Lente prime para uma Canon 550d

JCForte

Power Member
Boa tarde malta

Tenho uma Canon 550d que comprei nova há uns bons anos. Veio com uma lente Canon EF-S 18-135mm.

Não a uso muito, só em determinadas situações tipo almoços de colegas e situações assim. As vezes em passeios se o volume e peso da câmara não forem impeditivos. Entretanto verifiquei que esta lente embora versátil não está muito bem cotada em termos de clareza e resolução pelo que pensei em arranjar uma lente fixa que pudesse acrescentar essa clareza e resolução e tornasse a máquina mais usável.

Estive a ver e tinha duas hipóteses. Uma EF 1,8 50mm ou uma EF-S 24mm 2.8. Analisando a coisa a primeira da uma equivalente 35mm de 80mm o que me parece uma distância focal menos usável. A segunda corresponde a uma 38mm talvez responda mais ao que pretendo e é bastante compacta.

O que eu me pergunto é se valerá a pena gastar 140 euros numa lente nova ou cerca de 80 numa lente usada, para uma máquina já antiga como a 550d? Será de optar por uma lente usada? Não será arriscado? Esquecer a lente, vender a máquina e comprar uma máquina mais compacta embora possivelmente não muito melhor do que esta. Uma M200 por exemplo ou algo no género de outra marca mas já vi que as lentes são bem mais caras..

Grato pela ajuda que puderem dar :D
 
Se pouco usas a máquina, o que te leva a pensar que ter uma lente mais difícil de usar vai mudar isso?
Normalmente quem opta por primes é porque sabe bem o que quer/precisa, daí ser opção viver com uma só focal. E em muitas situações, obriga a trocas recorrentes (ou estares muito ciente de como arranjar soluções).
Especialmente vindo de uma 18-135, vais sentir bastante isso na pele. Experimenta meter duct tape no anel de zoom e trancar a lente nos 24mm.

Em termos qualitativos, claro que a maioria das primes batem quase qualquer zoom. Mas ser equivalente a uma 38 2.8 também não vai ser propriamente "game changer" em termos de luz, DoF, etc. Por isso diria que mais que "usada ou nova", é veres o que precisas.

A M200 é uma excelente máquina, com a 22mm F2 fica um kit impecável. Mas são 500-700€ para um sistema em fim de vida. E aqui a máquina não te vai trazer nenhuma revolução em termos de qualidade. Nem de perto, do que comprar a lente certa pode trazer.
 
A 24mm f/2.8 é competente, mas...pode ser considerada uma objectiva desinteressante.

Tive-a, no passado. Actualmente mantenho no kit a sua irmã gémea, a 40mm. Mas os 40mm 2.8 em full-frame são muito diferentes de 24mm 2.8 em APS-C.

Quanto à 24, é pequena, é bem sharp...As pancakes não são grande coisa em termos de resistência a flares, a focagem é silenciosa mas não é a mais rápida. Ainda assim, nenhuma dessas é a razão por que a considero desinteressante, a questão para mim foi sempre a abertura, porque 2.8 em APS-C aos 24mm não dá grande controlo, não dá qualquer espectacularidade às fotos, aquilo nunca desfoca nada de mais.
É porreira porque é pequena, é perfeita para fotografia de rua, é fixe para andar ao pescoço o dia todo sem sentir a câmara...mas quando quiseres desfocar um bocadinho o fundo tens que trocar para outra objectiva.

Se fosse para comprar, não a compraria nova, nesta altura. É experimentar, ver se funciona, ver se está limpa...estas pancakes são de construção muito simples, só têm meia dúzia de elementos.

A grande objectiva para as DSLRs Canon APS-C é a EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM, essa é tipo must-have, mas é um investimento mais sério, e nesta altura fazer um gasto desses...acho que era preciso estar mesmo com certezas.
 
Se pouco usas a máquina, o que te leva a pensar que ter uma lente mais difícil de usar vai mudar isso?
Normalmente quem opta por primes é porque sabe bem o que quer/precisa, daí ser opção viver com uma só focal. E em muitas situações, obriga a trocas recorrentes (ou estares muito ciente de como arranjar soluções).
Especialmente vindo de uma 18-135, vais sentir bastante isso na pele. Experimenta meter duct tape no anel de zoom e trancar a lente nos 24mm.

Em termos qualitativos, claro que a maioria das primes batem quase qualquer zoom. Mas ser equivalente a uma 38 2.8 também não vai ser propriamente "game changer" em termos de luz, DoF, etc. Por isso diria que mais que "usada ou nova", é veres o que precisas.

A M200 é uma excelente máquina, com a 22mm F2 fica um kit impecável. Mas são 500-700€ para um sistema em fim de vida. E aqui a máquina não te vai trazer nenhuma revolução em termos de qualidade. Nem de perto, do que comprar a lente certa pode trazer.
Obrigado pela resposta
O que me leva a pensar que poderia usar mais a máquina é o facto da lente ser bastante compacta e tornar a máquina menos volumosa. Em vez de usar o saco de transporte também ele grande, poderia leva-la no saco do dia a dia, leva-la ao pescoço. No fundo não pensar 2 vezes se estou mesmo disposto a levar um trambolho atrás.

