Lente para Fuji equivalente a 35mm em FF

Shadow_

Power Member
Comprei este fim de semana uma X-T100 com a 15-45 por um peço interessante. Como era a de exposição ainda fizeram uma atenção

Não costumo usar zooms, com exceção de grandes angulares pelo que vou querer comprar uma prime equivalente a 35mm em FF.

O meu equipamento atual é o que está na assinatura pelo que estou bem servido na Sony. Não tenciono mudar de sistema.

O motivo da compra é curiosidade em testar a Fuji, os seus Jpegs e adorar esteticamente o sistema. Resumindo, capricho!

Esta introdução para perguntar:

Que Prime equivalente a 35mm em FF comprar? Já vi as 23mm f2 e f1.4. A 1.4 parece excluída por 2 grandes razões, preço e dimensão. Queria um combo bem portátil para andar no bolso.

Orçamento: uns 200 a 250€. Usado e graymarket são opções.

Há alguma alternativa a esta 23mm f2?

PS: há como desligar o zoom elétrico da 15-45?
 
Última edição:
@APedro obrigado.

Foi com a ideia que fiquei.

Já encomendei adaptadores m42 e OM para usar lentes vintage (coisa que já faço com a Sony) mas quero uma all around portátil e com AF.

E algo nos 30mm? Haverá estilo pancake?
 
tens a 27mm pancake que equivale ~40mm

Tens a 18mm f2 que é quase pancake (tenho um amigo a vender a dele) que faz os ~27mm

a cima disso tens as 35mm mas já ficam fora do que pretendes

Diria que, se vais experimentar a Fuji, é provável que não tarda muito te estarás a mudar de malas e bagagens portanto, na altura logo arranjas um set jeitoso [emoji16]
 
Nem brinques com isso @APedro mas acredita qua ainda estive algum tempo na worten a olhar para a máquina e a pensar se a trazia :P em 5 anos foi canon(set muito completo), MFT(tive as lentes todas de topo com exceção das 1.2) e agora um Set bem jeitoso Sony.

Dificilmente irei mudar pois estou satisfeito e já investi bastantes €€€€. Contudo, não vivo na ilusão que a minha escolha é a acertada e o resto do mundo está errado :P

A Fuji é um misto de sentimentos, curiosidade, estética, Jpegs e gostar de testar. É o meu passatempo ;)

A 27 já é demasiado fechada para o que pretendo desta lente.

A 18 já será um pouco wide mas acima de tudo li coisas menos boas sobre a lente.

A 23 f2 parece a ideal mas gostava de uma lente mais pancake.... acabei por ver todas as f2 ao vivo com excepção da 23 pelo que poderei estar a fazer confusão.
 
Há uma coisa que a Fuji te dá que nenhuma outra marca iguala, que é a experiência.

Digam o que disserem, venham falar de atalhos, o que for, não há equipamento nenhum digital fora da Fuji que te dê uma (praticamente) total independência de menus.

Podes não valorizar isso mas é um facto.
 
Há uma coisa que a Fuji te dá que nenhuma outra marca iguala, que é a experiência.

Digam o que disserem, venham falar de atalhos, o que for, não há equipamento nenhum digital fora da Fuji que te dê uma (praticamente) total independência de menus.

Podes não valorizar isso mas é um facto.

Podes explicar o que queres dizer com total independência de menus?

Também estou como tu shadow, tenho curiosidade em experimentar o sistema Fuji. Era inicialmente o que tinha em mente mas devido ao facto de precisar boa performance em baixa luz, acabei por ir para FF. Estou a pensar comprar a XT-1 e a XT-2 para testar com algumas lentes tipo 35 F2, 50 F2 e a 27 f2.8.

Há aqui alguém que já tenha experimentado a X-T1 e X-T2? Podem dar um overview dos pros e cons?

Para ser sincero, estou mais inclinado para a X--T1 se a qualidade de imagem for igual. Mas caso o preço da X-T2 baixe, por causa da saída da X-T4, talvez opte por ela.
Pelo que vi o sistema de focagem é onde reside a maior diferença. Alguém pode dar o feedback em relação a este? Este sistema tem que tracking? Que tal a performance?
 
Podes explicar o que queres dizer com total independência de menus?

Também estou como tu shadow, tenho curiosidade em experimentar o sistema Fuji. Era inicialmente o que tinha em mente mas devido ao facto de precisar boa performance em baixa luz, acabei por ir para FF. Estou a pensar comprar a XT-1 e a XT-2 para testar com algumas lentes tipo 35 F2, 50 F2 e a 27 f2.8.

Há aqui alguém que já tenha experimentado a X-T1 e X-T2? Podem dar um overview dos pros e cons?

