Lentes para o sistema MFT

Pessoal, entre estas 3, qual preferem?

Panasonic Leica 25mm f/1.4
Sigma 30mm f/1.4 ART
Olympus 25mm f/1.8

O Miguel prefere a Olympus (é uma das lentes preferidas dele), mas e o resto?

Queria ter uma prime jeitosa, nesse range, e a 25mm 1.7 não me satisfaz a 100%.
Também dizem que a Pana Leica 25mm 1.4 não é grande espingarda, mas que é muito melhor do que a 25mm 1.7.
Tenho visto muita gente a falar muito bem da Sigma 30mm f/1.4 ART. E é baratucha (a mais barata de todas).
É pena ser maior e mais pesadinha, mas tem mais vidro porque é uma lente APS-C (apesar de haver com o mount MFT também).

Estou inclinado para a Sigma.
Também ponderei a Olympus 17mm 1.8, mas penso que é muito curta para mim - gosto de lentes mais no range dos 50, 60mm em equivalência focal.
E a abertura agrada-me.
Depois troco a 42.5mm 1.7 pela Leica 42.5mm 1.2 e fico ali com um conjunto de lentes bem luminosas para indoor e retratos (30mm 1.4 all around, 42.5mm 1.2 para retrato e a 75mm 1.8 para exteriores com espaço) :)

Cumps
 
Não conheço as restantes, mas a Sigma é muito bem falada e bastante sharp, só não tem é OSS, mas e for algo a que não dás grande importância, tendo em conta que as tuas máquinas também já têm estabilização no sensor, acho que é uma boa opção
 
Emanuel entre essas três, é a Leica!!

A 25 1.4 da Leica é muito melhor que a Pana 25 1.7.

A Sigma tem recebido várias correcções. Ainda hoje saiu uma nova para resolver alguns "bugs". Não é má, mas parece-me não estar ao nível das outras.

Eu diria, por ordem de qualidade:

Olympus 25 f1.2
Leica 25 f1.4
Olympus 25 f1.8
Sigma 30 f1.4
Pana 25 f1.7

Sigma é boa para os corpos Sony, onde não tem concorrência.
 
Deixo aqui uma opinião de um utilizador sobre a Pana 25 f1.7. Mas onde fala das outras...

"Pelo preço vale a pena. Já tive oportunidade de fotografar com ela e achei que tinha bastante nitidez, produz tons agradáveis, é silenciosa e rápida a focar (GX8). Tem o mesmo problema da Pana 25mm 1.4: tendência para aberrações cromáticas (púrpuras) em situações de alto contraste. Esta última é a que tem melhor bokeh, focagem rápida, excelente nitidez, especialmente a partir f2.2, e imagens com tonalidades a dar para o vermelho. Apenas o ruído que surge em determinadas situações, que os americanos chamam de rattlesnake, por fazer lembrar o som da cascavel, pode fazer pensar que a objectiva pode estar avariada. Aconteceu-me quando mudei do modo P para A ou M, creio que tinha deixado a abertura em f6.3. Das três 25mm mencionadas, a minha preferida é a Olympus, pelo tamanho, desempenho e nitidez de imagem mais homogénea."

Miguel Pinheiro
 
Nunca ouvi dizer que a pana leica 25 f1.4 não era grande espingarda Myllez. Já ouvi algumas queixas da f1.7, mas desta só li e ouvi coisas boas. Eu tenho uma e adoro, mesmo wide open, muito sharp, comprei a minha usada, em perfeitas condições e foi uma compra excelente. Custou me acho que 399 euros. Nunca usei a olmypus, mas falam muito bem, mas quem já experimentou as duas diz que a pana leica é melhor e nem é muito grande, apesar de ser mais pesada que a olympus 25mm f1.8, mas mesmo assim mais leve e compacta que a 25mm f1.2 da olympus. É a unica lente da panasonic que tenho e deve ser a que uso mais. Também gosto muito os 25mm. Tenho por aí no fórum algumas fotos com ela, Jpeg saídos da máquina sem edição.

Miguel isso do RattleSnake é normal nos corpos olympus com a 25mm f1.4, mas há uma opção qualquer nas máquinas que se desativa para eliminar o problema. Li uma vez no fórum MFT do DPreview, há alguns tópicos sobre o assunto. Vou ver se encontro e posto aqui.

Pelo que vi num post, parece que é preciso ir aos menus e colocar o Flicker Reduction para OFF. Não consigo testar agora, que nao tou com a maquina.
 
Última edição:
Não devia ter dito que não era grande coisa.
Mas vá - dizem que, para uma Leica, não é aquela coisa maravilhosa (como é a 42.5mm 1.2).
Também dizem o mesmo da Pana Leica 15mm.

Eu devo investir primeiro na Leica 42.5mm 1.2 (vendo a GX8 e a 42.5mm 1.7).
Ando com uma tara por essa lente desde que a testei :)

Só depois é que vendo a 25mm 1.7 e pondero a troca por uma Leica 25mm 1.4 ou a Sigma.

