Lente nikkor serie e

El Gordo

Power Member
Boas pessoal...
antes de mais bom ano...
é assim,tenho uma nikkor série e 50mm 1.8 mas como sabem n funciona na D60.... só funciona em manual e só faz leitura de velocidades.....
A questão é???a lente n vai estragar a máquina??é q a disparar faz um som diferente e será q existe algum adptador para ela de maneira a q faça a leitura de aberturas???help
 
Se não dá como é que tiras fotografias?

Claro que dá! Em relação ao disparo acho que isso é um bocado perseguição!
 
Se não dá como é que tiras fotografias?

Claro que dá! Em relação ao disparo acho que isso é um bocado perseguição!

Fotografa mas é a "olho"...só me permite fazer a leitura da velocidade...... em termos de aberturas é a olho...... e a lenta é cool e luminosa...... existe adaptador q me faça as leituras de aberturas??
 
Fotografa mas é a "olho"...só me permite fazer a leitura da velocidade...... em termos de aberturas é a olho...... e a lenta é cool e luminosa...... existe adaptador q me faça as leituras de aberturas??

Não, não existe. A lente funciona perfeitamente, com as limitações que dizes ...
 
OK :-((
mas julgo q a máquina quando dispara faz um barulho diferente (obturador) é mesmo assim ou é confusão minha???e se for mesmo assim,n estraga a máquina??

Como é que faz um barulho diferente se o que faz barulho não é a lente mas sim a máquina?
Só se é alguma peça solta na lente que vibra por simpatia e faz barulho.

E já agora, o barulho que ouves não é do obturador, é do espelho a levantar.
 
OK :-((
mas julgo q a máquina quando dispara faz um barulho diferente (obturador) é mesmo assim ou é confusão minha???e se for mesmo assim,n estraga a máquina??

Isso é normal, a minha Tamron 90mm também provoca um barulho diferente em relação à lente Nikkor, tem a ver com o mecanismo de abertura do obturador.
 
examina em pormenor as lâminas do diafragma para ver se têm vestígios de óleo ou impurezas, se tiverem vai ter de ser aberta e limpa.
 
:tareon:

Isso ... obturador na lente havia de ser algo inédito :nonono2:

Muito pelo contrario, lentes com obturador sao muito antigas, procurem por large format lenses.

Pelo que vi sobre essas lentes vais ter mesmo de fazer tudo a mao. So da D200 para cima e que as DSLR Nikon fazem metering.
Mas sendo digital nao ha prob, testas se sair sub ou sobre exposta tiras outra...
 
Muito pelo contrario, lentes com obturador sao muito antigas, procurem por large format lenses.

Pelo que vi sobre essas lentes vais ter mesmo de fazer tudo a mao. So da D200 para cima e que as DSLR Nikon fazem metering.
Mas sendo digital nao ha prob, testas se sair sub ou sobre exposta tiras outra...

pois vai ser á base de testes...vamos ver se a minha mulher terá paciência :-)
 
Mas se lê as velocidades é porque tem metering!

A abertura escolhes tu, como se tivesses a máquina em modo A e a máquina dá-te a velocidade adequada! Não vejo qualquer problema em utilizar uma lente assim fora o focus manual que embora dê mais trabalho não é grande obstáculo.
 
boas pessoal, espero que nao se importem mas vou aproveitar este topico para expor uma duvida minha...mais concretamente, pedir um conselho, que no fundo está ligado ao tema falado aqui...se houver algum problema é so avisar que crio um topico novo sem qualquer problema!!

entao é assim...tambem ando aqui a procura de uma lente que seja muito rapida, encontrei uma 50mm 1.4D, gostava de saber o que acham dela, estava dentro das minhas necessidades se bem que se fosse algo tipo 28mm era melhor, mas nao encontro nada assim rapida como esta (1.8 50mm como a falada aqui tambem é uma opçao, se bem que como sao as 2 de 50mm preferia a 1.4). Entao é assim, conhecem mais alguma alternativa? nao tem que ser prime apenas ter uma abertura mt grande. possuo uma nikon D80, pelo que penso que a lente seja 100% compativel com a minha maquina...AF a funcionar, abertura e obturador com a informaçao disponivel...certo? e ja agora...li numa review o seguinte: "Lens provides distance (D) information", nao percebi se me aparecia a distancia da maquina até ao objecto focado ou se se trata de uma especie de equivalencia que algumas lentes têm onde se ajusta o diafragma...

e ups...acho que ja tenho aqui muitas perguntas :wow: muito obrigado a todos!!

abraço
 
Acerca do *D*

D — Distance. Indicated after the f-number. It means the lens is capable of using Nikon's 3D Matrix Metering on bodies that support it. The lens transmits focus distance information, which is incorporated into the camera's exposure calculations. Not to be confused with early lenses marked "Nikkor-D" meaning a 10-element lens (see pre-autofocus designations above).

Tens a Sigma 30mm f/1.4, por exemplo, mas há mais :)
 
...entao é assim...tambem ando aqui a procura de uma lente que seja muito rapida, encontrei uma 50mm 1.4D, gostava de saber o que acham dela, estava dentro das minhas necessidades se bem que se fosse algo tipo 28mm era melhor, mas nao encontro nada assim rapida como esta (1.8 50mm como a falada aqui tambem é uma opçao, se bem que como sao as 2 de 50mm preferia a 1.4). Entao é assim, conhecem mais alguma alternativa? nao tem que ser prime apenas ter uma abertura mt grande. possuo uma nikon D80, pelo que penso que a lente seja 100% compativel com a minha maquina...AF a funcionar, abertura e obturador com a informaçao disponivel...certo?...

Na sigma tens a brigada das fixas:

20mm F1.8 EX DG
24mm F1.8 EX DG
28mm F1.8 EX DG
30mm F1.4 EX DC HSM

Pelo que tenho lido tem uma boa relação qualidade/preço o que eu desgosto nelas:
a incognita da qualidade
tamanho/peso
tamanho do filtro- só a 30mm tem um tamanho de filtro menor de 62mm, as outras são de 77mm e a 20mm é um filtrozinho de 82mm.
 
Back
Topo