Problema Lente Nikon adaptada para Fuji, não foca no infinito

DSM-photo

Power Member
Bom dia a todos.

Existe alguma informação na internet sobre este tipo de problemas, mas nada que me tenha esclarecido totalmente. Aqui no fórum também encontrei apenas referências subtis ao problema. Vamos ver se alguém me consegue ajudar:
Equipamento:
X-T3
Adaptador K&F NIK(G)-FX
Lente Nikon AF NIKKOR | 70-300 1:4-5.6G (não estabilizada)

Pelo que li este problema pode ser causado por uma incorrecta dimensao do adaptador que faz com que exista uma incorrecta distância entre a lente e o sensor. Isso de facto acontece no meu adaptador:
Flange distance Nikon: 46,5 mm
Flange distance Fuji: 17,7 mm
Diferença: 28,8 mm
Tamanho do meu adaptador: 28,5 mm

Faltam-me 0,3 mm. Segundo li, esta pode ser a origem do problema.

Retirei o anel externo do adaptador e meti folha de aluminio dobrada até obter uma espessura final de 28,7, 29,1 mm e por fim 28,8 mm com o anel externo novalmente bem apertado. Mesmo assim, com nenhuma destas configuracoes consigo focagem no infinito.

Alguém me consegue explicar o que está aqui a falhar?

Ou se devo seguir outro caminho para ter uma lente para usar 5 vezes ao anos para fotografar a lua, sem gastar 500€ nela? Ou seja, existem melhores opcoes de lentes adaptadas? A lente usada mais o adaptador novo custaram cerca de 75€ e ainda posso devolver o adaptador...
 
Respondendo a mim próprio para uso futuro de utilizadores do fórum:
- Os adaptadores vêm sempre curtos, para que o foco no inifinito fique um pouco antes do final do anel de ajuste.
- Se o adaptador for demasiado longo, não será possivel focar no infinito, a distancia máxima de fico será uma distancia especifica, não muito longa
- Dado que o meu adaptador era curto, o problema não era o adaptador
- Ao que parece existem lentes com AF, que apesar de terem um anel de focagem manual, precisam de contactos eletricos com a máquina fotográfica para que o foco manual funcione correctamente. Isto não acontece com todas as lentes e não vou estar aqui a detalhar com quais acontece, para não induzir ninguém em erro
- Lentes 100% manuais focam sempre com adaptadores com o comprimento certo ou ligeiramente mais curtos
- As lentes "vintage" não estão preparadas para os sistemas digitais atuais e darão (quase) sempre imagens inferiores à lentes atuais desenvolvidas especificamente para estes sensores
- Existem boas opções baratas Minolta MD (e julgo que Olympus também), como a 135mm 2.8. Existem várias versões, eu arranjei uma por 25€ já com portes, mas não sei que versão é. Considero os resultados bastante aceitáveis.
- Está a caminho uma Tokina Minolta RMC MD 100-300mm f5. Não tenho grandes espectativas, mas vamos ver o que sai. Foram 45€ com portes, mas a partir dos 200/210mm começa a ser mais dificil arranja-las tão baratas. Para quem gosta de clássicos, são lentes bem contruídas, todas em metal, que nem que fossem só para coleção, têm a sua piada. Devo ir adquirindo algumas com o tempo.

Espero que isto ajude se alguém se encontrar na mesma situação no futuro.
 
Back
Topo