Problema Lente deixou de ser detectada

JPgod

Moderador
Staff
Boas

Hoje fui à um evento de carros clássicos e levei minha Nikon D3200 + Tamron 17-50

Depois de uns 20 min a fotografar, a maquina deixou de reconhecer a lente.
- Tentei desligar/ligar, reencaixar a lente, limpar os contactos, verificar se não ficou preso, etc.
- Montei a 35 mm e a maquina reconheceu, logo parece ser da lente.

O que mais posso fazer?

Enfim, acho que é desta que vou desistir do mundo da dSLR. Não dá para sustentar um hobbie onde uma lente simples custa 2 ou 3 meses de salário líquido.

EDIT: testei na maquina do meu primo e funcionou, cheguei em casa, montei na minha e reconheceu tb! WTF?
 
Última edição:
Já me aconteceu com uma 18-200mm da nikkor. No meu caso, era a baioneta da lente, que estava a fazer mau contacto. (Explicação que me foi dada) Como estava na garantia, substituíram sem qualquer custo.
80afecfeff7163cee68501e7e42ae092.jpg
 
Se a lente morrer de vez é o que vai acontecer infelizmente. De momento avaria de material não tem como repor...

@Gaspar Machado mais precisamente os contactos, o que vi que a mola dos pinos pode agarrar, mas não era o caso.

Em ultimo caso tento comprar uma lente com problema ótico (caiu e quebrou, com fungos, etc) e trocar peças-
 
Bom, desmontei a lente para ver se tinha algo "vísivel" (um cabo flex solto/quebrado, queima de algum chip), dado que isso deve ser problema puramente electrónico, até porque nas vezes que voltou a reconhecer, funcionava tudo.

Entretanto na maquina do meu primo também deixou de reconhecer.

Só que ao desmontar, ocorrei o "terror do parafuso", que é um parafuso está tão preso que ao forçar acaba por destruir totalmente o encaixe. Tive que usar a dremel para desbastar a cabeça e com isso a peça que ele prende (os contactos eléctricos) ficou solto...

Mas não notei qualquer problema, todos os cabos encaixados, o PCB sem nada queimado, enfim, deve ser de chips mesmo. Se bem que não descarto um problema precisamente na peça dos contactos.

o problema é onde comprar esta peça:

LENS-Interface-Flex-Cable-For-Nikon-AF-S-NIKKOR-18-105mm-18-105-mm-Bayonet-Mount.jpg

(esta ai é de uma nikkor)
 
Back
Topo