Lente 50mm em sensor crop

badanas

Power Member
Boas

Como complemento a lente de kit que veio com a minha canon 100d, que e o 18-55 IS, comprei tambem uma canon 50mm STM ( novo modelo ) pois fiquei fascinado com o poderio da mesma vs preço. E não podia ter ficado mais contente, as fotos ficam excelentes.

No entanto como o meu sensor e cropped a lente de 50mm representa aproximadamente 80mm na minha câmara, o que ainda e um pouco de zoom a mais do que necessito. Muitas vezes afastando me do motivo da foto resolvo a situação , outras não existe tal possibilidade e vejo me a recorrer a 18-55 para colmatar essa falha.

Estive a estudar algumas alternativas e a canon 24mm 2.8 , era uma boa alternativa, mas já iria perder luminosidade pois ia passar de 1.8 para 2.8 , já para não falar que a lente já não é a um preço equivalente a 50mm.
Também encontrei a Yongnuo de 35mm f2 , que tem excelentes reviews pelo que vi e o preço agrada bastante.

Será que os 35mm iriam parar de me afastar das coisas ou a diferença não ia ser assim tão grande e as lentes iam quase fazer o mesmo? E a 50mm já tenho , a 35 teria que adquirír...

24mm sei que me ia dar uma boa opção, quando quisesse menos zoom ia para 24 , mais zoom ia para a 50mm, pena e a lente ser f2.8 na versão dos pobres.

Cumprimentos
 
Fazes uma coisa, pegas na tua lente Kit e metes nos 35mm para simular a lente prime de 35mm, e depois logo vês se gostas ou não.
Ainda existe uma pequena diferença entre 35mm=56mm vs 50mm=80mm
Em maquinas crop, a 35mm é a lente ideal, se bem que com a de 50mm no meu caso dá me jeito para certas situações, mas em espaços "apertados" já é muito complicado, dai a 35mm ser uma lente mais all-round.
 
a canon 24mm 2.8 , era uma boa alternativa, mas já iria perder luminosidade pois ia passar de 1.8 para 2.8
Sim...mas a 50mm é bem soft até f/2.5 ou f/2.8, pelo que, na prática, se formos a falar de usar a lente e procurar ter bons resultados com ela, a diferença de abertura acaba por ser nula. Só abro a 50mm a f/1.8 se não tiver mesmo alternativa, caso contrário é sempre f/2.8 em diante.

E a diferença de preço não é significativa (uns 40 euros, se forem bem compradas).

A Yongnuo não oferece a qualidade da 24/2.8 STM nem com stop down para f/5.6

Será que os 35mm iriam parar de me afastar das coisas ou a diferença não ia ser assim tão grande e as lentes iam quase fazer o mesmo?
Isto é extremamente fácil de saberes, basta olhares para as distâncias focais que utilizas quando trocas a 50 pela 18-55 por querer algo mais wide.

Eu já estive nessa situação em que estás agora, mas a minha renitência era puramente mesquinhice, que era eu estar convencido de que a 24mm seria demasiado wide para fotografia diária/lente walkaround. Tu pareces estar precisamente a pensar no oposto, portanto...

Voto na 24mm, no brainer
 
Estive a testar com a 18-55, e tanto os 24mm como os 35mm já resolvem o meu problema.

Achei os 35mm o reflexo real da minha visão e também tenho receio que os 24mm sejam um pouco aberto de mais para fotografar objectos.

Agora estou a tentar convencer me do porque de gastar 140 euros na 24mm quando a yongnuo custa 75 na china :)

Muito sinceramente não devia ter adquirido a 50mm, e excelente para quem tem sensor full, mas para aps c não é 8 nem 80. E pouco para zoom, e muito para usar diariamente.
 
Achei os 35mm o reflexo real da minha visão e também tenho receio que os 24mm sejam um pouco aberto de mais para fotografar objectos.
Vai depender muito dos objectos a que te referes, mas para prime standard a 24mm de facto dá.


Andei mais de meio ano em indecisões com este assunto. Que gostava mais de 30mm, e que conseguia usar 35mm mas já era algo apertado, e que queria mais sharp do que a Yongnuo, e então encomendei online uma Canon 35mm f/2.0 usada mas extraviou-se, e que a Sigma 30mm 1.4 era cara e as Canon 28mm ainda pior, e que 24mm era demasiado wide e não me entendia com aquilo...e que se calhar a 24 me ia introduzir muita distorção, e que queria mais abertura do que f/2.8...

