Lenovo Legion Y540

As temperaturas do meu Y540-IRH são péssimas. Já tentei undervolt, underclock e underwatt e corri diferentes apps de stress test e continuo com temps super altas, sempre acima dos 80ºC e muitas vezes para lá dos 90ºC, chegando já a ter visto picos de 99º e 100ºC em alguns stress tests.

Já perdi várias horas na net em busca de ajuda e até agora nada resultou. Estava com a BIOS 35ww mas a recomendação de várias fontes mudei para a 27ww - não houve mudanças na performance/temperaturas, continua terrível.

Já vi relatos de users a obter temps estáveis na casa dos 80 graus com este PC e specs enquanto debaixo de stresstest com cpu a 100% por isso sei que é possível e espero o mesmo da minha máquina.

Devo mandar para a garantia?

Segue um print das temps do ultimo stresstest feito com o AIDA64, com undervolt de -120mv e no modo Performance (seleccionado na Lenovo Vantage app) - https://forums.lenovo.com/lnv/attachments/lnv/ll07_en/35733/2/dddd.png

Quite mode também não segura as temps abaixo dos 90ºC.

Algo de errado se passa com este PC, não é?
 
Tanto o prime95 como o ainda64 são testes sintéticos que stressam a máquina para alem do uso real e pensado da máquina.
O meu PC em stress test também anda nos 90, eu diria que toda esta geração intel vai estar a rondas estas temps, acho que a questão mesmo é quanto tempo consegue o pc manter a máxima performance antes de fazer throttling.

A jogar ainda não notei o pc a fazer throttling, ontem estava a jogar Jedi fallen order e as temps andam nos sub 80.

Com isto não quero dizer que o teu pc não tenha nenhum problema, mas parece me um comportamento normal, que temperaturas tens em Idle e por exemplo a jogar qualquer coisa?
 
Malta que instalou discos secundários, o portátil vinha com o cabo Sata?

Ia agora instalar o SSD e não tenho nenhum cabo na caixa, será que vem dentro no "placeholder" interno?
 
Malta que instalou discos secundários, o portátil vinha com o cabo Sata?

Ia agora instalar o SSD e não tenho nenhum cabo na caixa, será que vem dentro no "placeholder" interno?
Sim o meu trazia um pequeno adaptador na caixa para montar um disco SATA, o adaptador é tão pequeno que quase que o mandei fora sem querer...
 
Isso é para os NVMe, comprei um SSD para a drive secundária.

Para responder a mim mesmo, o cabo vinha dentro do portátil, já encaixado à frame de metal que está lá como placeholder.
Exacto. O que eu devia ter dito é que portátil tem todos os acessórios necessários para montares o SSD, não precisas de juntar cabos exteriores.
 
Boas pessoal, o Lenovo Legion Y540-15IRH-462 por 849€, é bom negócio ?

i7-9750h, 8gb, GTX1650, 512gb ssd

Também ando à procura de portátil e esse, pelas especificações, parece boa opção, mas gostava de ouvir a opinião de quem saiba mais sobre o seu comportamento.
A loja onde se encontra a esse preço é de confiança a nível de garantia e afins? O facto de ser espanhola deixa-me um bocado com o pé atrás. Neste tinha era de por mais 8GB de RAM.
Também ando de olho no Omen dc1031np, que está com um desconto porreiro dado pela própria HP, mas ainda não consegui saber se tem slot para um disco 2.5! E este lenovo tem. Pelo menos é o que aparece no site de uma outra loja.
 
Já vi que afinal não faltam lojas portuguesas com esse preço. O comparador do costume é que estava a dar valores errados.
Assim sendo fiquei ainda mais interessado.
Alguém tem uma opinião sobre este portátil?
 
eu tenho a versão com 9750H e a 1660Ti com 144hz de ecrã, embora esse tenha a gráfica mais fraca e provavelmente 60hz, é porreiro se não for para jogos demasiado puxados. Eu adoro o meu
 
Última edição:
Boas malta. Alguém daqui que tenha problemas de temperatura com o cpu?
vi a pouco que as temperaturas poderiam chegar aos 95ºC (+) e que bastava fazer um undervolt para ficarem temps mais estáveis.
Tenho um familiar interessado neste portátil não para jogar mas para edição de video/imagem e design gráfico, e com esta coisa das temperaturas nao sei se será a melhor opção. o que ele viu tem o i5-9300h+gtx1650.
Obrigado
 
Esse i5 aquece menos que o i7

De qq maneira, o meu filho joga CS no meu e ainda não atingiu essas temperaturas em 2 horas de jogo.
 
Última edição:
Acredito que sim. Sendo para edição e não jogar secalhar nem chega lá perto.
Mas entretanto vi um user a "queixar-se" das temps do i7 mais acima.
OBrigado na mesma :)
 
Eu tenho o i7, mas também tenho uma base cooler a ajudar. Mas se fizeres undervolt (existem vários tutoriais no fórum) à partida nem chega perto dos 90.

O meu está de origem.
 
o meu com i7 9750 e 1660Ti normalmente anda pelos 70/75graus com undervolt e com a traseira ligeiramente levantada da mesa. Acredito que com uma boa base de refrigeração as temps ainda possam melhorar mais. De qualquer das formas já vi videos em que trocaram a massa termica por metal liquido e baixou cerca de 15graus, talvez mais tarde faça no meu a ver os resultados.
 
o meu com i7 9750 e 1660Ti normalmente anda pelos 70/75graus com undervolt e com a traseira ligeiramente levantada da mesa. Acredito que com uma boa base de refrigeração as temps ainda possam melhorar mais. De qualquer das formas já vi videos em que trocaram a massa termica por metal liquido e baixou cerca de 15graus, talvez mais tarde faça no meu a ver os resultados.

Estás com quanto de undervolt?
 
-0.140, cada portátil é um portátil.

Mas li que -0.125 é perfeitamente seguro em todos.

O ideal é quando testares + undervolt não gravares até teres a certeza que é seguro, já me aconteceu nem conseguir entrar no windows devido a ter um undervolt muito agressivo
 
Última edição:
Back
Topo