Lentes para o sistema MFT

Tenho a mesma opinião tendo em conta as specs e reviews que vi.

No meu caso é raro usar a 12-40 acima de f4 pois ela anda sempre na rua e quando preciso de DOF é geralmente em retrato. Para retrato tenho as primes luminosas.

Vou estar atento a esta lente até porque é muito recente e ainda não há nos usados onde costumo comprar.
 
Eu também uso cada vez menos a minha 12-35mm 2.8
Curioso que em DSLR não largava as zooms.

Agora deixo constantemente a 12-35 em casa e saio com a 25 (agora vou começar a sair com a panqueca 20mm) + 42.5mm 1.2 ou 60mm macro ou 75mm 1.8 (dependendo da ocasião).
Numa mala pequena levo, à vontadinha, um corpo com a 20mm 1.7 + 42.5mm 1.2 (lente gorducha) + 60 macro ou 75mm 1.8 (se for com ideia nos bichos tenho que levar também flash, senão deixo a 60mm em casa e levo a 75mm).

Tive para comprar uma pancake mais wide, mas depois lembrei-me que entre os 14mm (que era a que ia buscar) e os 42.5mm vai muita distância...
Os 20mm parecem-me estar ali no ponto...
Mesmo para paisagem (faço uns panoramas :D).

Entretanto, e falando sobre a nova menina (20mm).

33218878636_275e4130ca_b.jpg


33260345515_5d1782e2cf_b.jpg


É muito bonitinha e mesmo muito compacta.
A versão II é toda preta e casa muito bem com a E-M5 e G80.

Vai ser uma lente "standard", para andar colada no corpo da E-M5 ou G80 e dá para um pouco de tudo.
É uma distância focal que "simula" o nosso ângulo de visão...
Com as 3 lentes que disse acima (20 + 42.5 + 75) ando descansado em quase todas as ocasiões...

Um retrato com a 20mm
32877550830_584981cc87_b.jpg


Cumps
 
A 12-40 só não foi já por causa da Maria.

São 600€ de lente parados.

A 12-100 assentava bem como lente de viagem mas acho que são muitos €€€€ empatados para terem pouca utilização.

Ainda volto a comprar uma 25mm (a leica 1.4 ou a Oly 1.8) e digo á Maria que o zoom avariou. :P
 
É uma maquina toda bonita, e o grip assenta-lhe mesmo bem.
Mas, mesmo assim, a G80 é mais ergonómica e com melhores controlos.
A E-M5 é super robusta e condensada.

Em termos de qualidade, apesar de mais antiga, a E-M5 não desilude nas imagens que produz.
Só noto que em termos de recuperações (altas luzes e especialmente sombras, a G80 dá 20 a zero à E-M5).

Cumps
 
@MylleZ também chegou o meu Grip mas versão chinesa ranhosa... Não tem nada que ver com esse mas sempre dá outra pega com lentes pesadas.

Assim que puder coloco fotos.
 
Eu comprei este, usado, na "minha loja" por 50€ :p (o grip completo, com as duas partes).
Eles novos são muito caros mesmo.
Mas os oficiais (nunca testei os chinocas) são de uma qualidade extrema.

Cumps
 
Olá a todos,

Tenho uma Lumix G80.

Actualmente tenho Panasonic 15mm1.7, Olympus Macro 60mm e Panasonic 14-140mm 3.5-5.6 (a que vem com o kit).

Não sei se goste ou não da 14-140mm, porque em relação à qualidade não se compara com as outras 2 lentes que tenho.

E gostava de saber a vossa opinião, sobre o que fazer. Eu estava com a ideia de vender a 14-140mm e comprar a Pana 12-35mm ou Olympus 12-40mm e depois comprar a Panasonic 35-100mm (por exemplo).

Eu gosto de fotografar um pouco de tudo, paisagem, retrato, interiores, etc. Estou ainda em fase de aprendizagem e quero experimentar tudo. :D

Obrigado a todos.
 
E do que sentes falta? o que não consegues fazer com a 14-140 ?

Um pouco lenta e em ambientes mais escuros, as fotos não saem como desejaria (com composição consegue-se algo).

Acho que tb não aproveito tanto os >= 100mm da lente e poderia pensar em vender esta e comprar uma zoom (das que falei em cima).
 
lenta a focar? em condições de pouca luz vai ser sempre assim, é normal...

em ambientes escuros podes sempre subir o ISO 1 stop e compensar assim a falta de abertura de uma f/2.8, alem de que tens estabilização no corpo e na lente que tb ajuda... agora sem duvida que qq uma das outras duas lentes devem ter melhor IQ :)
 
lenta a focar? em condições de pouca luz vai ser sempre assim, é normal...

em ambientes escuros podes sempre subir o ISO 1 stop e compensar assim a falta de abertura de uma f/2.8, alem de que tens estabilização no corpo e na lente que tb ajuda... agora sem duvida que qq uma das outras duas lentes devem ter melhor IQ :)

É que basta estar um pouco nublado, que já noto a diferença na fotografia. Habituei-me mal à 15mm. :)

Será melhor para mim, que não uso tanto os 100mm para cima, comprar uma 12-40mm ou 12-35mm f/2.8 ?

