Lentes para o sistema MFT

Sim, mas para retrato, e com espaço, é um must...
Eu também a acho um bocadinho longa, especialmente se estiver dentro de casa (mas mesmo para retratos fechados é muito boa), mas quando tenho espaço, é qualquer coisa.

E tenho andado a ver fotos antigas que não estão a 100%, por causa do shutter shock da GX8 (agora que descobri isso ando à procura dele em todas as fotos que fiz com a GX8).
Estou mortinho que venha um tempo melhor, para levar os miúdos (os meus primos modelitos) à montanha, e testar a fundo a 75mm 1.8 na G80...

A 42.5mm 1.2 é mais "standard" - e com esta abertura é essencial para fotógrafos de eventos (casamentos e tal).
Adorava refazer a comunhão que fiz há uns meses, mas com este equipamento - só mesmo para ver como se safavam estas lentes tão luminosas e definidas (assentes num sensor estabilizado - a Pana Leica até tem o Dual-IS)...

Outra lente que me está a agradar, mesmo muito, é a Olympus 60mm Macro.
Nunca vi - consigo usar o AF, a 1:1, em moscas de 1mm (literalmente 1mm) :D

Mosca com pouco mais de 1mm (esses olhos devem ter 0.2mm) :P
32500833552_fbb17b293e_b.jpg


Gota de café
32500832542_69534fd4bc_b.jpg


Ponta de uma esferográfica
31810984924_c3cf423479_b.jpg


Casulo de borboleta branca
31831557663_9bd9c59150_b.jpg


A borboleta, ali dentro, a formar-se
32521180751_31240d39c0_b.jpg


Tudo com a 60mm, tudo com AF, tudo tiros únicos (ou quase - mas tenho 90% das fotos focadas onde queria).
Que cheguem os bichos maiorzinhos para eu ir brincar para a rua...

Cumps
 
Essa 60mm macro está muito boa. Neste momento so tens a G80 e a Em5?

Tou a perguntar porque nao sei se estas ja têm focus stacking. Nao estou muito por dentro dos corpos da panasonic. É uma feature que nas camaras olympus está muito bem executada. Macro em MFT quase que me arrisco a dizer que está num patamar acima dos outros sistemas.
 
Sim.
A G80 tem focus stack, mas a E-M5 (primeira versão) não tem.

Mas eu, se fizer stack, prefiro fazer manualmente, porque preciso dos RAWs e de toda a resolução possível ;)

Mas sim, estou a gostar disto para macro.

Cumps
 
Nas olympus ha uma opção em que ela faz logo o stacking na máquina, mas sai Jpeg apenas se nao tou em erro, mas também tem a opção de guardar os ficheiros todos sem "stackar". Estás a falar que a máquina tira várias fotos sozinha, mas em vez de fazer o stack, guarda-te os RAWs e tu em post é que juntas tudo?
 
O próximo passo é o stack em 6k (18Mpx - na GH5) - para já só em 4k (8Mpx).
Quando der para fazer stack em RAW, acho que é obrigatório para "macrógrafos" :D
 
Boa escolha :)

Que venha a comparação para nos (me) deixar a pensar :P

Embora eu ache que para mim já é "lente a mais".... mas é uma boa distância para retrato e é o que mais faço.
 
Nunca é lente a mais :)

Eu já estava mais do que satisfeito com a 42.5mm 1.7.
Esta vai dar mais uns stops de luz e um dof mais pequenito.

Também dizem que tem um look muito característico, como as leica, mas isso depois vejo :p

Cumps
 
Depois penso na 25mm 1.4 e, por último, na Leica 12mm 1.4 summilux :p

Mas esta última ainda tenho que pensar bem :p
Com esse dinheiro compro a 7-14 2.8.
Sei que não tem nada a ver, mas se por um lado gostava de uma 12mm 1.4 para interiores (principalmente pela abertura) e paisagem, por outro a 7-14mm 2.8 também daria para interiores e seria melhor para paisagem.

A 25mm 1.4 deverá ser para breve (para substituir a 25 1.7), mas o resto não vejo assim tão perto.

Mas depois vê-se :)
Para já, venha a 42.5mm 1.2 :D
 
Nunca é lente a mais :)

Eu já estava mais do que satisfeito com a 42.5mm 1.7.
Esta vai dar mais uns stops de luz e um dof mais pequenito.

Também dizem que tem um look muito característico, como as leica, mas isso depois vejo :p

Cumps
Sobre o Look, ficava melhor com a GX8...
O importante é as comparações com outras lentes, que vais expor aqui...
 
Mas eu não falo de "look" físico...
Falo do "look característico" (ou assim o dizem) que a lente imprime na imagem final :)

A lente é bonita, mas não a comprei por isso :D
 
Agora só no próximo fim de semana :)
Pelo menos as imagens mais sérias :P
Ainda não recebi a lente e aventurei-me num trabalho novo, que me anda a ocupar muitas horas do dia (antes trabalhava das 6h ao meio dia e meio e agora trabalho das 6h às 15h e depois das 18 às 20h) :D
Só mesmo entre as 15 e as 18 ou no final de semana.

Durante a semana deverei fazer os testes habituais, dentro de casa, mas na rua vê-se melhor :)
Hoje andei a testar o filtro novo (hoya ND 1000) e a Olympus 60mm macro, mais a fundo.
A 60mm está a deixar-me de queixo caído...

Cumps
 
Faz-me confusão é a Olympus não fornecer os "pára-sóis" para a maior parte das lentes (só em alguns casos, como na 12-40mm 2.8).
Já tens aí uma bela família...

Só falta substituir a 40-150 pela 40-150mm 2.8, arranjar um grip para a E-M5 MK II e tá aí um conjunto top :D

Cumps

Tive de dar o braço a torcer e mandei vir um Grip para a EM 5 II.

Usar a máquina durante muito tempo com a 12-40 2.8 é bastante desconfortável.

Quando chegar (vai demorar porque vem da China) coloco fotos.

Sei que não é uma lente mas acaba por estar relacionado pois compro para usar com lentes mais pesadas.
 
Back
Topo