Lente/camera com estabilização - vossa experiencia?

Natto

Suspenso
Olá pessoal.

Como alguns de vocês já sabe, ando a fazer umas experiencias com a minha Canon 5D classic que arranjei num super negócio.

Realmente, só quando se experimenta é que vemos as limitações e resultados daquilo que queremos e se consegue concluir certas coisas. É por isso que a experiencia do pessoal que ajuda aqui é muito importante mas também por outro lado cada pessoa é diferente.

Como ainda continuo a fazer algumas experiencias com a minha máquina não posso concluir ainda nada, até porque vão emprestar uma lente para eu experimentar na minha máquina e vão experimentar a minha noutra máquina.

Mas das experiencias que já fiz até agora há uma coisa que me deixa a coçar a cabeça. Estabilização na camera ou lente.

Como é que vocês conseguem tirar fotos, em baixa luz, por exemplo dentro de casa, à mão? A resposta obviamente é aumentando o ISO ou ter um lente capaz de deixar entrar muita luz ou até mesmo ter um shutter speed mais baixo.

Neste momento, voltei a fazer umas experiencias com a minha máquina (neste caso dentro de casa e devido ao facto de onde morar quando chego já há pouca luz) e desta vez puxei o ISO para poder ter um shutter speed razoável e desta vez tendo atenção a distância de focagem mínima que a lente suporta.

Eu coloquei a máquina desta vez em cima da mesa, tive a certeza que fiz força suficiente para que a máquina não se movesse por causa do shutter release e coloquei, neste caso uma pilha apenas e o mais perpendicular ao plano do sensor e testei com vários f's. Deu-me a ideia que focou bastante bem (depois vou postar aqui). Comparado estas imagens com as que tirei previamente, ficaram melhor. Mas como é lógico uma pessoa ao estar a tirar fotos dentro de casa quer manter o máximo possível o ISO no mínimo, shutter no máximo e abertura da lente máxima. É um trade-off. Mas pergunto-me como seria se tivesse uma lente um IS e uma abertura razoável. Como seria? Não sei se existe f2.8 e IS. Sei que há f4 com IS e f2.8 sem IS.

É lógico que uma pessoa não quer estar em casa a tirar fotos com a camera num tripé dentro de casa. Não faz sentido. Uma pessoa quer ter a camera na mão colocar os settings de acordo e com as mãos tirar a foto. É que acho que começo a ver as limitações da máquina. Eu só posso imaginar que vocês com cameras melhores usam ISOs altos e têm lentes rápidas.

Podem contar um bocado a vossa experiência e opinião?
 
Flash e muita luz na divisão. Quando estou a fotografar a família em casa, acendo todas as luzes que tiver naquela divisão, ou pelo menos sempre as mais fortes, tipo as do tecto. Com flash ponho o ISO a 400 ou 800. Sem flash, a coisa vai facilmente para os 1600 ou 3200 na pior, dependendo da abertura que eu esteja a usar.
Mas isto acho que tínhamos falado no tópico da aquisição da nova câmara.

A estabilização dificilmente te vai servir para esses casos. Não vais fotografar pessoas nitidamente a 1/5s ou 1/10s, elas mexem-se sempre nesse intervalo de tempo, mesmo que peças para ficarem quietas.
Dentro de casa, se a coisa estiver complicada e eu não estiver a usar flash, sou capaz de descer a 1/60s, mas não desço mais. Normalmente antes disso já peguei no flash porque não gosto de ir abaixo de 1/100.

Isto é essencialmente para quando estou a fotografar à noite. De dia não preciso disto tudo, a não ser nas divisões mais interiores, que apanham menos luz do dia.
 
Back
Topo