Lente até 200 euro

joaotnumis

Power Member
  1. O QUE: Lente
  2. POR QUANTO: 200 euro
  3. PARA FAZER O QUE: Fotografia a Moedas
  4. PARA USAR ONDE: Interior
  5. COMO ÉS: Entusiasta
  6. JÁ TENS: O que interessa: tenho um corpo 1300D
  7. COMO É A TUA "REDE": canon/nikon
  8. ONDE COMPRAR: onde for mais barato
Boa noite a todos,
Costumo fotografar moedas, e precisava de uma lente mais "luminosa" e que conseguisse focar a uma distância mais pequena da moeda. Obrigado desde já
 
As lentes que tens podem ser relevantes, porque existem formas baratas de meter as lentes a focar mais perto por 50€ ou menos...
 
Hmmm espera aí...mais luminosa e para focar mais perto? Atenção que a focar mais de perto a profundidade de campo também diminui drasticamente, pelo que precisas de fechar o diafragma para compensar.

É pouco provável que precises duma lente luminosa para isso.

Que lentes tens? Uma 18-55mm?

Dependendo do teu nível de exigência, poderás não precisar doutra objectiva. Às vezes basta uns tubos macro para se ter resultados satisfatórios.

Quanto à luz, flash, ou montar uma artimanha qualquer para iluminar as moedas. Muita gente faz tendas de luz caseiras, não é complicado e não fica caro.
 
Eu fazia isso com um candeeiro anelar de LED branco e fotografava pelo meio do anel. Funcionava razoavelmente bem. E sim, tinha de meter a lente a uns f11 praí para conseguir apanhar em foco o que queria quando fotografava moedas deitadas.

A Canon até foca automaticamente com tubos de macro não é? (a Nikon não porque é um sistema mecânico com uma patilha).
 
A Canon até foca automaticamente com tubos de macro não é?
Sim, há tubos, mesmo dos baratos, que já têm os contactos e a lente funciona normalmente, é sempre a andar. Os meus ranhosos do eBay nem 10€ custaram. São tão foleiros que os contactos são meramente uns pinos que fazem de extensão para os contactos, mas o certo é que funcionam.

Quanto à iluminação, uma hipótese é isso, um bocadinho de DIY e arranjam-se coisas engraçadas.
Em alternativa, comprar dois flashes manuais e uns triggers baratos tipo o material da Neewer. O meu TT560 manual custou uns 30€, e os meus triggers para dois flashes acho que nem chegaram a 20€. E isso, bem usado, quase já dá para atingir resultados profissionais...
 
Boas
Atualmente tenho apenas a 18-55 de kit
Tubos macro que recomendam?
E podem dar algumas dicas para ver se consigo fazer um "estúdio em casa"?
Obrigado
 
Os tubos são apenas uma de várias opções, mas são provavelmente a mais barata delas todas, pelo que o risco é baixo.
Podem ou não resultar bem com a tua objectiva, depende se ela tem uma boa qualidade óptica a focar objectos próximos, ou se tem pelo menos uma qualidade que te satisfaça.

Há também quem use as lentes Raynox, para colocar à frente da objectiva. Essas já ficam um bocadito mais caras.

Há ainda os anéis de inversão, mas isso convém que seja com contactos, se não perdes a possibilidade de regular a abertura da tua objectiva.

Mas uns tubos baratos para começar e experimentar são sempre um bom ponto de partida. O importante é que tenham contactos, para conseguires operar a tua objectiva.
 
Back
Topo