Lentes 50mm f\1.8(ou f\1.4) Vs Flash externo

Exactamente o k eu disse helios. Se for para retratos mais criativos o curto DOF duma f1.4 e excelente para uma selecçao do k se ker focar por exemplo numa cara. Mas se a prioridade for luz mais vale um flash.
 
é isso mesmo, eu por acaso já ando a investigar valores para ver se invisto num 2º flash, mas o mercado tem estado muito estático a este nível, não se vê reduções de preços significativas.. assim ainda tenho que juntar mais algum €€..
 
bem o que vocês têm apontado com um defeito nas grandes aberturas, o DOF, eu vejo como uma das maiores vantagens que estas lentes têm, se quiseres criar, por exemplo, um retrato mais criativo, uma abertura f/1.4 vai te dar possibilidades de focagem selectiva e um bokeh que não consegues atingir de nenhuma outra maneira ( a não ser pp intensiva).

eu uso muitas vezes a combinação 50mm f/1.8+flash por isso acho que um elemento não anula o outro, antes pelo contrário, mas reconheço que talvez o flash seja melhor aquirires primeiro. no meu caso não foi assim, comprei primeiro a prime, mas se fosse hoje provavelmente tinha feito ao contrário..

cumps

Sim, claro! Tou de acordo contigo. Mas são mais as vezes que temos falta de luz do que aquelas em que se quer\precisa de fazer um retrato desses tão criativos em que so se quer selecionar(focar) uma parte da cara, tipo focar a ponta do nariz e deixar o resto em bokeh, ehehe ate era capaz de ficar à maneira. :P
 
Uma 50mm f/1.4 ou f/1.8 é apenas _uma_ lente, enquanto que um flash aumenta a utilidade de _todas_ as lentes que tenhamos, boas ou más menos boas. Praticamente todas as lentes melhoram a sua IQ substancialmente a f/8.

Quando não é possível usar flash (e há muitas razões para isso), ai fica tudo a cargo da lente, e naturalmente que as lentes rápidas ganham vantagem.

Quando se quer usar um DoF estreito é muitíssimo útil uma abertura de f/2.8. A partir de f/1.8 a utilidade e a capacidade da máquina focar decentemente diminuem drasticamente.

À parte do DoF, uma abertura tipo f/2.8 é muito útil para não "matar" totalmente a luz artificial em interiores quando se usa flash.

Em conclusão, vai para o flash e começa a juntar €€€ para uma 17-50/2.8 e provavelmente não vais sentir falta nenhuma da 50/1.8 :)
 
Uma 50mm f/1.4 ou f/1.8 é apenas _uma_ lente, enquanto que um flash aumenta a utilidade de _todas_ as lentes que tenhamos, boas ou más menos boas. Praticamente todas as lentes melhoram a sua IQ substancialmente a f/8.

Quando não é possível usar flash (e há muitas razões para isso), ai fica tudo a cargo da lente, e naturalmente que as lentes rápidas ganham vantagem.

Quando se quer usar um DoF estreito é muitíssimo útil uma abertura de f/2.8. A partir de f/1.8 a utilidade e a capacidade da máquina focar decentemente diminuem drasticamente.

À parte do DoF, uma abertura tipo f/2.8 é muito útil para não "matar" totalmente a luz artificial em interiores quando se usa flash.

Em conclusão, vai para o flash e começa a juntar €€€ para uma 17-50/2.8 e provavelmente não vais sentir falta nenhuma da 50/1.8 :)

Também andei a pensar e depois de ver esta thread, provavelmente vou fazer o mesmo.

Primeiro o flash e talvez depois a tammy. Mas primeiro tenho de encher a barriga:p
 
Não li tudo na integra, mas sou mais um que voto no flash ;)
Não é o flash em si, apesar de já por si só ser uma grande mais valia.
Mas comigo, o que mais gostei foi a vaga de novas possibilidades com o flash fora da camera.
Então quando pensares em snoot, grid, difusão de luz, mistura de planos, velocidades, congelar, enfim, uma panapolia de ideias misturadas e muito para explorar. E fala a pessoa que só vê strobist à frente, tendencioso portanto :p

Agora uma prime é sempre uma prime, mas a escolher não escolheria a 50mm. Uma 105, uma 135 ou talvez uma 85. Mas mais uma vez, sou tendencioso, gostos descai a pensar nos retratos ;)
 
Back
Topo