Lentes - nikon 5100

Um flash decente na máquina em modo automático [ttl], em bounce permite muito bons resultados, tipo os que postei acima e nem é necessário muitos testes iniciais para isso, muito menos andar a 'estudar o cenário' e testar a luz antes de cada foto.

O único inconveniente real [além do custo de aquisição] é o aumento de peso da máquina.
Mas é facilmente removível e pode ser usado só quando se estiver em interiores.

Para fotografia mais 'trabalhada' e para quem tem paciência/tempo ou quer nível 'profissional', andar com remote flash [mais que um até], ajustar manualmente a potência e tempo de flash, etc e tal... faz sentido.
Mas para tirar só uma fotos 'descontraídas', sem trabalho/perca de tempo adicional em interiores, um flash decente em automático na máquina também já faz muita diferença em termos de qualidade face ao normal flash built-in da máquina ou face à custa de aumento de ruído [ISO alto] e/ou 'obrigação' de usar a lente na abertura máxima que pode afectar o DOF/foco.
 
Última edição:
fosga-se...acertar flash...o pessoal não tem mais que fazer na vida??? :):):):)

Agora mais a sério, vamos lá ver....eu comprei uma dslr pela qualidade das fotografias (que nada têm a ver com as das máquinas compactas) e pelo prazer de fotografar usando o visor da máquina em vez do lcd. com o pouco que sei notei diferenças abismais nas fotos que tirei em relação às que tirei com as minhas anteriores máquinas e obtenho muito mais prazer ao fotografar mas....não pretendo ser um expert na matéria. Nem quero complicar demais porque não sou nem quero ser entendido na matéria. Basta-me ser um utilizador normal. Daí, por exemplo, o meu interesse em lente 18-200...

Compreendo e respeito quem gosta de usar filtros, flashs, várias lente, etc mas o meu conceito de máquina não passa por andar com uma mochila de 10kgs atrás de cada vez que vou a algum sitio. Passa sim pela portabilidade e versatilidade com a melhor qualidade associada. Um flash para interiores, pelo que vi aqui, deve ser excelente ao nivel de qualidade mas se dá trabalho como o de testar luz etc...sou capaz de dispensar...:)


Uma questão...qual a diferença entre as Nikon 18-200 VR e VR II. Deve haver mais diferenças do que a de uma ter o "travão" nos 18mm e a outra não, certo?

Pelo que diz o Kenrockwell é mesmo só o travão, até o sistema VR já será o VRII, o II na denominação da lente tem a ver com ser versão II pelos vistos.

http://www.kenrockwell.com/nikon/18-200mm-ii.htm
 
Back
Topo