Ou melhor esperar até saber o que realmente necessito e logo tomo uma decisão não por impulso e mais por necessidade?
 
Tb tens a 12-60 2.8 4 da leica. Eu pensava melhor antes de avançar, será que por exemplo não ficas melhor servido com outra prime ou uma ultra grande angular? Depende muito do tipo de fotografia de cada um, mas estar a trocar sem uma razão forte não me parece a melhor opção...
 
Tb tens a 12-60 2.8 4 da leica. Eu pensava melhor antes de avançar, será que por exemplo não ficas melhor servido com outra prime ou uma ultra grande angular? Depende muito do tipo de fotografia de cada um, mas estar a trocar sem uma razão forte não me parece a melhor opção...

Acho que vou fazer exactamente o que dizes. Melhor esperar e ter uma boa razão para mudar.

Não sinto que estou mal servido, mas melhor tomar uma decisão forte do que me arrepender mais tarde. :)

Obrigado @Warlord
 
Malta,

Por "necessidade" vou ter de comprar uma 25mm.

"Vou ter" de fotografar um casamento e um baptizado a um casal amigo e familiar pois eles não têm como pagar a um profissional.

Já aqui disse anteriormente que nunca fui fã dos 50mm em FF mas nestes eventos, não querendo estar a trocar de lentes, preciso de uma prime luminosa. Tenho a Oly 17 e a 45 1.8 mas ou é longa ou curta.

Estou indeciso entre a Pana Leica 1.4 ou a Oly 1.8. A Oly 1.2 é muito cara e como penso vender depois não encontro justificação para o investimento pois teria de comprar nova e vender.

A Leica arranjo por +/- 325€ e a Oly por 270€ +/-. Justifica a diferença de valores para quem já experimentou? Não vou usar flash na igreja(são ambos na mesma) porque não deixam.....
 
Depois de ler muitas reviews e ver vídeos o preço a que consegui uma Leica 25mm decidiu tudo.

Quando a tiver ponho umas fotos.

Entretanto devo sacrificar uma das actuais lentes pois não sou nenhum profissional nem pretendo ser para ter tantos €€€€ empatados.
 
Farias com qualquer uma delas uma excelente opção!

Qual vais dispensar agora?

Já agora quem quiser experimentar a nova Olympus OM-D E-M1 Mark II, dê um salto a Santa Maria da Feira. A Olympus está na Expofoto.

Assim como ontem, às 16h30 há um workshop prático para demonstração da nova máquina. Com Hélder Couto.

Ontem também dei uma perninha no workshop ao lado do mestre!
 
Farias com qualquer uma delas uma excelente opção!

Qual vais dispensar agora?

Já agora quem quiser experimentar a nova Olympus OM-D E-M1 Mark II, dê um salto a Santa Maria da Feira. A Olympus está na Expofoto.

Assim como ontem, às 16h30 há um workshop prático para demonstração da nova máquina. Com Hélder Couto.

Ontem também dei uma perninha no workshop ao lado do mestre!

@Fatalit1-4 estou completamente de acordo que qualquer uma seria uma excelente opção! Basicamente estava á espera que alguém decidisse por mim pois não sabia qual escolher. Os 1.4 e o preço desta decidiram tudo.

A que vou dispensar ainda não sei! Vou experimentar esta 25mm(vou ter de treinar com ela para não falhar nas cerimónias) e depois decidir o que vendo.
A meu ver não faz sentido ter 17mm 1.8 + 25mm 1.4 + 45mm 1.8 + 60mm 2.8 e a 12-40 Pro. Se não fosse "obrigado" a ter uma Zoom sei bem qual ia. Reconheço no entanto que uma zoom em férias é bastante útil.
 
Acho que não deves te ver livre de nenhuma delas!

Tens um set muito completo!

É sem dúvida um Set muito completo e equilibrado faltando apenas a 40-150 2.8 Pro. Contudo não consigo justificar tantas lentes e infelizmente a falta de tempo para me gozar de todas convenientemente.

@MylleZ a tua evolução em Macro é sem dúvida muito boa! Gosto muito dos teus trabalhos e o dominio da técnica/material é cada vez melhor.
 
Back
Topo