://europa.eu/youreurope/busine...s/consumer-guarantees/index_en.htm#shortcut-5

UDNFI74.png


Além disso, vão contra as próprias garantias disponíveis no próprio site da Lenovo - conforme lido aqui: https://support.lenovo.com/pt/pt/solutions/ht100140.


vRLmU7i.png




Pedi-lhes justificações no dia 1 de Abril, acompanhadas dessa informação sublinhada.
No mesmo dia enviei todos os vídeos do computador cheio de problemas, incluindo temperaturas nos 100º, hardfrezes, computador todo bloqueado, etc, porque pelos vistos o senhor só tinha visto 1 vídeo dos mais de 12 vídeos que eu já enviei durante o processo. Inadmissível.

Responderam-me hoje, passados 11 dias. Continuam a ignorar tudo. Não só não me responderam a essas questões legais, como continuam a ignorar todas as provas de problemas que lhes mando, nomeadamente os vídeos. Voltaram a dizer que que no serviço de reparação os testes que fizeram declararam "No Troubles Found", por isso o computador não tem problemas.
E que as temperaturas atingidas nos testes deles são de 85 a 90º, o que segundo eles é muito bom!


chBNG5s.png


Ah ok! Então pronto, magicamente está tudo resolvido. E eu ando há meses neste processo, por desporto.
Tipo... Isto é só um, das dezenas de prints e relatórios que já enviei para a marca. Este foi imediatamente após ter voltado lá da Ename, "No Troubles Found". Ah.

7Z9mhCZ.png


Isto são as temps normais para esse PC, independentemente de ser com o Aida64 ou outro Stress Test. O mesmo acontece a jogar, quer seja a processar algo pesado. E eles mentem-me na cara a dizer que essas temperaturas não existem.

Acho que chegou ao ponto de simplesmente avançar com uma acção legal contra a marca e deixar de lidar com eles directamente porque só tenho perdido tempo e paz de espírito. Quanto mais eu me esforço para solucionar isto, mais eles se estão a lixar, mais atrasam, mais incompetentes se mostram, e mais dificultam.

Espectacular. Lenovo; nunca mais na vida nem que seja a última bolacha do pacote.
 
Update:

O caso passou no dia para o Departamento Lenovo EMEA Customer Care (responsável pela região Europe, Middle-East & Africa).
Este novo departamento, além de estar a ser tão inútil como o Service Portugal (aliás, mais inútil ainda porque só estão a prolongar tudo o que já tinha acontecido com o Lenovo Service Portugal durante os últimos meses), disse-me explicitamente que o meu Lenovo não é válido para substituição, nem para devolução e reembolso, sem dar qualquer justificação. Disseram também que me iam extender a garantia por 6 meses, como se isso resolvesse os problemas que existem.


Pedi-lhes para me justificarem como pretendem ir contras as Leis de Garantia da União Europeia, conforme visto aqui - https://europa.eu/youreurope/busine...s/consumer-guarantees/index_en.htm#shortcut-5

UDNFI74.png


Além disso, vão contra as próprias garantias disponíveis no próprio site da Lenovo - conforme lido aqui: https://support.lenovo.com/pt/pt/solutions/ht100140.


vRLmU7i.png




Pedi-lhes justificações no dia 1 de Abril, acompanhadas dessa informação sublinhada.
No mesmo dia enviei todos os vídeos do computador cheio de problemas, incluindo temperaturas nos 100º, hardfrezes, computador todo bloqueado, etc, porque pelos vistos o senhor só tinha visto 1 vídeo dos mais de 12 vídeos que eu já enviei durante o processo. Inadmissível.

Responderam-me hoje, passados 11 dias. Continuam a ignorar tudo. Não só não me responderam a essas questões legais, como continuam a ignorar todas as provas de problemas que lhes mando, nomeadamente os vídeos. Voltaram a dizer que que no serviço de reparação os testes que fizeram declararam "No Troubles Found", por isso o computador não tem problemas.
E que as temperaturas atingidas nos testes deles são de 85 a 90º, o que segundo eles é muito bom!


chBNG5s.png


Ah ok! Então pronto, magicamente está tudo resolvido. E eu ando há meses neste processo, por desporto.
Tipo... Isto é só um, das dezenas de prints e relatórios que já enviei para a marca. Este foi imediatamente após ter voltado lá da Ename, "No Troubles Found". Ah.

7Z9mhCZ.png


Isto são as temps normais para esse PC, independentemente de ser com o Aida64 ou outro Stress Test. O mesmo acontece a jogar, quer seja a processar algo pesado. E eles mentem-me na cara a dizer que essas temperaturas não existem.

Acho que chegou ao ponto de simplesmente avançar com uma acção legal contra a marca e deixar de lidar com eles directamente porque só tenho perdido tempo e paz de espírito. Quanto mais eu me esforço para solucionar isto, mais eles se estão a lixar, mais atrasam, mais incompetentes se mostram, e mais dificultam.

Espectacular. Lenovo; nunca mais na vida nem que seja a última bolacha do pacote.
Ui já estou a ver que comprar online na lenovo é um erro, analisando a história toda. Espero nunca vir a precisar de ativar a garantia
 
Back
Topo