Equipamento Lentes MF

No ebay existem montes de adaptadores. Com e sem chip. Acontece que para Nikon as coisas são um pouco diferentes.

Se quiserem informaçoes mandam PM porque não convem falar de valores por aqui. Não quero que os Admin. se chateiem :D
 
com essas lentes consegues fazer metering com a câmara? eu andei a pesquisar e na nikon, para fazer metering com lentes desse tipo só da d200 para cima...
 
Consigo. Dá para usar em Manual ou Prioridade à abertura e funciona na perfeição. A única coisa mais chata é que como regulas a abertura na lente, ela não fecha só no momento do disparo, por isso quando se quer usar aberturas mais pequenas, que o viewfinder fica escuro e dificulta muito a focagem.
 
O que o Helius perguntou é diferente. A nível de fotometria na Nikon só é possível da Nikon D200 para cima. As outras não te fazem a medição de luz. Na Canon isso não acontece e todas fazem a medição sem problema.

Rui, para essa situação tens de focar sempre primeiro em wideopen e depois é que fechas para o f que desejas. A Jupiter9 tem um sistema de dois anéis em que se estás em f/16 por exemplo e não consegues focar, abres o 2 anel até ao maximo, focas e voltas a fechar até ao f predefinido, neste caso 16. Escusamos de estar sempre a olhar e a pensar "então em que f estava?"...
 
Pois, eu agora tenho feito isso, mas tenho que andar a contar os clicks que o anel dá.

Já agora, porque é que todas as Canon têm metering e as Nikon não?
 
Sim, eu não percebo é porque é que isso acontece? Eles cortam mesmo o metering por software quando não detectam lente, ou é mesmo limitação do sistema, etc? Como é?
 
Não sei ao certo o motivo mas penso que tem a ver com uma questão de incompatibilidade. A Nikon tem muito pouca compatibilidade mesmo a nível de encaixes e de focagem no infinito (é preciso um adaptador especial).

As próprias Nikon manuais costumam causar problemas em corpos DSLR da marca enquanto que as mesmas lentes em corpos Canon funcionam que é uma maravilha.
 
é mesmo isso, como as lentes mf não têm chip, não existe comunicação entre a lente e a câmara sobre a distância e a abertura usada, desta forma o 3d matrix metering da nikon não funciona.. no entanto possibilitaram que na D200 e superiores dê para utilizar o spot metering.. é pena não dar para usar na D70, ainda por cima eu uso quase invariávelmente spot metering.. enfim, quando tiver uma D300 volto a olhar para estas lentes..

cumps
 
Aproveitando a deixa, que boas macro MF rondam até 40€?

Ando com pica para comprar uma, só tenho o problema de ter Nikon... :paranoid:


[[]]
 
Última edição:
Recentemente encontrei aqui por casa uma Prakticar analógica com duas objectivas. Uma 50mm f/2.4 e uma 70-210 f/4-5.6. Pra experimentar as lentes na 350D preciso de um adaptador M42, correcto?
 
Recentemente encontrei aqui por casa uma Prakticar analógica com duas objectivas. Uma 50mm f/2.4 e uma 70-210 f/4-5.6. Pra experimentar as lentes na 350D preciso de um adaptador M42, correcto?
Ve la antes que mount e que tem, acho k nem todas eram m42 (parafuso).
Se forem de parafuso M42 entao sim arranja um adaptador na ebay.
 
Back
Topo