1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lentes para Macro

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por strobe, 15 de Julho de 2008. (Respostas: 220; Visualizações: 20592)

  1. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    1. Magnificação

    Uma lente X é melhor para macro porque foca a 30 cm e a Y apenas a 40 cm?

    Não.

    Aliás, para uma lente macro quanto mais longe melhor (ver mais à frente Distância de Trabalho). Quem está a pensar usar alguma lente para macro deve ter em atenção o parâmetro "maximum reproduction ratio" ou "ampliação". Quanto maior o número melhor, mas atenção que muitas vezes é apresentado como um divisão, tipo 1:1 ou 1:2 e pode confundir-se com o f-stop da lente.

    Uma lente macro "a sério" (macro dedicada) tem uma ampliação 1:1 (a Canon tem uma com 5:1!), enquanto que uma lente típica está à volta de 1:3. Nas lentes macro dedicadas a ampliação máxima consegue-se a distância de foco mínima e por isso é comum ter uma escala associada à distância de foco que indica qual é a ampliação que será conseguida.

    Uma forma simples de calcular experimentalmente a ampliação máxima de uma lente qualquer é fotografar uma régua e dividir o comprimento visível pelo tamanho do sensor. Calcular com fórmulas matemáticas é difícil pois não são conhecidos todos parâmetros da lente necessários para o cálculo exacto da ampliação. Muitos dos parâmetros divulgados, nomeadamente a distância focal, são válidos apenas para o foco no infinito, o que claramente não é o que interessa para lentes macro.

    Exemplos:

    Nikon AF-S 18-55/3.5-5.6 (a lente do kit da D40)
    Ratio: 1:3.2, foca a 0.28m

    Canon EF-S 18-55 IS (a lente do kit da 450D)
    Ratio: 1:3.2, foca a 0.25m

    Canon EF-S 55-250 IS
    Ratio: 1:3.2, foca a 1.1m

    Sigma APO 70-300/4.0-5.6 DG Macro ("pseudo" macro)
    Ratio: 1:2, foca a 0,95m

    Reparem que a 18-55 e a 55-250 do ponto de vista da ampliação são a mesma coisa. Mas a 55-250 tem vantagem quando estamos a fotografar bichos, pois não precisamos de ficar tão encima deles. A Sigma, apesar de ter "Macro" no nome e 300mm só tem uma ampliação 1:2.

    Finalmente, três lentes macro dedicadas:

    Sigma Macro 50/2.8 EX DG
    Ratio: 1:1, foca a 0,18m

    Sigma APO Macro 150/2.8 EX DG HSM
    Ratio: 1:1, foca a 0,38m

    Nikon 70-180/4.5-5.6 AF Micro (não chega a 1:1, mas é o mais perto que há a zoom macro 1:1)
    Ratio: 1:1.3, foca a 0,37m

    2. Distância de Trabalho

    A distância de trabalho é a distância que fica entre o elemento frontal da lente e o objecto fotografado. Normalmente, quanto mais longa a lente, maior a distância de trabalho. Isto é particularmente útil quando se fotografam insectos ou quando é necessário espaço para iluminar o objecto adequadamente (uma lente muito próxima pode fazer sombras ou reflexos indesejados sobre o objecto).

    3. Foco e DoF vs. Abertura máxima e "Camera Shake"

    É muito difícil fazer macro handheld. Por um lado é necessário usar aberturas pequenas para conseguir o DoF necessário. E mesmo assim o DoF será muito estreito. Por outro lado, a proximidade do objecto amplia o efeito do "camera shake". Com flash, e em certa medida com a estabilização de imagem, consegue evitar-se o "camera shake" lateral, mas não resolve o "camera shake" vai-e-vem que posiciona o foco na posição errada.

    Já agora, a abertura efectiva da uma lente é reduzida em modo macro. As Nikons apresentam a abertura efectiva enquanto que Canon apresentam abertura do diafragma.

    Por isso a utilização de tripé é, em última análise, a única forma de conseguir macros nítidas. É até comum substituir a focagem na lente por um rail que permite ajustar a câmara para a frente e para a tras (como nos microscópios). Neste caso a lente é focada manualmente na ampliação desejada e a posição do plano de foco é controlada exclusivamente pelo parafuso do rail.

    4. Alternativas a lentes macro dedicadas

    Tubos de extensão

    Os tubos de extensão mais baratos perdem o AF (como se isso interessa-se), enquanto que outros mais caros mantém-se. Em algumas configurações perde-se também o metering e/ou a confirmação de foco.

