Lentes de maq analogica pra digital

Boas,
Tenho uma F50 com 3 lentes nikkor: 18-35 3.5-4.5 D ED, 28-80 3.5-5.6 D e 80-200 2.8 D e estou a pensar comprar uma D80.
Podiam-me ajudar a esclarecer quais as limitações que vou ter ao usar estas lentes na D80?
Obrigado.
 
À partida, nenhuma.... O encaixe e sistema das lentes não mudou. Lentes que são só para digital e APS-C é que não podem ser usadas em máquinas 35mm, mas lentes para 35mm podem ser usadas em qualquer máquina.
 
As lentes funcionam...

Se forem lentes com CPU, que são praticamente todas as lentes feitas depois de 1986, e que se identificam por terem contactos electrónicos funcionam na perfeição, com focagem e metering automático na Nikon D80.

Se forem muito antigas (mas pelas designações penso que serão lentes AF-D, que já são relativamente recentes, pós 1995), podes não ter focagem ou metering automático.


O unico problema que quase de certeza vais descobrir, é que as máquinas digitais são MUITO mais exigentes com as lentes. E se calhar lentes que achavas que eram bastante nitidas agora vão-te parecer algo soft.. Mas mesmo assim tens ai um setup que é de aproveitar, especialmente essa 80-200 F/2.8..
 
Obrigado pela ajuda! Assim fico um bocado mais descansado!
Vou começar por comprar só o corpo e depois mais tarde compro uma ou outra lente... provavelmente Sigma! :-D
 
Nao percebo porque e que as lentes resultam em fotos menos nitidas.
Esclarecam-me se estou errado, mas em sensores nao FF, vais receber informacao do centro da lente (a melhor parte). Nao devias observar exactamente o contrario?

As lentes acho que darao todas, directamente, na D80. Mas acho que li em qualquer lado que nem todas as capacidades sao preservadas nas lentes antigas? Nao tenho a certeza.
Era bom se alguem tivesse uma tabela de compatibilidades.
 
Quanto à tabela de compatibilidades:

http://www.kenrockwell.com/nikon/compatibility-lens.htm



Quanto à questão de lentes mais antigas parecerem menos nítidas actualmente, é simples de explicar...

1º os sensores digitais são muito mais sensíveis a reflexos internos e a certas aberrações do que era o filme. Logo os coatings das lentes modernas estão muito mais avançados do que os antigos.

2º quando se usa um sensor full frame, ou um rolo de filme vamos fazer uma fotografia de 10*15, ou 20*30, ou whatever a partir de um circulo luminoso criado pela lente, com +/- 43 mm de diametro. Uma máquina com sensor APS-C vai produzir a mesma fotografia mas a partir apenas do centro da lente, ou seja de um diametro de apenas 28mm... Ou seja, uma máquina APS-C tenta extrair tanto detalhe apenas do centro da lente, como uma full frame tenta extrair da lente toda. Por isso é que as lentes para sensores mais pequenos precisam de ter uma resolução espacial bastante maior. Caso contrario as fotos não vão parecer tão nitidas.
 
Back
Topo