Cheguei ao fim...comprei a 24mm (há um mês e pouco), nunca mais pensei no assunto, e não me sinto desconfortável a usá-la. A diferença é na perspectiva é de um pé, adoro o tamanho e peso da lente (permite-me andar com a câmara todos os dias), não fiquei a pensar nos f/2.0, e tem MUITA qualidade...
Conclusão, acho agora que o problema não era de distância focal (entre 24, 28, 30 ou 35), mas sim do facto de ter um anel de zoom que me deixava escolhê-las todas. Ainda nem peguei na 18-55 desde que tenho a 24.

Agora estou a tentar convencer me do porque de gastar 140 euros na 24mm quando a yongnuo custa 75 na china :)
É como da água para o vinho...a Yongnuo provavelmente irá parar na alfândega e não fica realmente por 75€, não tem garantia, não é tão sharp nem com stop down para f/5.6, não tem a experiência agradável dum motor STM (e tu na 100D beneficias de Hybrid AF ao usar uma lente STM).
A 24mm é muito sharp logo em f/2.8. Melhora um pouco em f/4 e fica praticamente ao nível da 50mm da Canon.


não devia ter adquirido a 50mm
Tive uma 50mm 1.8 II, vendi-a...ok, tinha bastante front-focus aqui...mas acabei por comprar depois uma STM. Só não digo que "nunca deveria ter vendido" a 1ª porque de facto a 2ª oferece melhorias. Portanto foi uma boa troca. Por agora estou decidido a mantê-la no meu kit. É a minha prime para retrato. Use muito ou use pouco, ao menos tenho uma.
 
Se optares pela 24mm compra em 2ª mão. Com alguma paciência podes encontrar um bom negócio. Eu comprei a minha por 100€ mais coisa menos coisa.
 
Se optares pela 24mm compra em 2ª mão. Com alguma paciência podes encontrar um bom negócio. Eu comprei a minha por 100€ mais coisa menos coisa.

E isso que estou a tentar fazer para atenuar a coisa , estou em alguns leilões que vão em 70 e poucos euros faltando bastantes dias
 
Surgiu a oportunidade de adquirir a 24mm juntamente com o filtro polarizador canon pl-c para a mesma por 115 euros em casa.

Acham bom negócio? Nunca tive experiência com filtros , a lente em si penso que a conseguia por cerca de 85,90 euros.
 
Se consegues a lente pelos 85~86 euros, esquece o filtro. Pelo menos era o que eu faria. A lente 24mm não é propriamente a mais indicada para paisagem (embora desenrasque) e é aí que irias tirar maior partido do filtro. Consegues alguns resultados engraçados com esse filtro mas aposto que passado algum tempo vai ficar esquecido em casa (tal como o meu).
 
Mas o filtro sai? Não é daqueles casos em que o filtro está preso à lente, pois não?

Eu acho bom negócio. Comprei a minha 24mm nova por ~145€. Mas se a arranjas mais barata, tanto melhor.
Esses 85€ é que acho um preço mesmo excelente, eu iria para isso...

O filtro...só é interessante se for um filtro grande, tipo 67, 77mm ou mais, porque esses ficam caritos.
Mas se for de 52 ou 58mm...dane-se o filtro. Um Hoya desse tamanho custa 10 ou 20€ e faz o mesmo. O meu Hoya de 58mm custou 10€ há um ano. E para ser franco...não o devo usar há mais de meio ano. Achei piada no início, mas acho que só fazendo mesmo muita paisagem é que se tira partido. Mas pronto, ao menos foram só 10€...
 
85€ ou 90€ por uma 24mm pancake STM usada é bom negócio.

A minha ficou por uns 90€ ou 95€, foi em bundle com uma 10-18, daí ser complicado avaliar o preço de uma só.
 
35mm em APS-c (Nikon) representa o nosso ângulo de visao natural. A Nikon tem uma 35mm f1.8, a Canon nao tem nenhuma?
 