    Filtros Close-up

    Filtros Close-up: As Raynox DCR-150 e DCR-250

    Lentes invertidas

    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=324886
     
    Última edição: 2 de Julho de 2009
  2. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    a 18-55IS é a kit lens da 450d n da 400d
    a da nikon é de praticamente tds as cameras de gama baixa/media

    a 70-300 é uma pseudo macro, mas mm assim melhor que grande parte das lentes "normais" no mercado

    boa iniciativa e bom post
     
  3. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    ja andei a tentar perceber mais ainda n cheguei la, ainda n percebi mt bem focal length da lente vs magnification e cm se relacionam.

    alguem consegue explicar de preferencia com exemplos (sejam textuais ou apoiados com imagens)?

    tipo o k ira fazer mais macro, uma lente 50mm 1:1 ou uma lente 100mm 1:2?

    o magnification n pode ser obtido atraves de mais zoom?
     
  4. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Neste caso que referes, o que iria fazer mais macro seria a 50mm, porque tem magnificação 1:1. A 100mm, no máximo dos máximos, conseguiria apenas 1:2.
     
  5. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    mas e isso k nao percebo, mas a 100mm tens "o dobro do zoom" de a 50mm, isso nao iria compensar?
     
  6. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    A questão é que não existe uma fórmula matemática única que relacione distância focal, magnificação e distância mínima de focagem. Em tempos também pensei que, dadas duas lentes com distâncias mínimas de focagem iguais, teria maior magnificação aquela que tivesse a maior distância focal. Mas não é assim tão simples.

    Um facto pouco conhecido, e para mim muito surpreendente, é que há lentes que reduzem a sua distância focal quando estão a focar ao perto! Tipo: tinhas uma lente 70mm, mas se estiveres a focar à distância mínima, comporta-se como uma 50mm. Isto é, tem um ângulo de visão maior, logo as coisas ficam mais pequenas.

    As lentes macro não só permitem focar mais ao perto como têm uma construção óptica que lhes permite conseguir uma maior magnificação (para além de terem maior precisão na focagem).
     
  7. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    e entre uma 50mm 1:1 e uma 250mm 1:2?

    eu sei k a 50 foca a uns 10cm e a 250 a 1 metro, mas mm assim os 250 nao acaba por compensar esse kase metro de diferenca?
     
  8. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Acho que há aqui algum equivoco. Obviamente que existe uma formula matemática para calcular a magnificação das lentes. Aliás, tem que haver sempre, afinal as lentes são feitas por engenheiros, não por padeiros. E a óptica é uma ciência, não uma religião.
    Aqui fica o link para um site que vos permite calcular várias coisas em relação à vossa máquina e/ou lente:
    http://eosdoc.com/jlcalc/

    Quanto ao facto pouco conhecido, há realmente sistemas de focagem que alteram a distância focal da lente, na minha lente acontece isso, mas estamos a falar de coisas na ordem dos 5mm no máximo. Duvido que alguma lente varie em 20mm.

    Warlord,
    Uma lente macro 1:1 faz com que um objecto do tamanho do sensor da tua máquina, ocupe toda a foto (creio que isto já sabias).

    Qual a que tem mais amplificação? A lente que tem maior ampliação/magnificação é aquela que conseguir focar mais próximo em relação à sua distância focal.
    Por exemplo:
    Uma 50mm a 1m e uma 50mm a 20cm, a que amplia mais é sempre a 50mm que foca a 20cm, porque está mais perto.
    Uma 100mm a 1m e uma 50mm a 1m, a que amplia mais é sempre a 100mm, porque tem uma focal maior.

    Agora se a 50mm foca a 20cm e a 100 foca a 1m, tens que fazer as contas para saber se os 100mm compensam ou não pelo facto de estar mais afastada.
     
    Última edição: 18 de Julho de 2008
  9. PCC

    PCC Power Member

    Eu diria que não podes escolher uma de 50mm vs. uma de 100mm por ver qual compensa... é mais qual a tua necessidade, se as duas fazem magnificação de 1:1 as suas respectivas distancias focais então deves escolher a que te der mais utilidade, se pretendes fazer fotografia de objectos que estão mais longe vais precisar da objectiva de 100mm antes que a de 50mm, simples penso eu.

    Já agora para acrescentar a complexidade, pode-se alterar a distancia à qual foca uma objectiva com tubos/extensões ou foles e podes conseguir que uma objectiva que não é 1:1 faça 1:1 ou até mais dependendo de quantos tubos e de quantos stops de luz estas disposto a perder.

