Equipamento Lentes MF

Bem...a minha Helios 40-2 está paga! Procurem no Flickr por imagens e passem-se :D

Construida com peças militares e pesa quase 1Kg. :D

Comprei também uma das melhores 50mm jamais construidas. A Zeiss Planar T* 50mm 1.4

Agora tenho a 1.7 e a 1.4 ... Tenho de me desfazer de uma.


Dúvidas que tenham sobre lentes ou adaptadores podem mandar PM. Alguns interessados façam o mesmo :)
 
Vou dizer o valor médio das duas lentes e não o valor a que as comprei, dado que as consigo através de fornecedores e amigos no estrangeiro também.

A Helios veio de um amigo inglês que tem uma grande colecção de lentes da Europa de Leste. O valor médio desta lente, no estado de conservação que a minha tem, com bolsa em pele e 3 filtros é de 500 e poucos euros... 550€ talvez.

A Planar T* 50mm 1.4 anda na casa dos 200€ e veio de um rapaz italiano, com caixa original, como nova.


Por acaso não tenho visto de Canons FD dado que a compatibilidade com as EOS é muito reduzida. É necessário um adaptador com vidro, que vai dificultar (senão impossibilitar) o foco no infinito, adiciona uma conversão de 1.1x ou 1.2x e consequentemente perde cerca de 1 stop de luminosidade. Além disso ainda perde qualidade óptica. Logo as Canon FD são quase para esquecer...
 
bem, esse bokeh.. :drooling:

este retrato está com uma definição brutal, esta lente e um ring flash fazem maravilhas..

já agora se puderes esclarece-me uma dúvida, mesmo sem tendo metering dá param optar pelos valores manualmente?
assim talvez desse para fazer o metering primeiro com a nikkor 50 e depois adaptar os valores para uma mf.. para trabalhos de estúdio até dava..

cumps
 
bem, confesso que depois de ler o topico, estou mesmo, mesmo tentado...
ainda por cima, agora que ando meio viciado em compras no ebay..
 
Helios poderias fazer o a medição de luz através de um outro fotómetro, seja ele externo ou de uma outra máquina e utilizar os valores numa Nikon com a lente manual. Isso é possível. É o que faço com a minha Mamiya RB67.

Kyro no ebay poderás encontrar bons negócios, da mesma forma que poderás encontrar algumas surpresas desagradáveis. É preciso é ter atenção a cada uma das situações. Um user de outro fórum precipitou-se e comprou uma lente a pensar que tinha feito um excelente negócio. O problema foi quando viu que o encaixe era exakta e que o adaptador custa cerca de 80€ e só vem de Hong Kong, o que poderá ficar na alfândega sujeito a taxas.


Dúvidas que tenham sobre lentes, máquinas ou adaptadores, estejam à vontade para enviar PM. :)
 

Estou com os olhos ainda mais em bico 8| lol. Esses bokehs deram cabo de mim. Eu que andava a pensar juntar uns trocos prá 50mm 1.8 da Canon... se calhar passo essa à frente pra já e vou-me dedicando às manuais. A julgar pelo que já vi neste tópico, vale bem a pena.


EDIT: Vi agora o preço da Zeiss Planar T* 50mm f/1.4... Hm, de repente a Canon pareceu-me tão bem :lol:
 
Última edição:
Por acaso também andei uns tempos a pensar na 50mm 1.4 da Canon, mas essa Zeiss... E Leicas baratinhas? :p Isso é que está de chuva... Eish, mas para retratos é mesmo a Voigtlander Lanthar 125mm F2.5 APO, fiquei vidrado nessa lente.
 
Helios poderias fazer o a medição de luz através de um outro fotómetro, seja ele externo ou de uma outra máquina e utilizar os valores numa Nikon com a lente manual. Isso é possível. É o que faço com a minha Mamiya RB67.

humm.. estou a ver que sempre existe uma solução, não é muito prática mas dá para fazer.. que tipo de adaptador preciso para a Planar? é o mesmo que para a Takumar? (para nikon)
 
A Voigtlander também me parece bastante jeitosa. Mas lá está... o preço não é tão agradável como a 50 mm 1.8 (ou mesmo como a 1.4) da Canon. Nem tem comparação :D

"Leicas" e "baratinhas" na mesma frase? Acho difícil, mas se vires por aí uma, avisa :p
 
Para as Planar é o adaptador c/y (contax/yashica)
Grande parte das lentes Zeiss foram feitas para corpos Contax e uma grande percentagem das melhores lentes Zeiss são com este encaixe. As Distagon por exemplo. Muito caras estas :P

A Voightlander Lanthar é muito rara e tenho visto resultados de outro mundo obtidos com essa lente. Porém antes de pensar sequer em adquirir uma dessas vão ter de me passar muitas outras lentes manuais pelas mãos.

As Leica utilizáveis nas DSLR são as Leica R (elmarit, summicron, summilux..) pois as M são para as rangefinders e não há adaptadores para DSLR.

Os preços não ajudam muito. Tive uma Elmarit-R 35mm 2.8 e fiquei pasmado com a qualidade.
 
Só o facto de dizer lá "Leica" já acho que deixa qualquer um orgulhoso por ser dono dela :P. Juro que, quando me sair o euromilhões, compro uma ou duas p'ra mim e até ofereço umas quantas aí ao pessoal :-D
 
Pois... Em termos de qualidade... Acho que a Leica é daquelas marcas que nunca fez uma lente abaixo de "fabulosa". E os preços são sempre a condizer com a qualidade, mesmo usadas e velhas. lol

A Lanthar já a vi a 550£ e digo-te, se a encontrar por esse preço na altura de adquirir uma prime perto dos 100mm, vai ser sem dúvida uma lente a considerar.
 
Back
Topo