1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lente com pontos semitransparentes no vidro?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por bluei16_, 14 de Janeiro de 2009. (Respostas: 24; Visualizações: 1128)

1. bluei16_

bluei16_ Banido

Boas pessoal

Ja alguém teve disto? O que causa? Como limpo?

Obrigado

2. helius

helius Power Member

põe umas imagens para vermos melhor de que estás a falar..

se for fungos, não há grande coisa a fazer, podes mandar limpar, mas vão sempre voltar..

cumps

3. bluei16_

bluei16_ Banido

Pá não tenho imagens... nem encontro na net nada

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

pontos semitransparentes?

assim de repente podem ser fungos ou alguma camada protectora da lente a descascar...

5. bluei16_

bluei16_ Banido

Pá tipo isto mas mais e do outro lado

PS: E são todas sensivelmente do mesmo tamanho e dispersas equitativamente

6. Batmuman

Batmuman Banido

Isto dá mais a sensação de ser uma camada qualquer a descascar. Mas não sei... Só vendo a tua lente.

7. bluei16_

bluei16_ Banido

Tive agora com um fotógrafo que viu e disse para limpar com bafo e um pano que não deve ser nada. Como costumam limpar as vossas lentes?

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

uma sopradela para tirar algo que possa riscar e depois um liquido de limpeza proprio

9. bluei16_

bluei16_ Banido

Eu tenho um líquido da hama mas o rapaz disse para não usar que me sacava o coating da lente

10. adolfo dias

adolfo dias Power Member

eu uso um da hamma e até agr sem problemas...

11. bluei16_

bluei16_ Banido

Ok pessoal consegui resolver. Tava com medo de aplicar o líquido mas resultou. Para quem alguma vez precisar fica aqui como fiz:

1º Soprei a lente muito bem com um soprador

Depois tentei só com o bafo e um movimento circular leve com pano dos óculos mas não resultou. Depois apliquei mais alguma pressão e continuou sem resultar.

Peguei no líquido para a lente, apliquei um pouco no pano e comecei a massajar muito suavemente a lente e as manchas começaram logo a desaparecer :). Depois continuei o processo durante cerca de 1min e fui aplicando mais líquido no lenço. Finalmente usei a parte seca para limpar tudo

Ficou impec como nova mesmo. Tinha me assustado sem motivo aparentemente

Obrigado pessoal um bem haja :)

12. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

lol, isso sao salpicos de alguma cena... eu nas minhas qd teem disso e com a unha mesmo xD depois de tirar o ressequido dou-lhe uma sopradela depois passo pincel e lenspen. fica 5*
    podem-me xamar doido mas o que é certo e que a lente nao tem 1 unico risco. btw tb tenho um filtro afrente portanto o que suja e filtro xD

13. bluei16_

bluei16_ Banido

Ahhh pois mas eu não tenho filtro. Mas acredita que é a primeira coisa que vou fazer no fim de semana

14. Batmuman

Batmuman Banido

Nem duvides. Para além disso a lente exposta aos UV vai perdendo qualidade. Atenção a isso.

15. bluei16_

bluei16_ Banido

No worries ela tá praticamente nova :)

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Mais facilmente perdes qualidade por lhe meteres mais vidro à frente.

De onde é que veio essa do UV estragar lentes? O UV prejudicava era as fotos no tempo do filme, coisa que não acontece no digital.

17. Batmuman

Batmuman Banido

Sim, sim, vai deteriorando lentamente o vidro. Claro que isto é um processo muito lento.

18. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

wut?!
    detriorando o vidro?
    desconhecia completamente essa...

alias, desde que nao haja um sobreaquecimento brutal o vidro mantem-se inalteravel a nivel de propriedades.

mas se for para o vidro perder propriedades decerteza que tudo o que lhe e envolvente ja n existe.

nao estaras a fazer confusao com o olho humano??

19. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Podem é dar cabo do sensor. Os UV dão cabo de tudo logicamente. Claro que é um processo lento. Agora experimentem deixar uma folha com algo escrito com algo ao sol durante um dia.

20. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Onde viste isso? Tive cadeiras de óptica e cadeiras de materiais na universidade e nunca ouvi tal coisa. Muito pelo contrário, ao tanto quanto sei, o vidro não é minimamente afectado pela luz que o atravessa. A luz simplesmente não tem potencial suficiente para provocar qualquer alteração ao nível da estrutura do vidro. Como disse o Kader, é preciso algo muito energético (laser, por exemplo) ou aquecer o vidro para enfraquecer as ligações.

Exacto, do sensor sim. Mas hoje em dia as coisas já são feitas a pensar nisso. Os sensores têm filtros, as lentes têm coatings e mesmo a própria óptica é muito pouco permissiva a raios UV. Tanto que quem faz fotografia UV tem que andar a raspar coatings, comprar lentes UV próprias ou mesmo usar lentes com ópticas de quartzo.

Partilhar esta Página