A 24mm f/2.8 é competente, mas...pode ser considerada uma objectiva desinteressante.

Tive-a, no passado. Actualmente mantenho no kit a sua irmã gémea, a 40mm. Mas os 40mm 2.8 em full-frame são muito diferentes de 24mm 2.8 em APS-C.

Quanto à 24, é pequena, é bem sharp...As pancakes não são grande coisa em termos de resistência a flares, a focagem é silenciosa mas não é a mais rápida. Ainda assim, nenhuma dessas é a razão por que a considero desinteressante, a questão para mim foi sempre a abertura, porque 2.8 em APS-C aos 24mm não dá grande controlo, não dá qualquer espectacularidade às fotos, aquilo nunca desfoca nada de mais.
É porreira porque é pequena, é perfeita para fotografia de rua, é fixe para andar ao pescoço o dia todo sem sentir a câmara...mas quando quiseres desfocar um bocadinho o fundo tens que trocar para outra objectiva.

Se fosse para comprar, não a compraria nova, nesta altura. É experimentar, ver se funciona, ver se está limpa...estas pancakes são de construção muito simples, só têm meia dúzia de elementos.

A grande objectiva para as DSLRs Canon APS-C é a EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM, essa é tipo must-have, mas é um investimento mais sério, e nesta altura fazer um gasto desses...acho que era preciso estar mesmo com certezas.
Obrigado pela resposta.

Claro que uma lente fixa é mais limitada que uma zoom. Mas como já referi esta lente de 24mm é bastante compacta e a máquina resultará muito mais leve e poderei não desistir de a levar logo à partida por causa do peso e dimensões.

Compreendo que a lente não permita fazer grandes efeitos fotográficos como reduzir a profundidade de campo. Mas em contrapartida poderá permitir tirar fotos em interiores ou paisagens. Se uso as camaras do iPhone 13 e até já consegui tirar fotos engraçadas penso que também poderei fazer algumas com uma lente deste tipo.

Essa EF-S 17-55 pode ser uma excelente lente mas é mais cara do que gastei com a máquina e a lente 18-135 juntas quando as comprei novas. Não creio que faça sentido investir perto de 1000 euro numa lente para uma máquina já antiga. A menos que a ideia fosse evoluir na gama mas a fazer um investimento numa camara nova seria por uma mirrorless que fosse mais compacta.

Resumindo 80-130 euros ainda estou disposto a gastar. Mais do que isso já me coloca algumas dúvidas.
 
Mas em contrapartida poderá permitir tirar fotos em interiores ou paisagens
Mais ou menos. É discutível.
Nada como um flash para fotos em interiores. Não é ter uma abertura de 2.8 que vai revolucionar a fotografia em interiores, pois não é uma diferença assim tão acentuada. A tua 18-135 deve ser provavelmente f/4 aos 24mm, portanto estamos a falar de um stop. Há quem use zooms f/4 para tudo.

Quanto a paisagens…acho igualmente discutível, e acho a 18-135 mais interessante para isso, ainda que ela possa não ter a mesma qualidade óptica.

O que te posso dizer é: pelo que elas custam…se estás curioso, experimenta. Se não gostares, vendes. E aí é mais interessante uma usada, para não perderes dinheiro.
 
Indicaste varios problemas, que requerem diferentes soluçoes.

Peso/volume -> trocar por uma mirrorless ou um telemovel com uma camara melhor
Qualidade da objectiva -> trocar por algo melhor

Agora se quiseres uma prime, depende do que procuras.
Uma 50mm fica longa demais para interiores, para paisagens nao representa grand vantagem.
Uma 24mm pancake é pequena, leve, barata e bastante competente, mas o zoom é feito com os pes :)

Sem saber mais sobre o que realmente pretendes, diria para comprar uma 18-55 STM usada.
Arranjas usadas a preços super interessantes, é estabilizada, mais pequena e leve que a 18-135.

Mas acho que ja tens a soluçao, que é usar o iPhone ;)
 
Sem ler as outras respostas:

Tens as duas distâncias focais na tua atual lente, por isso só tens de meter a lente nas referidas distancias focais e fotografar um bocado sem mexer no zoom. Terás a tua resposta.

Nunca compraria uma lente nova para um sistema obsoleto se pudesse comprar usada a 70% do preco.
 
Obrigado pelos conselhos. Entretanto vi também uns vídeos no YouTube comparativos entre estas duas é mais uma intermedia e fiquei convencido que a de 24mm não será uma má opção. O preço delas novas é que subiu estupidamente. Depois de ter estado a cerca de 120 está agora a mais de 200 nalguns lados. Também tenho opções de usadas a volta dos 80 euros. Vamos ver, também não é urgente :D
 
Back
Topo