    Podes ver na Wiki os tubos e um pouco mais sobre macro:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Macro_photography

    Já agora também conheço poucas objectivas que façam mais do que 1:1, existe uma da Canon que faz até 1:5... alguém conhece mais só por curiosidade?
     
  10. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Queres dizer 5:1 :) e deves estar a falar da lente que referi no meu post original: A Canon MP-E 65 f/2.8
     
    Última edição: 18 de Julho de 2008
  11. PCC

    PCC Power Member

    Sim 5:1 lol :P essa mesma! Alguem conhece outras deste tipo? Para Nikon por exemplo?
     
  12. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim, verdade. Se ambas tiverem a mesma magnificação é escolher a que der mais jeito, dependendo da utilidade e do efeito que se pretende dar.
     
  13. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    O que eu disse foi que "não existe uma fórmula matemática _única_ que relacione distância focal, magnificação e distância mínima de focagem." Isto é, algo do género:

    magnificação = distancia focal anunciada / distancia de focagem mínima

    Haverá casos em que esta fórmula até pode funcionar, mas em geral são precisos mais parâmetros para fazer as contas. Por isso é muito mais fácil confiar nas especificações do fabricante ou fazer o teste.

    O link que enviaste só confirma isso mesmo:

    "Some lens designs allow the focal length to change during zooming or focusing. Enter a value for the maximum magnification to calculate the actual focal length at the closest focus setting."

    Ou seja, nestas lentes _não podes calcular a magnificação com base na distancia focal que te é dada na lente_ porque a distância focal efectiva é diferente daquela que vem na lente. E para calcular a distância focal efectiva... precisas de usar a magnificação.

    Pelo que já tinha lido nos forums e o site do Julien confirma, a Nikon 18-200 VR DX à distância de focagem mínima perde cerca de 100mm.
     
    Última edição: 18 de Julho de 2008
  14. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim, existe uma fórmula única, mas claro que as contas são feitas para uma distância focal que à partida já sabes qual é. Se por algum motivo a tua lente variar a distância focal devido ao sistema de focagem, tu é que tens que levar isso em conta ao colocares a distância focal na fórmula.

    Quanto a essa parte que citaste, o que eles dizem é que para saberes a distância focal real da lente, podes fazer as contas ao contrário, ou seja, introduzes a magnificação e ele dá-te a distância focal real. Mas isso não quer dizer que não possas calcular a magnificação com base na focal dada pela lente, já sabes é que a menos que saibas a focal exacta, isso só te vai dar uma magnificação aproximada.

    Bom, isto então é que não faz mesmo sentido nenhum. Podes dar-me os links para isso? No site do Julian não encontrei nada sobre isso.

    Como é que uma lente que à distância focal mínima só tem 18mm consegue perder 100mm?
     
  15. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Oops... O que eu quis dizer era "distância de focagem mínima". Obviamente que isto só acontece quando a lente está com o zoom nos 200mm.

    O que fiz no site do Julien foi fazer as contas com os parâmetros anunciados pelo fabricante.

    Tens aqui um link com discussão e exemplos: http://photo.net/nikon-camera-forum/00PRyw sobre o caso dos mm perdidos. (Cuidado com algumas das teorias que lá aparecem)
     
    Última edição: 18 de Julho de 2008
  16. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Ah ok... lol De qualquer forma pelo que li isso são situações raras (provavelmente devido ao zoom todo que a lente tem). Numa situação normal a distância focal não deve variar em mais que 5%, por isso as contas para a magnificação são minimamente fiáveis.
     
  17. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Concordo que o caso da 18-200 deve ser um caso extremo.

    Mas o que queria salientar era que, pelo menos para a fotografia macro, temos é de ir ao site do fabricante da lente e ver o que este anuncia como magnificação. Andar a fazer contas, que ainda por cima só vão dar um valor aproximado, é perder tempo. E além disso, temos de ter cuidado porque algumas lentes, apesar de dizerem "macro", não têm magnificação 1:1.
     
  18. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim, acho que as que dizem macro e não fazem realmente macro até são capazes de ser a maioria... lol :p
     
  19. Pentrite

    Pentrite Banido

    Se formos pelas galerias dos membros da TZ, macro tem uma definição muito alargada. Vê-se exemplos de fotos inseridas em categorias macreo, que são apenas fotos tiradas um pouco mais perto.
     
  20. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Isso não é só nas galerias TZ. Muita gente mete tudo e mais alguma coisa em Macro.
     

Partilhar esta Página