Lentes para o sistema MFT

O estar a brincar passou Al lado de alguém, se calhar devia ter posto mais smiles [emoji14]

De bem que quando metem um valor máximo estão de facto a aumentar o preço final, se só houvesse guerra no final sais certamente mais barato [emoji14]
 
se só houvesse guerra no final sais certamente mais barato

Por essa ordem de ideias, se não houvesse guerra nenhuma (i.e.: houvesse apenas um licitante) então o preço seria o mínimo. Será que ninguém devia licitar algo que já foi licitado antes?

Mas isso já não seria um leilão. E, a prazo, seria mau para toda a gente.
 
2017-01-23_10-13-04 by Paulo Baiana, on Flickr


Foto de família. Desculpem a qualidade mas este telemóvel é muito mau para fotografar.

Caso não percebam quais são:
- EM5 I
- EM5 II
- Olympus 12-40 2.8 PRO
- Olympus 17mm 1.8
- Olympus 45mm 1.8
- Olympus 60mm 2.8 Macro
- Olympus 40-150 EZ
- Helios 58mm

A 17mm e a 45mm recomendo a todos. Excelente qualidade para o preço.

A menos usada é a mais cara. A 12-40 não tido uso nenhum mas a qualidade é inquestionável. Só não vendo por causa da minha mulher e porque em férias vai dar muito jeito.
 
Última edição:
Faz-me confusão é a Olympus não fornecer os "pára-sóis" para a maior parte das lentes (só em alguns casos, como na 12-40mm 2.8).
Já tens aí uma bela família...

Só falta substituir a 40-150 pela 40-150mm 2.8, arranjar um grip para a E-M5 MK II e tá aí um conjunto top :D

Cumps
 
Grip?! Nah!!!!! Quero um set maneirinho :D

Embora com lentes mais pesadas (caso da 12-40 2.8) faça falta uma "pega" melhor.

A 40-150 Pro era muito bem vinda mas não dá para já. Pior, para o uso que lhe ia dar (falta de tempol) seria um crime estar parada :P

@MylleZ já agora a 75mm ;)
 
Para fotografar durante longos períodos, o grip é acessório essencial nas E-M5.

Por outro lado para fotografar mais pontualmente, é uma maravilha a portabilidade que oferece.
 
Bem, também comprei a 60mm Macro :D

Em pesquisas, no Flickr, também parece ser uma lente promissora para retrato...
@Shadow_ ainda te vais divertir com a lente.

Dá aí uma olhada neste perfil do Flickr - https://www.flickr.com/photos/cnc640219/
Ele usa muito a 60mm para retrato.

CaMAyM3.jpg


EMZ8SMx.jpg


Parece-me bem :D

Cumps
 
@MylleZ obrigado pela partilha mas já conhecia.

Há muita gente a dar bom uso além Macro a esta 60mm. Foi o facto de me parecer versátil que levou a investir.

Acredito que no teu caso servirá para uns belos retratos aos bichos :P

Uma coisa que não comentei contigo quando enviei as fotos foi a rapidez de foco. Fiquei impressionado sendo uma lente Macro.

Edit: Nessa mesma galeria tens a 17mm 1.8 que adoro.
 
Última edição:
Já andei em testes de luz.
Esquecia-me que a G80 me permitia controlar o flash fora da camara :D
Nunca usei este bracket, na D7200, porque era tudo muito pesado. Com a G80 + 60mm de 190gr + o flash pequenino é muito mais fácil...

31714153223_9a0d3ec417_b.jpg


A diferença sem e com difusor.
31714153483_2c118a400f_b.jpg


Perco alguma luz, mas ganho mais detalhe e deixo a luz mais uniforme.
Podia dar mais potência ao flash (e estava dentro de casa, onde é mais escuro do que na mata)...
Vou aprimorar isto antes da época dos bichos :D

Não fazia ideia que a G80 dava para controlar o flash com TTL, fora da câmara...
Muito bom mesmo - vai dar imenso jeito.

Cumps
 
YES!
Encontrei uma mosca da fruta...

32588874565_ac87098ee1_b.jpg


"Mas não está grande coisa" dizem vocês...
Pudera, a mosca tem menos de 1mm e meio :D

32209983540_926ac76bc5_b.jpg


Tendo em conta as condições, acho que já aprimorei a luz e a abertura...
Irei usar a 60mm entre os f/5.6 e f/8 :)

Cumps
 
Aviso para quem tem a GX8 + a 14-140mm de kit.
A lente é boa, para o que se propõe, mas não atina bem com a GX8.

A GX8 é conhecida por ter um shutter muito "forte" e algumas fotos podem sofrer do chamado "shutter shock".
Acontece em certas ocasiões, em determinadas velocidades e mais numas lentes do que noutras.

Hoje saí para fotografar e decidi oferecer a GX8 + 14-140mm à minha mulher (para ela fotografar com mais conforto e qualidade).
Lá fomos todos contentes, chegamos a casa, ela começa a ver as fotos e só diz - "prefiro a outra máquina" (Olympus E-M5).

Eu fui ver as fotos dela, e mais de metade estão assim.

dc25cHY.jpg


(foto mal exposta, não editada, tirada pela minha mulher) - ampliada a 1:1.
Mesmo a 1/250s de exposição, e com o Dual IS (OIS da lente + sensor) o shutter shock foi terrível.

Não meti o shutter electrónico porque ela gosta de ouvir o barulho do disparo (chega-me a fazer bursts de 10 fotos porque não sabe se já foi tirada, quando em modo silencioso/shutter electrónico).

Ando aqui a pesquisar na net e parece que a 14-140mm é das lentes mais afectada pelo shutter shock da GX8.

Eu sou sincero, raramente tive problemas relacionados com isto.
Lembro-me de algumas fotos ligeiramente desfocadas, usando a GX8 com a 75mm 1.8, mas nada como as fotos de hoje.
Também tive alguns casos ligeiros com a 9-18mm, numa longa exposição de 8s (mas a foto seguinte, também com 8s, já estava nítida).

Não sei como funciona, mas é algo a ter em conta.
Usem a GX8 com shutter electrónico sempre que puderem.

Realmente a máquina faz muito barulho a disparar, mas não pensei que fosse afectar as fotos.

Cumps
 
Esse é um problema reconhecido da GX8. Mas segundo parece há GX8 que não sofrem do problema. Os tipos da mirrorlessons acho que chegaram a essa conclusão.

É especialmente notório em lentes zoom.
 
Pelo que tive a pesquisar, é precisamente na 14-140mm, e entre 1/60 e 1/400s, que se nota mais o problema.
Também tive a ver que posso activar uma feature (que veio com o update mais recente) que alterna automaticamente entre e-shutter e m-shutter (precisamente entre 1/60 e 1/400s).

Vou activar isso, e vou continuar a testar.
A G80 tem isso resolvido - o Shutter quase que nem se sente :)

Se vir que continuo a ter este tipo de problema, vendo-a e pronto.

Cumps
 
Back
Topo