Lens hood e filtro UV valem a pena?

temp9300

Power Member
Para quem tem alguma destas coisas, usa com frequência?
Nota-se muito a diferença entre ter e não ter estes acessórios?

Nas compactas não costuma haver estes acessórios e nunca senti falta.
 
Pois o problema é que as compactas as objetivas não custam €! Nem podes mudá-las.
Eu sou da opinião de tentar poteger ao máximo o material, pois custou-me € e um dia mais tarde quando o quiser vender vale mais.
Por isso aconselho!!

Abraço
 
Para mim essenciais, à sua maneira.

O filtro UV é óbvio senão um dia que tenhas de limpar a lente e acabes por a riscar, vais deitar as mãos à cabeça. Com o preço de algumas lentes, compras meia dúzia de compactas :P

Isto assumindo que tens uma slr. Se tiveres uma bridge, então aí riscando a lente ainda é pior, porque não podes trocar ...

A protecção há muita gente que dispensa. Eu ponho sempre que a lente não está em uso.
 
Para quem tem alguma destas coisas, usa com frequência?
Nota-se muito a diferença entre ter e não ter estes acessórios?

Eu tenho pára-sol (lens hood) e filtro UV en todas as minhas objectivas. O pára-sol serve para evitar reflexos indesejados nas fotografias. O filtro UV uso como protecção da lente. Mas atenção, nada de comprar dos baratuchos, pois caso contrário vais degradar a qualidade da imagem. Não se deve fazer a asneira de comprar uma boa objectiva e estragar tudo ao colocar um pedaço de vidro sem qualidade à frente. Eu só uso marcas de qualidade como B+W. O problema é que é cara.
 
Concordo...:)
Além da marca referida, os filtros da UV Pro da Hoya são muito bons também...

Em relação ao "lens hood", é também importante em determinadas situações as quais já foram referidas e não adianta repetir...
 
Eu so tiro o lens hood da minha FZ18 qd uso flash, isto porque e sempre sempre util.
Nao serve so para proteger dos reflexos do sol.
Protege de qualquer luz que nao interessa e tb da chuva (um pouco).

Filtros so uso ND e CP. Como tenho o lens cap preso por um fio. Uso este para proteger a lente.
UVs e boa ideia, a meu ver, se fores para a praia ou outro ambiente perigoso para a lente (areia e agua salgada).
Atencao a filtros de ma qualidade ou demasiado grossos, deterioram a qualidade da imagem e causam vignetting.
Os meus nao sao nada de especial, mas tambem sao so para experimentar de vez em quando. Nao os deixo na maquina...
 
Back
Topo