Para ser sincero, estou mais inclinado para a X--T1 se a qualidade de imagem for igual. Mas caso o preço da X-T2 baixe, por causa da saída da X-T4, talvez opte por ela.
Pelo que vi o sistema de focagem é onde reside a maior diferença. Alguém pode dar o feedback em relação a este? Este sistema tem que tracking? Que tal a performance?

Por teres dials dedicados, não precisas de atalhos para o mais básico. Shutter speed, ISO e abertura estão logo à mão. Por essa razão tens uma série de botões que serem de atalhos e que são completamente personalizáveis, fazendo com que mudar o shutter electrónico para mecânico esteja disponível num clicar de botão. Noutro podes ter as simulações de filme, noutro o AF, noutro a conexão ao telemóvel, etc..

Eu não uso menus a partir do momento que tenho o equipamento configurado à minha maneira.

A X-T2 é o caminho a ir uma vez que se encontra baratíssima nos usados.

A X-T1 “ganha” no feel das imagens, uma vez que o sensor tem só 16 megapixels e, dizem, tem uma forma de reproduzir imagens com o seu quê de diferente.

A X-T2 é melhor em tudo.

A X-T2 quando saiu competia com o melhor que havia em AF e AF continuo com tracking, sendo que entretanto, também já irá acusar a idade (se é que se pode dizer isto).
 
O que que queres dizer com acusar a idade? Talvez dependa do que se vá fazer com ela. Se os preços baixarem com a X-T4 seria brutal. Neste momento arranja se por 500 paus mint com tudo o que veio. Mas mesmo assim é muita massa.

A X--T1 arranjo por 200 paus. Mas o AF e hey tracking é algo muito importante se for adquirir uma mirrorless neste momento. A antiga nx3000 minha só tinha face detection.

Mas pronto primeiro quero experimentar só por curiosidade pois falam muito bem e sempre fiquei curioso em experimentar. Acabei por ir para a 6D e tem sido excelente. Tiro bastante fotos com ISO6400 e saem fantásticas. Também uso ISO12800 as vezes e só aí já se começa a notar algum grão.
 
Untitled by Paulo Baiana, on Flickr

Mudança de planos!

Já é:
X-T100
Kit 15-45
XF 16mm 2.8

Á espera:
35mm f2

Mudei de planos pois fui ver melhor as minhas fotos mais recentes e tenho usado mais estás focais em FF Sony. E para o que quero com este kit é a opção equilibrada. obrigado a todos.

A qualidade de construção destas lentes é excelente. Excelente!

Contudo há algo que me faz pensar na questão da portabilidade:

Untitled by Paulo Baiana, on Flickr

Untitled by Paulo Baiana, on Flickr

Mas é melhor não colocar fotos com as lentes 1.4 da Sony que aqui tenho :P
 
Última edição:
As duas câmeras são quase iguais. Porque escolheste uma Fuji? O que quero dizer é dado que são quase do mesmo tamanho se arranjassem uma lente pancake na Sony não ficas melhor? O peso é parecido.
 
As 2 lentes têm a mesma focal. A Sony é 24mm 2.8 e a Fuji é 16mm 2.8(equivalente a 24mm em FF).

Comecei este tópico a explicar o motivo. Curiosidade no sistema, Jpegs e é lindo.

ps: atenção que é igual com essa lente 24mm. Entretanto já tiro uma foto com a 35mm 1.4 e percebes a diferença para lentes FF.
 
As 2 lentes têm a mesma focal. A Sony é 24mm 2.8 e a Fuji é 16mm 2.8(equivalente a 24mm em FF).

Comecei este tópico a explicar o motivo. Curiosidade no sistema, Jpegs e é lindo.

ps: atenção que é igual com essa lente 24mm. Entretanto já tiro uma foto com a 35mm 1.4 e percebes a diferença para lentes FF.

Ya tbm tenho curiosidade. Hoje chegou a XT-1, 56mm f1.2, 90mm f2 e a 23mm f2.8.
 
Shadow, presumo que a X-T100 tem um sensor diferente da X-T1. Não sei tão pouco se estão a par. No entanto, esta Fuji que compraste não tem grande desempenho em baixa luz, presumo.

Qual é o uso que a vais?
 
@Natto para mim specs não são tudo. Esta X-T100 não tem tudo o que as mais recentes fuji têm mas nesta fase tem tudo o que preciso e um preço excelente.

Sou pai de uma menina de 4 anos e um menino que hoje faz 2 semanas. Este kit será para andar sempre connosco. Competente, portátil e de fácil transporte. Vai tirar fotos de família e andar nas férias. Estou certo que havendo necessidade consigo fazer de tudo pois a qualidade está cá.

A a7R II continuará a ser usada para sessões, interior e alguns trabalhos(cada vez menos tempo).

PS: estou certo que, gostando deste sistema, uma máquina mais evoluída, completa virá para estes lados. X-T2, 20, 3 ou 30 mas é demasiado prematuro pensar nisso.
 
Última edição:
Back
Topo