Vou vender a GX8 antes que ela desvalorize.
A minha mulher prefere ficar com a E-M5 e eu tenho vindo a gostar mais da G80.

Ainda nestes dias vendi a 45-200mm, que tinha comprado por 60 ou 70€, por 105 :)

Cumps
 
Sim a Leica 42.5 f1.2 é um estrondo mesmo! Tenho a 45mm da olympus e é por isso que nao penso investir nessa, pelo menos para já.

Na tua situação secalhar investia na Leica 42.5 f1.2 e na olympus 25mm f1.8. A grande abertura acaba por dar mais jeito na de 42.5mm na minha opinião.

Eu queria daqui a uns tempos investir numa lente de retrato melhor, nao sei se na olympus 75mm f1.8 ou na leica 42.5 f1.2. Mas sinceramente quando uso a 45mm da olympus ainda me babo.. para já vou ficar quieto :002:.

Em relaçao a tua GX8 acho que fazes bem em vender. Tens agora a G80 que é um bang for the buck excelente. Ok perdes o sensor de 20mpx, mas na GX8 ainda tem filtro AA e nao foi uma implementação nada por aí além. Fica com a G80 e começa a sonhar com a EM1 Mk2, ou entretanto pode ser que a EM5 MK3 surpreenda, desde que tenha o novo sensor 20mpx, modo hi res e melhor C-AF é tudo o que peço.

Se tivesse que comprar una maquina agora era a G80. Mas a minha EM10 mk2 serve perfeitamente para o que faço e sei, tirando C-AF. E o modo Hi res que também gostava de ter. A implementação na EM1 Mk2 foi muito boa e so vai continuar a melhorar
 
Eu também tenho a 42.5mm 1.7, que adoro, mas tenho a panca da Leica :)
Por isso vou vender a GX8 + a 42.5mm 1.7 para comprar a 42.5mm 1.2 :P

A 25mm vejo depois...
Mas já começo a ficar novamente mais inclinado para a Leica 25mm 1.4...

E também já tenho a 75mm 1.8 :)
Isto é uma festa de lentes, basicamente - só me faltava uma das 7-14mm e uma tele das boas.

Cumps
 
É sempre aquela vontade de ter mais e melhor :joker:.

Pena nao morarmos todo perto. Se nao emprestava te a 25mm f1.4 para testares. Para retratos tipo fotografia de rua a corpo inteiro, uso sempre wide open com ND filter

https://flic.kr/p/GMY8rw

Tirada com a Pen Epl5 a f1.4 no Hyde Park JPeg da maquina sem ediçao

Mais outra, espero que consigas ver tambem a f1.4 direto da maquina Jpeg sem ediçao.

Nesta altura ainda andava muito em Jpeg e andava a começar a usar o lightroom
https://www.flickr.com/gp/140716682@N04/f5EJXR
 
Última edição:
Não entendi as "minhas ficas Fuji"...
Eu só não gosto muito da 25mm 1.7.
De resto estou satisfeito com todas.

Apenas quero ter as melhores lentes do mundo.

Cumps
 
Pois, entretanto cheguei a essa conclusão :P

Qual é a diferença entre as minhas lentes e as "ricas Fuji"?
- As minhas estão aqui em casa :D :D
 
Eh eh :D

Mas olha que é bem ao teu estilo.
Devias apoiar-me mais :)

H-NS043E-Product_Main.jpeg


Olha ali o anel de abertura e tal...
Vou ser purista :P
 
Claro que tem...
A 56mm 1.2, que vem a caminho, é tipo a prima que é parecida :D

telephoto_battle1.jpg


Até acabam por ser lentes muito parecidas.
O que ele não tem é a maravilha da 75mm 1.8 (que seria uma 100mm na Fuji) :D

Essa Fuji 56mm 1.2, por acaso, é qualquer coisa (pelo que vejo em reviews) - era uma lente obrigatória também :)
27, 35 e 56 - faltava a tal 100mm, mas pronto...

Cumps

EDIT: mas para dar uma de purista - a Leica tem aquele "look" característico à la Leica :D
(por acaso é algo que referem na maior parte das reviews - estou para ver)...
 
Por acaso é muito parecida.

É uma distância focal que não me faz falta nenhuma e sou sincero, por muito que goste de primes, acho que ter uma prime nessa range se torna algo inútil, a não ser claro que gostes mesmo dessa distância focal.

Isto falando do meu gosto pessoal, como sabes prefiro distâncias focais mais baixas e a meu ver uma objectiva fixa tão longa torna-se pouco útil.

Eu estou a gozar mas ao olhos de um leigo como eu sou, no que diz respeito a MFT e olhando às vossas conversas, parece-me tudo muito confuso.
 
Back
Topo