Lenovo Y520-15IKB-547 - Dúvidas SSD // MBR-GPT

FGO

Power Member
Boas,

Comprei um portátil Lenovo Y520-15IKB-547 que traz de origem um SSD M.2 NVMe 256Gb sem SO.

Ao tentar formatar surge a mensagem: "Windows cannot be installed to this disk. The selected diask has an MBR partition table. On EFI systems, Windows can only be installed to GPT disks."

Reparei também que o disco já contém uma partição de Sistema (total size 0.0 MB / Free space 995MB)!!?!

Dúvidas:

1 . Esta partição deve conter apenas o FreeDOS, correcto? Faz algum sentido manter isto para efeitos de garantia?

2 . Aproveitando o a partição, mantendo o MBR e formantando o Windows 10 em modo Legacy, posso dp activar o UEFI? E posteriormente converter a tabela para GPT?

3 . Esquecer todo o anterior, activar logo UEFI, formatar removendo a estrutura de partições e optando logo por GPT?

A estrutura GPT para traz algum acréscimo de performance?

Obrigado.
 
Tenho as mesmas dúvidas, mas estou um pouco mais atrás onde nem a pen bootable consigo ler, ja fiz trinta por uma linha formatando a pen no rufus com varios tipos de sistemas de ficheiros e entre gpt ou mbr, ja tentei pelo modo legacy ou modo uefi, nao consigo nem por nada fazer com que inicie pelo usb e quando consigo diz me que a imagem boot qualquer coisa esta corrumpida..... Ando nisto à dois dias, alguem consegue dar-me uma ajudinha?
 
Caro Xaboto

Já verificaste na Bios qual o disco que está activado em primeiro para arranque ? Tens que alterar isso para a pen USB.

Cump
 
Xaboto,

Optei por usar GPT logo à partida. Eliminei a partição que trazia FreeDOS.

Usei a ferramenta da MS para criar a pen USB de instalação.

Pelo que percebo estás a usar o mesmo método. Assim á distância, e como dizes só às vezes conseguir fazer boot da pen, sugeria-te que usasses outra e repetisses o processo. Pode estar avariada.
 
Acho que é o hdd que esta em primeiro porque quando faço disk list aparece disk 0 no hdd e disk 1 no ssd.... Mas mesmo que eu quisesse instalar o SO outra vez no HDD nao dava porque a pen simplesmente nao arranca.
Mas ja li algumas pessoas a dizerem que tiraram fisicamente o HDD para conseguirem chegar ao ssd. Parece me um bocado ridiculo ter de fazer isso mas acho que vou experimentar
 
Boas, acabei por ir a uma loja de um conhecido, ele próprio disse-me que nao usa pens por causa disto, nuns dá noutros não, então foi buscar um drive de CDS e pronto resolveu o problema.
Ainda assim ficaram-me muitas duvidas, ficou em legacy e nao uefi. Não sei se isto realmente está a usar toda a performance que o protocolo ou interface do nvme oferece (nunca cheguei a perceber o que realmente o nvme é por mais que leia:-D). E o ssd continua a estar como segundo disco porque fisicamente nao dá para trocar, um slot é m.2 e o outro é sata, nao sei se isso faz mal, nem sei se dá para fazer essa troca sem ser fisicamente para que fica na ordem correta, se é que isso, mais uma vez causa problema. uma solução era subtituir o HDD por um SSD 2.5", mas não faz muito sentido quando tenho um slot para nvme que supostamente é mais rápido.

Mas pronto em principio fica assim "resolvido", o SO já está no ssd que era o que queria e as diferenças são claramente notórias, no boot entao parece um aviao, um ou dois segundos e esta no ambiente trabalho. Já tirei o drive de CDs do meu antigo portatil, so me falta agora um cabo mSata para usb e para a proxima ja me desenrasco sozinho.

Obrigado a todos pela atenção
 
Back
Topo