35mm em APS-c (Nikon) representa o nosso ângulo de visao natural. A Nikon tem uma 35mm f1.8, a Canon nao tem nenhuma?
Acessível, não. A 35/2.0 IS USM custa ~500€.
De resto, é olhar para as EF 35/2.0 antigas (usadas), ou 24/2.8 STM, ou 40/2.8 STM.
Daí irmos normalmente para a 24/2.8. É a mais acessível e, na dúvida, é melhor imagem a mais do que imagem a menos.
A 24mm também acaba por estar mais perto da verdadeira lente standard do que a 35mm em APS-C (38.4mm vs 56mm).

A Sigma 30/1.4 Art fica mesmo no ponto para a clássica 50mm (48mm). É por isso que é tão apreciada deste lado.
 
Última edição:
Já tenho a lente de 24mm em minha posse . Era mesmo o que procurava em termos de distancia focal , no entanto pela meia dúzia de cliques que fiz a comparar com a 50mm penso que a 50mm seja mais brilhante, ambas a f/2.8

No entanto não se pode pedir tudo nesta Gama de preços, penso que neste momento estou bem servido para fotos do dia a dia com a 24mm e a 50mm para um sensor aps-c
 
As duas fazem um óptimo par de primes. É algo que já tenho comentado por aqui.

A 24mm STM tem uma quanta vinhetagem a f/2.8. É normal, é a abertura máxima dela. A 50 também tem uma quanta na sua abertura máxima (até tem mais), mas nós notamos menos por ser uma lente full-frame e estarmos a usá-la em câmara APS-C.

Se não usares algo como Lightroom, certifica-te que actualizas os dados de correcção de iluminação periférica na câmara (com o EOS Utility) para adicionares a prime de 24, pois é altamente provável que a câmara ainda não os tenha.
 
Já tenho a lente de 24mm em minha posse . Era mesmo o que procurava em termos de distancia focal , no entanto pela meia dúzia de cliques que fiz a comparar com a 50mm penso que a 50mm seja mais brilhante, ambas a f/2.8

No entanto não se pode pedir tudo nesta Gama de preços, penso que neste momento estou bem servido para fotos do dia a dia com a 24mm e a 50mm para um sensor aps-c

E' normal que seja mais brilhante. O f/ e' a distancia focal sobre o diâmetro, para terem o mesmo F# o diâmetro da 50mm tem que ser maior, logo mais luz :)
 
E' normal que seja mais brilhante. O f/ e' a distancia focal sobre o diâmetro, para terem o mesmo F# o diâmetro da 50mm tem que ser maior, logo mais luz :)
Mas isso não é quanto ao tamanho do elemento frontal..?
A 50 tem efectivamente um elemento frontal maior (mas claro que não sei se a relação entre ele e as lâminas é maior, menor ou igual).

Eu aposto mais na questão da vinhetagem.
É que ao pôr a 24 em f/2.8, estamos a falar de pôr uma lente APS-C na sua abertura máxima.
Enquanto que pôr a 50mm em f/2.8 é pôr uma lente full-frame com stop down de mais de 1 stop, e montada em APS-C. Mau era se a 50mm não aparentava dar resultados com bastante mais luz.
 
O f# e' uma relacao física entre a distancia focal e o diâmetro do diafragma.

A 24mm a f2.8 tem um diâmetro de diafragma de 8.6mm, a 50mm a f2.8 tem um diâmetro do diafragma de 17.9mm. Como e' APS-c podes usar o fator de conversao que e' de 1.6, ou seja, a 50mm e' na realidade uma " 31.25mm". O diafargma continua a ser maior, neste caso 11.2mm, logo tem lógica ter mais luz.

Um exemplo nisto sao as minhas lentes, 11-20 e 17-50, para astro fotografia, em termos de luz nao tenho nenhuma vantagem em usar a 11-20, porque apesar de ter um maior ângulo, pode permitir uma exposição mais longa, mas ambas a F2.8 a 17-50 e' mais luminosa (isto 11mm vs 17mm).
 
Realmente tens razão, eu estava a fazer confusao.

Estava na ideia que em tempos tinha lido/visto sobre a relação entre diâmetro do elemento frontal e diâmetro do diafragma, mas não, não andei a ver isso :)
 
Back
Topo