Lenovo - Não deteta o SSD

redrose

Power Member
Boas,

Comprei um portátil Lenovo que vinha sem sistema operativo (apenas tem DOS).
Quando fui para instalar o Widows por pendrive devo ter feito asneira e agora quando tento instalar não encontra qualquer disco onde instalar.
Já tentei algumas ferramentas do Hirens Boot cd a ver se crio uma partição primária mas não estou a conseguir sequer que o disco seja reconhecido para fazer as partições.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado,
 
Boas,

Comprei um portátil Lenovo que vinha sem sistema operativo (apenas tem DOS).
Quando fui para instalar o Widows por pendrive devo ter feito asneira e agora quando tento instalar não encontra qualquer disco onde instalar.
Já tentei algumas ferramentas do Hirens Boot cd a ver se crio uma partição primária mas não estou a conseguir sequer que o disco seja reconhecido para fazer as partições.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado,
Alguém tem alguma ideia do que possa ser?
Obrigado
 
Eu não sei se será a maneira mais fácil, mas se quiseres criar uma partição primária, cria uma pen bootable com linux e corre ou instala o gparted. A partir daí consegues criar a partição.
 
Eu não sei se será a maneira mais fácil, mas se quiseres criar uma partição primária, cria uma pen bootable com linux e corre ou instala o gparted. A partir daí consegues criar a partição.
Obrigado pela sugestão.
No entanto já tentei o Gparted que vem no hirens boot CD e não detecta o disco.
Um pormenor que não referi no meu post inicial é que o monitor do portátil deixou de funcionar.
Só consigo aceder com um monitor externo.

Quando eu iniciei o portátil pela primeira vez ele tinha duas partições, uma onde penso que estava instalado o FreeDOS e a outra estava vazia e onde tentei instalar o Windows.
A partir daqui deixei de ter imagem no monitor e deixei de ver o disco e as suas partições.
A questão é como reparo as partições se o disco não aparece.
 
EDIT: Quando tento instalar o Windows e ele não encontra o disco do protátil, diz para instalar os controladores de armazenamento. Sabem como posso fazê-lo?

Obrigado
 
Ou então, tenta assim

No momento da instalação para escolha do disco, pressione as teclas SHIFT+F10 para abrir o Prompt de comando;
Digite os comandos abaixo e pressione Enter:
diskpart.exe [Pressione Enter]

2. No Diskpart.exe, escreva list disk para visualizar a lista dos discos disponíveis;

3. Cole os comandos abaixo na ordem indicada e pressione Enter:

  • Select disk 1 [Pressione Enter]
  • Clean [Pressione Enter]
  • Create partition primary [Pressione Enter]
  • Format fs=ntfs quick [Pressione Enter]
  • Active [Pressione Enter]
  • Exit [Pressione Enter]
 
Ou então, tenta assim

No momento da instalação para escolha do disco, pressione as teclas SHIFT+F10 para abrir o Prompt de comando;
Digite os comandos abaixo e pressione Enter:
diskpart.exe [Pressione Enter]

2. No Diskpart.exe, escreva list disk para visualizar a lista dos discos disponíveis;

3. Cole os comandos abaixo na ordem indicada e pressione Enter:

  • Select disk 1 [Pressione Enter]
  • Clean [Pressione Enter]
  • Create partition primary [Pressione Enter]
  • Format fs=ntfs quick [Pressione Enter]
  • Active [Pressione Enter]
  • Exit [Pressione Enter]
Olá.
Já tentei seguir as tuas indicações.
Quando faço "list disk" não me aparece o disco do portátil.
Só aparece a pen que estou a utilizar para instalar o Windows
 
E no win o disco aparece? Se aparasse faz isso na linha de comandos do win cmd.

O portátil não tem sistema operativo instalado.
Só consigo aceder pelo windows que tenho na pen e nesse não aparece o disco, nem por linha de comandos.
Quando tento instalar o windows diz que não encontra nenhum disco onde instalar e pede para instalar os controladores do armazenamento.
Já descarreguei um pack de drivers que a Lenovo disponibiliza que tem "supostamente" tudo e mais alguma coisa (tem uns 50 GB de drivers) mas não encontra as drivers do armazenamento.

Se eu já não tivesse "visto" o disco na primeira vez que liguei o portátil, diria que os gajos da Lenovo não tinham posto lá nenhum disco.
 
O portátil não tem sistema operativo instalado.
Só consigo aceder pelo windows que tenho na pen e nesse não aparece o disco, nem por linha de comandos.
Quando tento instalar o windows diz que não encontra nenhum disco onde instalar e pede para instalar os controladores do armazenamento.
Já descarreguei um pack de drivers que a Lenovo disponibiliza que tem "supostamente" tudo e mais alguma coisa (tem uns 50 GB de drivers) mas não encontra as drivers do armazenamento.

Se eu já não tivesse "visto" o disco na primeira vez que liguei o portátil, diria que os gajos da Lenovo não tinham posto lá nenhum disco.

Isso é estranho, tavlez o disco tenha ido a vida. Não consegues ligar o sdd num PC?
 
Isso é estranho, tavlez o disco tenha ido a vida. Não consegues ligar o sdd num PC?

Não queria abrir o portátil porque ele foi comprado há uma semana e pouco.
É estranho ter ido à vida apenas por eu ter iniciado a instalação do windows...
Se eu for para a garantia eles devem mandar-me passear, certo?
 
Não queria abrir o portátil porque ele foi comprado há uma semana e pouco.
É estranho ter ido à vida apenas por eu ter iniciado a instalação do windows...
Se eu for para a garantia eles devem mandar-me passear, certo?

qual é o modelo da lenovo que compraste??? e isso não tem problema nenhum, é apenas nabice tua na configuração da bios.
 
Obrigado a ambos.
Mas, após fazer isso, o disco continua sem aparecer como podem ver nas imagens abaixo:
MVIMG-20191211-002602.jpg


IMG-20191211-002253.jpg
 
Isso parece ser um problema de drivers.
Os drivers que copiaste estão no formato zip ou exe?
Se estiverem no formato exe tens de extrair os ficheiros noutro PC
 
Última edição:
Isso parece ser um problema de drivers.
Os drivers que copiaste estão no formato zip ou exe?
Tentaste este driver https://pcsupport.lenovo.com/us/en/...series-netbooks/s340-15api/downloads/DS539041

Os drivers que tentei vêm em dezenas de zip que eu descompactei para um disco externo.
Quando eu escolho "Load Driver" no menu da imagem acima ele não encontra nada no disco onde as descompactei.
Essa que me aconselhas está em .exe
Como executo isso sem ter sistema operativo? Posso entrar por linha de comandos e executar?
 
Para extraires os ficheiros exe podes instalar o 7-zip. Depois botão direito do rato em cima do ficheiro, escolher abrir com o 7-zip e fazer extract here. Vais ter uns ficheiros inf. Depois passa tudo para a pen
 
Back
Topo